Resumo (PT):
No contexto atual, a Participação Digital, processo caracterizado pela
criação, desenvolvimento e disseminação de ideias por pessoas através de
ferramentas digitais, assume um papel cada vez mais significativo nas
estratégias de comunicação utilizadas por Instituições de Ensino Superior
(IES) a nível nacional e internacional.
O Comissariado Cultural, foi criado em 2002, com o objetivo principal de
promover a participação e fruição artística da comunidade da Faculdade de
Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), através de uma programação
regular. O leque de atividades culturais disponíveis, vai desde a música às artes
performativas, passando por debates sobre arte e sociedade, exposições e
ciclos de cinema. A necessidade de efetuar um diagnóstico eficaz de modo a
atualizar, com frequência, as estratégias de comunicação digital é o objetivo
deste projeto, tendo em conta que, a divulgação de atividades culturais tem
que ser adaptada ao público que se pretende atingir.
A validade da presente investigação, é comprovada através de resultados
obtidos em sessões de Focus Group e inquéritos por questionário online, com o
intuito de dinamizar um conjunto de canais de comunicação digital adaptados
ao perfil dos elementos da comunidade envolvente.
Assente numa revisão bibliográfica, que tem como foco principal o
Marketing Estratégico, mais especificamente no que concerne a IES, este
trabalho sugere uma estratégia de comunicação digital que vai de encontro aos
objetivos delineados.
Abstract (EN):
In the current context, Digital Participation, a process characterised by
the creation, development and dissemination of ideas by people through
digital tools, assumes an increasingly significant role in the communication
strategies used by Higher Education Institutions (HEIs) at national and
international level.
The Cultural Commissariat was created in 2002, with the main objective
of organising regular cultural programmes which promote participation and
artistic appreciation for those connected to the Faculty of Engineering of the
University of Porto (FEUP). Curated cultural activities range from music to
performing arts, through debates on art and society, to exhibitions and film
screenings. The need to make an effective diagnosis, with the intention of
frequently updating the strategies of digital communication, is the objective
of this project, attending that the dissemination of cultural activities must be
adapted to the target audience.
The validity of the present research is verified through results obtained in
Focus Group sessions and online questionnaires. The purpose is to energise a
set of digital communication channels adapted to aspects of the surrounding
community.
Based on a bibliographical review, which focuses on Strategic Marketing,
more specifically on HEIs, this work suggests a digital communication
strategy that meets the objectives outlined.
Idioma:
Português
Nº de páginas:
135
Tipo de Licença: