Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Projetos > Projeto/Contrato PS:612892-EPP-1-2019-1-NL-EPPKA3-PI-FORWARD

Projeto/Contrato PS:612892-EPP-1-2019-1-NL-EPPKA3-PI-FORWARD

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Estado ConcluídoConcluído
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 76445
 
Referência: 612892-EPP-1-2019-1-NL-EPPKA3-PI-FORWARD
Nome Curto: CALOHE2
Título: Comparação e Avaliação de Resultados de Aprendizagem no Ensino Superior na Europa - Fase 2
Financiamento Competitivo:
Envolve empresas?: Não
Nº de Instituições Participantes: 2
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Tipo de Ação: Educação/Ensino
Financiamento
Programa: - ERASMUS+
Sub-Programa: Support for Policy Reform
Instituição Financiadora: COMISSÃO EUROPEIA
Âmbito Geográfico Financeiro: Internacional
Data de Contrato de Financiamento: 2019-12-12
Calendarização
Data de Início Efetivo: 2020-01-01
Data de Conclusão Prevista: 2023-02-28
Data de Conclusão Efetiva: 2023-02-28
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 500.000,00 EUR
Detalhes
Resumo: - Medir e comparar as realizações dos resultados de aprendizagem no ensino superior na Europa (CALOHEE) II projeto é um seguimento do projeto CALOHEE (2016-2018): (https://www.calohee.eu). O projeto tem sido - em termos de número de parceiros - um dos maiores de seu tipo e resultou em
resultados inovadores; isto é, Estruturas de Referência de Qualificações Europeias e Referência de Avaliação de Resultados de Aprendizagem em cinco áreas temáticas principais, representando esses setores do Ensino Superior. Espera-se que estes quadros de referência oferecem um importante contributo para repensar as políticas internas e externas de garantia da qualidade a nível Europeu.
CALOHEE oferece referências detalhadas para permitir definir o que é um programa de Ensino Superior relevante e de alta qualidade
deve implicar. Com base na fusão do EQF com LLL e do QF com o EHEA, CALOHEE fornece indicadores claros para três dimensões de aprendizagem para o primeiro e o segundo ciclo: conhecimento, habilidades e atitudes. É, portanto, único e altamente inovador.
Resultados: ******************PORTUGUÊS************** Sensibilização: A parceria trabalhará na maior sensibilização sobre os termos de referência do Tuning-CALOHEE. A parceria desempenha um papel neste respeito através de websites e de newsletters. Como resultado, também o resto dos interessados será informado sobre as metas e objetivos deste projeto de acompanhamento. É a intenção explícita através dos serviços, em particular das organizações envolvidas no projeto, integrar as estruturas CALOHEE nas políticas, procedimentos e práticas e torná-las a base para a definição, inovação, implementação e aprimoramento do currículo nas instituições de ES. Um importante instrumento de conscientização provou ser a publicidade (por exemplo, duas vezes no Times Higher) e as apresentações em conferências e workshops (anuais) que têm como público-alvo especialistas disciplinares ou especialistas em garantia de qualidade e credenciamento. Atenção explícita será dada no site do CALOHEE (https://www.calohee.eu) e no site da Tuning Academy (http://news.tuningacademy.org) às experiências e progressos do CALOHEE II. Durante os primeiros 18 meses do projeto, a atenção estará voltada para a conscientização sobre os principais objetivos deste novo projeto. Ele se concentrará no esboço principal do plano de teste, explicando as metas e objetivos, os desafios a superar, os itens a serem avaliados e as vantagens desta abordagem de encontrar evidências (e garantia) em relação ao desempenho. O meios de comunicação social, em particular o Twitter e o LinkedIn, serão usados para informar um público mais amplo sobre a iniciativa e os materiais desenvolvidos. *****************INGLÊS**************** Awareness raising: The partnership will work on the further awareness-raising of the Tuning-CALOHEE Reference Frameworks. The full partnership plays a role in this respect through websites and Newsletters. As a result also the wider world will be informed about the aims and objectives of this follow-up project. It is the explicit intention through the services of in particular the QA organisations involved in the project to mainstream the CALOHEE frameworks in QA policies, procedures and practices and to make these the basis for curriculum design, innovation, implementation and enhancement in HE institutions. An important instrument for awareness-raising has proven to be publicity (for example twice in the Times Higher) and by presentations at (annual) conferences and workshops which target audiences either disciplinary experts or quality assurance and accreditation experts. Explicit attention will be given on both the CALOHEE website (https://www.calohee.eu) and the website of the Tuning Academy (http://news.tuningacademy.org) to the CALOHEE II experiences and progress. During the first 18 months of the project the attention will be on raising awareness about the main aims of this new project. It will concentrate on the main outline of the test blueprint, explaining the aims and objectives, the challenges to overcome, the items to be assessed and the advantages of this approach of finding evidence (and assurance) regarding performance. Social media, in particular Twitter and LinkedIn, will be used to inform a wider audience about the initiative and the materials (to be) developed.
URL: https://www.nuffic.nl/en/subjects/recognition-projects/calohe2-2020-2021
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências da engenharia e tecnologias

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

Mais informações Não existem Áreas Científicas associadas ao Projeto.

Palavras Chave

Mais informações Não existem Palavras Chave associados ao Projeto.
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Outras Publicações
Alfredo Soeiro (Autor) (FEUP)
2020
Outras Publicações
Alfredo Soeiro (Compilador) (FEUP); Paolo Villani (Autor) (Outra); Carla Salvaterra (Autor) (Outra)
2023
Outras Publicações
Alfredo Soeiro (Editor) (FEUP); Ken Thomas (Editor) (Outra)
2023
Outras Publicações
Alfredo Soeiro (Autor) (FEUP)
2022
Relatório Técnico
Alfredo Soeiro (Editor) (FEUP); Ken Thomas (Editor) (Outra)
2023
Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
University of Groningen UG Países Baixos Universidade Proponente
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto FEUP Portugal Universidade Parceiro Alfredo Soeiro
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 12.000,00 EUR
Valor Financiado Aprovado: 8.125,00 EUR
Valor co-financiado Aprovado: 3.875,00 EUR
Taxa de Financiamento: 67,71 %
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FEUP Alfredo Augusto Vieira Soeiro AVS Investigador Responsável 2020-01-01 2023-02-28

Técnicos no Projeto

Técnico Contacto
FEUP 391477 Sofia Araújo da Silva
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-02-23 às 12:38:05 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias