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A Participação Digital em Atividades Culturais - Caso de Estudo: Comissariado Cultural da FEUP

Título
A Participação Digital em Atividades Culturais - Caso de Estudo: Comissariado Cultural da FEUP
Tipo
Tese
Ano
2017-07-12
Autores
Raquel Pinto de Magalhães Correia
(Autor)
FEUP
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Classificação Científica
FOS: Ciências da engenharia e tecnologias > Outras ciências da engenharia e tecnologias
Outras Informações
Resumo (PT): No contexto atual, a Participação Digital, processo caracterizado pela criação, desenvolvimento e disseminação de ideias por pessoas através de ferramentas digitais, assume um papel cada vez mais significativo nas estratégias de comunicação utilizadas por Instituições de Ensino Superior (IES) a nível nacional e internacional. O Comissariado Cultural, foi criado em 2002, com o objetivo principal de promover a participação e fruição artística da comunidade da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), através de uma programação regular. O leque de atividades culturais disponíveis, vai desde a música às artes performativas, passando por debates sobre arte e sociedade, exposições e ciclos de cinema. A necessidade de efetuar um diagnóstico eficaz de modo a atualizar, com frequência, as estratégias de comunicação digital é o objetivo deste projeto, tendo em conta que, a divulgação de atividades culturais tem que ser adaptada ao público que se pretende atingir. A validade da presente investigação, é comprovada através de resultados obtidos em sessões de Focus Group e inquéritos por questionário online, com o intuito de dinamizar um conjunto de canais de comunicação digital adaptados ao perfil dos elementos da comunidade envolvente. Assente numa revisão bibliográfica, que tem como foco principal o Marketing Estratégico, mais especificamente no que concerne a IES, este trabalho sugere uma estratégia de comunicação digital que vai de encontro aos objetivos delineados.
Abstract (EN): In the current context, Digital Participation, a process characterised by the creation, development and dissemination of ideas by people through digital tools, assumes an increasingly significant role in the communication strategies used by Higher Education Institutions (HEIs) at national and international level. The Cultural Commissariat was created in 2002, with the main objective of organising regular cultural programmes which promote participation and artistic appreciation for those connected to the Faculty of Engineering of the University of Porto (FEUP). Curated cultural activities range from music to performing arts, through debates on art and society, to exhibitions and film screenings. The need to make an effective diagnosis, with the intention of frequently updating the strategies of digital communication, is the objective of this project, attending that the dissemination of cultural activities must be adapted to the target audience. The validity of the present research is verified through results obtained in Focus Group sessions and online questionnaires. The purpose is to energise a set of digital communication channels adapted to aspects of the surrounding community. Based on a bibliographical review, which focuses on Strategic Marketing, more specifically on HEIs, this work suggests a digital communication strategy that meets the objectives outlined.
Idioma: Português
Nº de páginas: 135
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
RaquelCorreia_up201502769 A Participação Digital em Atividades Culturais - Caso de Estudo: Comissariado Cultural da FEUP 7779.44 KB
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