Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
Formação regular da Biblioteca |fevereiro a maio
Você está em: Início > Publicações > Visualização > De Par em Par
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

De Par em Par

Título
De Par em Par
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2014-04
Ata de Conferência Internacional
Páginas: 1-5
7º Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia de Moçambique
Inhambane. Moçambique, 14 a 18 de Abril de 2014
Classificação Científica
CORDIS: Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
Outras Informações
Resumo: O ensino da Engenharia tem vindo gradualmente a evoluir da exclusiva e sempre necessária qualificação técnica para uma qualificação mais abrangente e mais atenta à diversidade dos estudantes. Para fazer face a esse desígnio não só se reorganizaram os currículos da formação dos engenheiros de forma a privilegiar as chamadas soft skills como tem vindo a ser dada atenção à formação pedagógica dos professores. A questão que pode colocar-se é a de saber qual é a melhor forma de desenvolver essa formação dos professores, quando se sabe que uma parte significativa dos docentes do ensino superior são cooptados pela sua competência científica e investigativa. O projeto ¿De Par em Par¿ que aqui se apresenta iniciou-se na FEUP e na FPCEUP há 4 anos, para promover a observação de pares como uma estratégia , por excelência, dessa formação. O projeto trata de ¿abrir a sala de aula¿ a outros docentes, pares de profissão, ainda que de áreas científicas completamente díspares. Subjacente à iniciativa está a convicção que, para além das áreas científicas, há um núcleo de comunidade que resulta do facto de se trabalhar num mesmo nível de ensino ¿ o superior, e de uma mesma tarefa ¿ a de promover as aprendizagens dos estudantes. Tal convicção sustenta a ideia que diferentes olhares, mesmo oriundos de outras áreas do saber (e até talvez por isso), podem ser uma componente essencial do desenvolvimento profissional dos professores, nomeadamente da sua componente pedagógica [Mouraz et al, 2011]. Para atingir os objetivos referidos será organizado um esquema de observação de pares inter institucional destinado aos docentes interessados e pensado como instrumento de melhoria do seu desempenho. O processo formativo decorre da reflexão sobre as observações, complementado por sessões de formação, resultantes das evidências que os registos devolverem. Serão desenvolvidas ações de disseminação e estabelecidas redes com outras Universidades do espaço lusófono, a quem a iniciativa interesse. O projeto conclui com um seminário internacional para apresentação de resultados e partilha de experiências.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Pedagógica
Nº de páginas: 5
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
112.C-CLME_2014 28.33 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Multidisciplinary Peer Observation as a strategy to promote curriculum development awareness among lecturers in Higher Education (2014)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
José Martins Ferreira; Ana Mouraz; João Pedro Pêgo; Amélia Lopes; José Fernando Oliveira; Isabel Ferreira

Das mesmas áreas científicas

U.Porto no QS World University Rankings by Subject 2015 (2015)
Relatório Técnico
José Manuel Martins Ferreira; Paula Pechincha
U.Porto Human Resources 2008 (2008)
Relatório Técnico
José António Sarsfield Cabral; Paula Pechincha
U.Porto Human Resources 2007 (2008)
Relatório Técnico
José António Sarsfield Cabral; Paula Pechincha
Universidade do Porto no Webometrics - Ranking Web of Universities January 2015 (2015)
Relatório Técnico
José Manuel Martins Ferreira; Paula Pechincha
Universidade do Porto no U.S. News 2015 Best Global Universities rankings (2014)
Relatório Técnico
José Manuel Martins Ferreira; Paula Pechincha

Ver todas (230)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-04-20 às 00:08:59 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais