Resumo: |
O projeto E-NOx tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma tecnologia inovadora e disruptiva que ultrapasse as limitações dos reatores catalíticos tradicionais na remoção de NOx e N2O presentes em correntes de exaustão industriais do processo de produção de ácido nítrico. O conceito destaca-se pela revalorização destes gases através da combinação da tecnologia de abatimento eletroquímico com a tecnologia de oxidação eletroquímica do NH3, permitindo desta forma a sua reincorporação no processo de produção do referido ácido.
A integração destas duas tecnologias num único dispositivo permite tratar eficientemente os gases NOx e N2O presentes no gás de cauda proveniente da produção de ácido nítrico, impedindo que estes sejam libertados para a atmosfera e, simultaneamente, permite também promover e aumentar a seletividade da reação de oxidação do amoníaco (NH3) a monóxido de azoto (NO), um reagente intermédio e de valor acrescentado utilizado na produção de ácido nítrico, e produzir calor e eletricidade. Esta combinação de funcionalidades realça o potencial disruptivo desta solução e as vantagens da aplicação dos conceitos de intensificação de processos químicos e economia circular.
A tecnologia E-NOx será baseada num novo reator eletroquímico de membrana constituído por uma membrana cerâmica condutora de iões oxigénio revestida por dois elétrodos (um cátodo e um ânodo onde ocorrem as reações de redução e oxidação, respetivamente). Estima-se que neste dipositivo seja obtida, simultaneamente, uma redução de NOx e N2O superior a 99 % e uma seletividade em NO na reação de oxidação do NH3 superior a 97 %, valores estes que superam os obtidos nos processos convencionais de produção do ácido nítrico. Para além disso, este processo eletroquímico de abatimento de NOx e N2O não envolve o consumo de matérias primas adicionais, nem a formação de subprodutos indesejados, demonstrando assim o seu enorme interesse comercial e ambiental. |