Resumo (PT):
O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Estágio Profissional
integrado no plano de estudos do segundo ano do 2º Ciclo em Ensino da Educação
Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Desporto da
Universidade do Porto no ano letivo de 2016/2017. O Estágio Profissional
representa o final da formação académica, apresenta-se como um período decisivo
e de articulação dos saberes, onde o estudante estagiário coloca em prática todos
os conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação. A escola onde decorreu o
estágio profissional situava-se na região de Valongo, abrangendo maioritariamente
alunos do Ensino Secundário. O núcleo de estágio era constituído por três
estudantes estagiários, orientados por um professor cooperante e um professor
orientador da Faculdade, que ajudaram em todo o processo. Este relatório está
organizado em seis capítulos: O primeiro, “introdução”, faz uma breve caraterização
acerca do Estágio Profissional; O segundo, “Enquadramento Pessoal”, partilha as
minhas vivências e expetativas para este processo de formação. O terceiro,
“Enquadramento Institucional”, retrata todo o estágio, o meio onde este foi realizado
e apresenta o Núcleo de Estágio e a Turma. O quarto, “Enquadramento
Operacional”, está dividido em três áreas. A Área 1 – Organização e Gestão do
Ensino e da Aprendizagem, reflete acerca da conceção, do planeamento, da
realização e da avaliação do ensino. A Área 2 – Participação na Escola e Relações
com a Comunidade, retrata as atividades ocorridas durante o ano de estágio. A Área
3 – Desenvolvimento Profissional, é relativo ao processo de investigação ação
desenvolvido acerca de um aluno portador de Paralisia Cerebral na forma de
Hemiparésia Direita. O quinto capítulo, apresenta uma breve reflexão de todo o
decurso do Estágio Profissional e, por fim, o sexto capítulo contempla as
Referências Bibliográficas utilizadas.
Abstract (EN):
This report was developed within the Professional Internship, which is a second year
course of the study programme of the 2nd Cycle in Teaching of Physical Education
in Primary and Secondary held in Faculty of Sports of the University of Porto in
2016/2017. The supervised teaching represents the end of the academic formation,
presents itself as a decisive period and articulation of the knowledge, where the
trainee student puts into practice all the knowledge acquired during his training. The
school where the professional internship took place was in the Valongo region,
mainly comprising students from the Secondary School. The internship center
consisted of three trainee students, guided by a cooperating teacher and a Faculty
advisor, who helped throughout the process. This report is organized into six
chapters: The first, "introduction", gives a brief description about the Professional
Internship; The second, "Personal Framing", shares my experiences and
expectations for this training process. The third, "Institutional Framework", depicts
the whole stage, the medium where it was carried out and presents the Stage and
Class Center. The fourth, "Operational Framework", is divided into three areas. Area
1 - Organization and Management of Teaching and Learning, reflects on the
conception, planning, realization and evaluation of teaching. Area 2 - Participation in
School and Community Relations, depicts the activities that occurred during the
internship year. Area 3 - Professional Development, is related to the research
process developed about a student with Cerebral Palsy in the form of Right
Hemiparesis. The fifth chapter presents a brief reflection of the whole course of the
Professional Stage, and finally, the sixth chapter contemplates the Bibliographical
References used.
Idioma:
Português