Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FEUP
Hoje é domingo
Você está em: Início > Notícias > FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA DOCENTES - 1ª aula do semestre: estratégias para o sucesso
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Notícias

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA DOCENTES - 1ª aula do semestre: estratégias para o sucesso

Workshop '1ª aula do semestre: estratégias para o sucesso'

Datas: 29 de janeiro (4f) (14:30 às 17:00)

Local: B227, FEUP

Inscrição: sem custos, mas obrigatória, realizada através do link (confere certificado de participação)



RESUMO

Esta formação, bastante intensiva, tem sido realizada em várias instituições (inter)nacionais e dirige-se a todos os docentes que queiram encontrar estratégias para, logo na primeira aula, estabecerem um 'clima' positivo ao longo do semestre, que promova a motivação e envolvimento dos estudantes, com impacto significativo na sua aprendizagem.
Os docentes em início de carreira são particularmente incentivados a frequentar este workshop.

PROGRAMA

  • Abertura
  • A primeira Aula: Expectativas, Crenças e Práticas - Dinâmica de Grupo
  • Propósito da primeira aula - Seminário
  • Estratégias / Dicas para uma primeira aula eficiente - Seminário
  • Compromisso com a mudança - Exercício

FORMADORAS

Helena Sofia Lopes é Psicóloga na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Gabinete de Orientação e Integração) desde 1998. 
É Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto – tese sobre o impacto do Processo de Bolonha nas competências sociais e pessoais dos estudantes do ensino superior (2016).
É Licenciada em psicologia (pré-Bolonha) – área de pré-especialização de Consulta Psicológica de Jovens e Adultos (1998), pela faculdade de Psicologia e de Ciências da educação da Universidade do Porto. 
É Especialista em Psicologia da Educação – Colégio de especialidade da Ordem dos Psicólogos Portugueses (2016). Formação Pós Graduada: Psicologia da Motivação - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (2001); Avaliação de Sistemas de Formação - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (2005).

Ana Freitas exerce funções no Laboratório de Ensino e Aprendizagem da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
É licenciada em Educação (pré-Bolonha), tem mestrado em Ciências da Educação (Formação, Trabalho e Recursos Humanos) e é doutoranda em Ciências da Educação.
Trabalha há 18 anos em Instituições de Ensino Superior, nas áreas de coordenação de atividades pedagógicas, consultoria educacional, gestão académica e desenvolvimento curricular e na formação de professores e investigadores.
Acreditada como formadora de professores (CCPFC) e como formadora de formadores (IEFP), já lecionou mais de 500 horas sobre tópicos relacionados com ‘ensino e aprendizagem no ensino superior’ em instituições como a U.Porto, U.Minho, I.P.P. e UAN.
Faz investigação em pedagogia do ensino superior, tendo colaborado em 6 projetos (inter)nacionais e financiados, tem mais de 50 apresentações em conferências e mais de 30 trabalhos publicados.

Esta formação é da organização do LEA e do GOI, FEUP

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-01-26 às 06:11:24 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais