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“Um projetinho para a gente conviver mais um bocadinho, estamos aqui muito sós”: A música comunitária na solidão de pessoas adultas mais velhas institucionalizadas

Título
“Um projetinho para a gente conviver mais um bocadinho, estamos aqui muito sós”: A música comunitária na solidão de pessoas adultas mais velhas institucionalizadas
Tipo
Tese
Ano
2024-06-27
Autores
Carolina Aguilar Gomes
(Autor)
FPCEUP
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Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
Outras Informações
Resumo (PT): O envelhecimento populacional crescente devido ao aumento da expectativa de vida e à diminuição da natalidade carrega consigo muitos desafios. Um deles é o sentimento de solidão, muito frequente nas pessoas adultas mais velhas, mostrando-se importante combatê-lo para a promoção do bem-estar social e da qualidade de vida. Nessa investigação, que se enquadra no âmbito do Projeto “Cante pela sua Saúde”, buscou-se perceber de que forma o sentimento de solidão pode ser influenciado pela música comunitária. O projeto, que conta com 216 pessoas adultas mais velhas institucionalizadas, promoveu aulas de canto duas vezes por semana, e teve duração de seis meses. A partir de observações etnográficas dos ensaios, entrevistas semiestruturadas e entrevistas coletivas com os/as participantes, técnicos/as das instituições e familiares, além de inquéritos por questionário aos/às participantes, analisaram-se as alterações na autoperceção do sentimento de solidã nas pessoas adultas mais velhas institucionalizadas, bem como as alterações identificadas pelos/as seus familiares e técnicos/as das instituições. Apesar de, quantitativamente, não terem sido detectadas mudanças significativas níveis de solidão dos/as participantes, possivelmente devido a fatores como níveis iniciais baixos de solidão, tamanho reduzido da amostra e a simplicidade da escala utilizada, a análise qualitativa revelou que o envolvimento no projeto teve uma influência positiva ao nível psicológico, educativo e social dos/as participantes. O projeto, ao reconhecer as necessidades das pessoas e promover uma abordagem colaborativa, estimulou a autonomia e a participação ativa, a aprendizagem, a socialização e a integração. Destaca-se o desenvolvimento de confiança, empatia, apoio mútuo e convívio entre os/as participantes, evidenciando o impacto positivo do projeto, mesmo que de uma forma indireta, na mitigação do sentimento de solidão.
Abstract (EN): The increasing number of elderly people due to rising life expectancy and decreasing natality brings with it many challenges. One of them is the feeling of loneliness, which is very common among older adults, and it is important to tackle it to promote social wellbeing and quality of life. This research, which is part of the ‘Sing for Your Health’ project, aimed to understand how the feeling of loneliness can be influenced by community music. The project, which has 216 institutionalised older adults, held singing classes twice a week for six months. Based on ethnographic observations of rehearsals, semi-structured interviews with participants, institutional staff, and family members, as well as collective interviews and questionnaire surveys of participants, the changes in the self-perception of the feeling of loneliness in institutionalised older adults were analysed, as well as the changes identified by their family members and institutional staff. Although quantitatively, no significant changes in participants’ levels of loneliness were detected, possibly due to factors such as low initial levels of loneliness, the small sample size and the simplicity of the scale used, the qualitative analysis revealed that involvement in the project had a positive influence on participants’ psychological, educational, and social levels. The project encouraged autonomy and active participation, learning, socialisation and integration by recognising people's needs and promoting a collaborative approach. The development of trust, empathy, mutual support and conviviality among the participants stands out, highlighting the project's positive impact, even if indirectly, in mitigating feelings of loneliness.
Idioma: Português
Documentos
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