Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Projetos > Projeto/Contrato PS:723386

Projeto/Contrato PS:723386

Início Candidatura Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Projeto EncerradoEncerrado
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 71037
 
Candidatura: 723386-1
 
Referência: 723386
Nome Curto: Simusafe
Título: SIMULATOR OF BEHAVIOURAL ASPECTS FOR SAFER TRANSPORT
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?: Sim
Nº de Instituições Participantes: 14
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Internacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: H2020|SC|Transport - H2020|Societal Challenges|Transport
Instituição Financiadora: COMISSÃO EUROPEIA
Âmbito Geográfico Financeiro: Internacional
Data de Contrato de Financiamento: 2017-05-22
Calendarização
Data de Início Previsto: 2017
Data de Início Efetivo: 2017-06-01
Data de Conclusão Prevista: 2020-11-30
Data de Conclusão Efetiva: 2021-05-31
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 7.991.600,00 EUR
Detalhes
Resumo: Road transport is known to be the most dangerous of all transport modes and poses a major societal challenge for EU. It has
been claimed that 90% of road-traffic crashes are caused by driver error, being unsafe behaviour a significant factor in traffic
accidents. Improving road safety means understanding the individual and collective behaviour of actors involved (drivers,
two wheelers, pedestrians) and their interaction between themselves and safety-related systems and services. The goal of
SIMUSAFE (SIMUlator of Behavioural Aspects for SAFEr Transport) following the FESTA-V model methodology is to
develop realistic multi-agent behavioural models in a transit environment where researchers will be able to monitor and
introduce changes in every aspect , gathering data not available in real world conditions.
Driving simulators of several vehicles (cars, motorcycles, bicycles) and Virtual Reality (for pedestrians) will be used to
simulate test environments. This will also enable the evaluation of scenarios which are not possible even with naturalistic
driving (dangerous conditions, multiple monitored actors in the same scene, under influence of substances). Data collected
from simulations will be correlated with naturalistic driving tests, such that the simulation and model aspects are the closest
possible to real world data. From the developed model and collected data, impacting factors causing an event (crash, nearcollision,
infractions) from the environment and road users will be identified and quantified. Such knowledge will be the base
for the development of more effective and pro-active measures for the prevention and mitigation of such factors, with
subsequent impact in the safety devices market, regulations and driver education.
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências da engenharia e tecnologias > Outras ciências da engenharia e tecnologias

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

Mais informações Não existem Áreas Científicas associadas ao Projeto.

Palavras Chave

  • Multi-Agent Simulation
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
João Filipe Costa (Autor) (Outra); João Jacob (Autor) (FEUP); Thiago Rúbio (Autor) (FEUP); Daniel Castro Silva (Autor) (FEUP); Henrique Lopes Cardoso (Autor) (FEUP); Sara Ferreira (Autor) (FEUP); Rui Rodrigues (Autor) (FEUP); Eugénio Oliveira (Autor) (FEUP); Rosaldo J. F. Rossetti (Autor) (FEUP)
2019
Relatório Técnico
Sara Ferreira (Autor) (FEUP); João Jacob (Autor) (FEUP)
2017
Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Instituto Tecnológico de Castilla y León ITCL Espanha Instituição sem fins lucrativos Proponente
Brain Products GmbH Alemanha Empresa Parceiro
BrainSigns Itália Outros Parceiro
Coventry University CU Reino Unido Empresa Parceiro Cyriel Diels +447557425574 cyriel.diels@coventry.ac.uk
European Driving Schools Association EFA Reino Unido Associação Parceiro
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto FEUP Portugal Universidade Parceiro Rosaldo José Fernandes Ro 225081566 rossetti@fe.up.pt
Hök Instrument A Suécia Empresa Parceiro
IBM Israel - Science and Technology Ltd IBM Israel Israel Empresa Parceiro
Institut français des sciences et technologies des transports, de l'aménagement et des réseaux IFSTTAR França Instituto de ID Parceiro Stéphane Espié +33624253380 stephane.espie@ifsttar.fr
Italian Association of Road Safety Professionals AIPSS Itália Associação Parceiro
Link Innova Engineering Espanha Empresa Parceiro
MAELARDALENS HOEGSKOLA Suécia Universidade Parceiro Mobyen Ahmed +4621151729 mobyen.ahmed@mdh.se
PROGRES 123 Eslováquia Não Definido Parceiro
Prometeo Innovations Prometeo Espanha Empresa Parceiro
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 384.375,00 EUR
Valor Financiado Aprovado: 384.375,00 EUR
Valor co-financiado Aprovado: 0,00 EUR
Taxa de Financiamento: 100 %
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FEUP Daniel Augusto Gama de Castro Silva DCS Investigador 16 2017-06-01 2021-05-31
FEUP Eugénio da Costa Oliveira ECO Investigador Responsável na UO 30 13,7 2017-06-01 2018-07-24
FEUP Henrique Daniel de Avelar Lopes Cardoso HLC Investigador 16 2017-06-01 2021-05-31
FEUP João Tiago Pinheiro Neto Jacob JJ Bolseiro 100 2017-12-04 2018-06-03
FEUP João Tiago Pinheiro Neto Jacob JJ Investigador 100 2018-06-04 2021-05-03
FEUP Rosaldo José Fernandes Rossetti RR Investigador 26.5 2017-06-01 2018-07-24
FEUP Rosaldo José Fernandes Rossetti RR Investigador Responsável na UO 27.5 2018-07-25 2021-05-31
FEUP Rui Pedro Amaral Rodrigues RPR Investigador 5 2017-06-01 2021-05-31
FEUP Sara Maria Pinho Ferreira SPF Investigador 5 2017-06-01 2021-05-31

Técnicos no Projeto

Técnico Contacto
FEUP 506601 Liliana Carla Tavares Coelho
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-02-21 às 22:03:01 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias