Formação regular da Biblioteca
Você está em: Início > Notícias > Apresentação do livro Eclipse de Maria Eduarda Vieira da Costa

Mapa das Instalações

Apresentação do livro Eclipse de Maria Eduarda Vieira da Costa

17 de outubro | 17h00 | Sala de Exposições da Biblioteca | FEUP

Maria Eduarda Vieira da Costa, Professora aposentada da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai apresentar, no próximo dia 17 se outubro, às 17h00, o livro  “Eclipse”, obra de sua autoria acabada de publicar. É no auge dos seus honrosos 82 anos que a antiga docente decide avançar com a publicação, simultaneamente como escape e realização pessoal, uma forma de ultrapassar angústias, ansiedades e tristezas, bem como um meio de celebrar alegrias e avivar a memória do passado.

Os poemas de Maria Eduarda Vieira da Costa são claramente influenciados pelos cânones da poesia clássica portuguesa, com uma métrica e um ritmo peculiar, à qual empresta uma linguagem fluente e simples. O conteúdo semântico é portador das suas memórias filtradas pelo tempo e enquadradas por sentimentos de nostalgia, tristeza e encantamento com o mundo.

O Livro Eclipse será apresentado numa sessão que inclui um recital de poesia, no próximo dia 17 de outubro, pelas 17h00, na Sala de Exposições do Piso 0 da Biblioteca.

Sobre a autora:

Nasceu a 12 de abril de 1937, em Vila Nova de Gaia. Frequentou a escola primária oficial de Coimbrões, transitou para o liceu Carolina Michaelis, no Porto, onde concluiu, em 1954, o curso liceal.

Licenciou-se em Engenharia Químico-Industrial na Faculdade de Engenharia do Porto, em 1961, tendo colaborado na realização dos dois últimos estágios do seu curso, na criação do Laboratório de Química e de Eletroquímica do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores, que hoje tem o nome do Professor Jazelino Costa e de que viria a ser diretora.

Doutorou-se, em 1987, em Eletroquímica, também na FEUP no mesmo Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores.

Depois de uma breve passagem por uma fábrica de tintas, onde dirigiu o respetivo laboratório, lecionou diversas disciplinas de Química no Instituto Industrial do Porto até 1972, data que passou a dar aulas de Química e Eletroquímica no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores, Secção de Utilização de Energia, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Durante o seu percurso como docente, apresentou diversas comunicações, em Portugal e no estrangeiro e publicou muitos trabalhos, em revistas nacionais e internacionais.

Abandonou o ensino e a função pública, quando se reformou, como Professora Associada em 2002.

A entrada é livre.

Para mais informações, contacte: agora@fe.up.pt.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.

Copyright 1996-2019 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-10-15 às 00:49:43 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais