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A Universidade do Porto e a formação inicial de professores = Initial teacher training in University of Porto

Título
A Universidade do Porto e a formação inicial de professores = Initial teacher training in University of Porto
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2016
Autores
Martins, Maria Felisbela
(Autor)
FLUP
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Indexação
Latindex
Classificação Científica
CORDIS: Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
Outras Informações
Resumo: Os cursos de formação inicial de professores depararam-se com um conjunto de resistências várias por parte das universidades clássicas, que dificultaram a sua implementação. Neste artigo analisa-se o caso da Universidade do Porto, sustentando-se que, pese embora a existência de unidades orgânicas onde essa formação foi integrada como desígnio institucional, a dificuldade de afirmação da área da formação inicial de professores configura uma situação que designamos por tolerância excludente. Por fim, identificam-se várias áreas de maior fragilidade que objetivamente dificultam a emergência de projetos de formação inicial de professores de qualidade, algumas dos quais patentes igualmente noutras instituições que também formam professores.
Abstract: Initial teacher training programmes are faced with resistance at several levels from classical universities which hinders their effective implementation. This paper intends to analyse the case of the University of Porto. We contend that, although some faculties have included initial teacher training as an institutional purpose, the obstacles to its affirmation create a situation we can call exclusionary tolerance. Finally, several of its more vulnerable areas are identified that objectively hinder the development of higher quality teacher training projects, some of which can also be found in other institutions that train future teachers.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
paulo_jorge_santos_rpie_16_2016 120.21 KB
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