Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Projetos > Projeto/Contrato PS:2020-1-ES01-KA203-082842

Projeto/Contrato PS:2020-1-ES01-KA203-082842

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Projeto EncerradoEncerrado
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 77706
 
Referência: 2020-1-ES01-KA203-082842
Nome Curto: COMPLEX TRAJECTORIES
Título: Promoting students’ successful trajectories in Higher Education Institutions (face-to-face and online)
Financiamento Competitivo:
Envolve empresas?: Não
Nº de Instituições Participantes: 2
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Internacional
 
Tipo de Ação: Educação/Ensino
Financiamento
Programa: - ERASMUS+
Sub-Programa: Strategic Partnerships
Instituição Financiadora: COMISSÃO EUROPEIA
Âmbito Geográfico Financeiro: Internacional
Data de Contrato de Financiamento: 2020-12-21
Calendarização
Data de Início Efetivo: 2020-09-01
Data de Conclusão Prevista: 2023-07-31
Data de Conclusão Efetiva: 2023-07-31
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 235.584,00 EUR
Detalhes
Resumo: Relatively little attention has been given to the progression of students through their studies. When it has been done, we see that it focuses on a unique HEI and adopts a perspective of efficiency, which ends up proposing retention policies. We intend to broaden the scope in various ways.
Firstly, if the angle of vision of the trajectory followed by a student, rather than that of the particular HEIs, was that of the system, then the definition of "success" would probably be given by the completion of a university degree at the end of its trajectory, regardless of whether this has been more or less complex. From a systemic point of view, it makes sense that even a complex trajectory can be a path to success.
Second, most HEIs that have data on their students' progress develop the relevant indicators to pass the assessment processes of their degree programs. The perspective behind such indicators is usually one of efficiency, but rarely one of equity. However, one of the most widely accepted missions of the university is to promote equity and social cohesion. In fact, since the Prague communiqué in 2001, the social dimension of higher education has been one of the elements that have been insistently pointed out as being fundamental for the construction and consolidation of the European Higher Education Area (EHEA). It is therefore essential to pay attention to the particular trajectories of disadvantaged groups and to compare their trajectories in different contexts.
Finally, with a wider definition of what can be considered a success, and the stress on equity perspective, policies of retention must also be widened. The monitoring of student trajectories should provide information on the socio-demographic and academic characteristics of the student and information at the system level, in order to capture transfers between degree programs and universities. At the HEI level, this broader perspective should lead to the implementation of policies that assist studen Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências da engenharia e tecnologias

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

Mais informações Não existem Áreas Científicas associadas ao Projeto.

Palavras Chave

Mais informações Não existem Palavras Chave associados ao Projeto.
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Artigo em Revista Científica Internacional
João Pedro Pêgo (Autor) (FEUP); Vera L. Miguéis (Autor) (FEUP); Alfredo Soeiro (Autor) (FEUP)
2024
Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
Alfredo Soeiro (Autor) (FEUP); Vera L. Miguéis (Autor) (FEUP); Helena Troiano (Autor) (Outra); Josep Duart (Autor) (Outra)
2021
Outras Publicações
Alfredo Soeiro (Autor) (FEUP)
2023
Outras Publicações
Alfredo Soeiro (Autor) (FEUP); João Paz (Autor) (Outra); Maria do Carmo Teixeira Pinto (Autor) (Outra); Alícia Villar Aguiles (Autor) (Outra); António Moreira Teixeira (Autor) (Outra)
2023
Poster em Conferência Internacional
Alfredo Soeiro (Autor) (FEUP); Vera L. Miguéis (Autor) (FEUP); Josep Duart (Autor) (Outra); Antonio Teixeira (Autor) (Outra); Helena Troiano (Autor) (Outra); Chris Edwards (Autor) (Outra); Janine Jongbloed (Autor) (Outra); Alicia Villar (Autor) (Outra)
2023
Poster em Conferência Internacional
Alfredo Soeiro (Autor) (FEUP); Vera L. Miguéis (Autor) (FEUP); João Pedro Pêgo (Autor) (FEUP)
2023
Relatório Técnico
Alfredo Soeiro (Autor) (FEUP)
2023
Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Fundació per a la Universitat Oberta de Catalunya Espanha Fundação Proponente
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto FEUP Portugal Universidade Parceiro Vera Miguéis Silva 3436 vmlo@fe.up.pt
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 22.472,00 EUR
Valor Financiado Aprovado: 22.472,00 EUR
Valor co-financiado Aprovado: -
Taxa de Financiamento: 100 %
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FEUP Alfredo Augusto Vieira Soeiro AVS Investigador 2020-09-01 2023-07-31
FEUP Vera Lucia Miguéis Oliveira e Silva VM Investigador Responsável na UO 2020-09-01 2023-07-31

Técnicos no Projeto

Técnico Contacto
FEUP 391477 Sofia Araújo da Silva
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-01-16 às 19:57:50 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias