Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Formação regular da Biblioteca
Você está em: Início > Notícias > Morreu Manuel Ferreira de Oliveira
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Notícias

Morreu Manuel Ferreira de Oliveira

Antigo Professor Catedrático da FEUP contou com uma carreira com passagens por cargos de gestão ao mais alto nível em empresas como a Unicer ou a Galp Energia.

MFO

Manuel Ferreira de Oliveira
, antigo Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e atual membro do Conselho de Curadores da U.Porto, faleceu este sábado, dia 5 de outubro. Tinha 70 anos.

Com um percurso de mais de 40 anos ligados à área da Engenharia, o ex-presidente executivo da Galp Energia aliava uma vasta experiência académica à intervenção internacional ao mais alto nível e à gestão de empresas de topo em Portugal.

Licenciado em engenharia Electrotécnica pela FEUP (1971), Ferreira de Oliveira completou a sua formação na Universidade de Manchester, onde obteve o grau de Master of Science em energia (1974) e de doutorado (1976). Um ano depois, concluiu a sua Agregação na U.Porto.

Na Universidade, foi responsável pela modernização da área de energia elétrica da FEUP – onde lecionou de 1979 a 1982 – e lançou as bases de uma equipa de investigação de reputação nacional e internacional, revelando, já então, e em tempos difíceis, grande determinação e capacidade de liderança.  De 1981 a 1987, passou pelos Estados Unidos (Exxon Oil & Gas Facilities School Boyce Engineering International e Harvard University), onde investiu na especialização da sua formação.

Manuel Ferreira de Oliveira ocupou cargos de alto nível em empresas de referência nacional e internacional. Teve responsabilidades Operacionais, Diretivas e Executivas na Lagoven, S.A. na Venezuela e Londres de 1980 a 1988, ano em que assumiu o cargo de CEO na BP BiTOR em Londres. De 1995 a 2000 foi Presidente do Conselho de Administração e do Conselho Executivo do Grupo Petrogal e de 2000 a 2006 exerceu funções como Presidente do Conselho de Administração e Presidente Executivo da Unicer – Bebidas de Portugal, SGPS, S.A (atual Super Bock Group).

Entre 2006 e 2015, exerceu funções no Grupo Galp Energia como Administrador Executivo e COO (2006) e posteriormente como Presidente Executivo (CEO) e Vice-Presidente do Conselho de Administração (de 2007 a 2015). Foi em 2015 que fundou, em parceria com dois fundos de investimento a sociedade de avaliação e promoção de investimentos em E&P “PetroAtlantic Energy Corporation, S.A.”, da qual era CEO. Paralelamente, tornou-se membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros (1999), onde obteve os títulos de Especialista em Energia (1999) e em Engenharia e Gestão Industrial (2002).

Apesar de grande parte da sua carreira se ter direcionado para cargos de gestão e especialização na área do “Oil & Gas” – em 2012 fundou o Instituto de Petróleo e Gas (ISPG) em parceria com a Universidade de Heriot-Watt (Reino Unido) que ainda hoje presidia -, Ferreira de Oliveira nunca deixou de parte a sua ligação à Academia. No que à U.Porto diz respeito, foi membro do Senado de 2002 a 2005, assumiu a Vice-Presidência do Conselho Geral de 2010-2013 e era membro do Conselho de Curadores da Fundação desde 2015.

A sua capacidade de liderança, gestão de pessoas e equipas foi por várias vezes reconhecida, tanto a nível nacional como internacional. Entre as muitas distinções que recebeu incluem-se os prémios “Personalidade do Ano 2006” (Recursos Humanos Magazine); “Carreira – Reconhecimento do Mérito” (Rotary 2006/2007); “ Melhor Docente do MBA Executivo 2018/19” (Porto Business School); “Melhor CEO Europeu das Empresas Oil & Gas 2011” (inquérito Thomson Reuters); “The Best Leader in the Management of a Private Company in Portugal 2012” e The Most Transformational Leader 2016” (Leadership Business Academy).

O corpo de Manuel Ferreira de Oliveira estará em câmara ardente a partir das 11h00, dia 7 de outubro 2019, segunda-feira, na capela mortuária da Igreja de Cristo Rei (Praceta D. Afonso V, 86, 4150-024 Porto). A cerimónia fúnebre realizar-se-á no mesmo dia às 15h00, partindo em cortejo para o cemitério da igreja matriz de Codal, Vale de Cambra. Prevê-se a chegada a Codal pelas 17h00.


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: 
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-10-15 às 00:26:34 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais