Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FEUP
Você está em: Início > Notícias > INESC TEC abre concursos para atribuição de Bolsas de Investigação Científica
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Notícias

INESC TEC abre concursos para atribuição de Bolsas de Investigação Científica

Candidaturas a partir de dia 8 de agosto

Referência: AE2019-0182 (PromoTourVR - CSIG) http://www.inesctec.pt/pt/oportunidade/AE2019-0182

Área de Trabalho: Aceitação e Adoção de Tecnologias Digitais

Descrição do Trabalho: O processo de incorporação de tecnologias digitais no dia-a-dia de pessoas e organizações é algo complexo e que é influenciado positiva ou negativamente por um conjunto de fatores cujo estudo e análise deve ser desde o momento anterior ao desenvolvimento da própria tecnologia. O projeto assume como desafio validar utilização de tecnologias de realidade virtual para a promoção turística, nomeadamente no contexto dos operadores turísticos e dos próprios turistas.

 

Referência: AE2019-0184 (CONTEXTWA - CSIG) http://www.inesctec.pt/pt/oportunidade/AE2019-0184

Área de Trabalho: Computação Embebida e Reconhecimento de Atividades dos Utilizadores

Descrição do Trabalho: O trabalho consiste em investigar e desenvolver técnicas de adaptabilidade em tempo de execução para classificadores de atividades dos utilizadores usando smartphones. Essas técnicas terão como objetivo a redução do consumo de energia mantendo taxas de classificação de atividades do utilizador aceitáveis.

 

Referência: AE2019-0185 (CONTEXTWA - CSIG) http://www.inesctec.pt/pt/oportunidade/AE2019-0185

Área de Trabalho: Sistemas de reconhecimento automático de atividades de utilizadores

Descrição do Trabalho: O trabalho consiste em preparar o dataset de atividades de utilizadores para o CONTEXTWA, investigar técnicas de reconhecimento e analisar os resultados obtidos pelas técnicas propostas para reconhecer atividades através do uso de smartphones

 

Referência: AE2019-0190 (XFLEX - CPES) http://www.inesctec.pt/pt/oportunidade/AE2019-0190

Área de Trabalho: Operação de centrais hidroelétricas em sistemas com elevada integração de outras energias renováveis

Descrição do Trabalho: O compromisso Europeu em relação à descarbonização da economia assenta na massificação das energias renováveis, o que afeta a capacidade de regulação e disponibilidade de serviços de balanco do sistema elétrico. Neste contexto, as centrais hidroelétricas serão um elemento fundamental no fornecimento destes serviços. Assim , o contexto do trabalho passa por demonstrar uma metodologia inovadora para integração destas centrais tendo em vista aumento da flexibilidade do sistema de energia elétrica.

 

Referência: AE2019-0191 (INESC TEC LA - CPES) http://www.inesctec.pt/pt/oportunidade/AE2019-0191

Área de Trabalho: Simulação comportamento dinâmico de redes elétricas com grande integração de produção renovável

Descrição do Trabalho: O sistema elétrico enfrenta um período de transição energética onde as centrais térmicas estão a ser progressivamente substituídas por fontes renováveis associadas a conversores eletrónicos, reduzindo a inércia global do sistema elétrico. O investigador irá desenvolver estudos de comportamento dinâmico da rede elétrica perante perturbações, pretendendo-se que avalie a capacidade de novos conversores eletrónicos satisfazerem os requisitos impostos pelos Códigos de Rede.

 

Referência: AE2019-0194 (RECAP-1 - LIAAD) http://www.inesctec.pt/pt/oportunidade/AE2019-0194

Área de Trabalho: Interfaces gráficas Interacção Homem-Computador Interfaces Web

Descrição do Trabalho: Utilização de ferramentas de análise de dados para análises de dados armazenados em Bases de dados federadas. As ferramentas de análise estão desenvolvidas em R. O acesso aos dados usa uma aplicação chamada DataSHIELD. Para facilitar a utilização deste ambiente será desenvolvida uma interface que "esconda" do utilizador os detalhes da ferramenta de análise e do acesso ao DataSHIELD.

 

Referência: AE2019-0195 (SolSensors - CAP) http://www.inesctec.pt/pt/oportunidade/AE2019-0195

Área de Trabalho: Desenvolvimento de sensores óticos

Descrição do Trabalho: Estudo e desenvolvimento de uma plataforma de sensores óticos revestidos com polímeros específicos instalados no interior de estruturas de betão de modo a monitorizar a sua dinâmica físico-química através da deteção de diferentes alvos. Os sensores terão por base diferentes metodologias que permitam monitorizar variações espectrais dos polímeros específicos na presença dos alvos desejados: estruturas refratométricas em fibra ótica monomodo de sílica; estruturas colorimétricas.

 

Referência: AE2019-0196 (SolSensors - CAP) http://www.inesctec.pt/pt/oportunidade/AE2019-0196

Área de Trabalho: Sistemas de interrogação de sensores óticos

Descrição do Trabalho: As tarefas a realizar incluem o estudo e desenvolvimento de uma plataforma optoelectrónica para interrogar sensores óticos aplicados à monitorização de estruturas de betão. A configuração adotada terá por base duas aproximações: - Utilizando métodos diferenciais de deteção que permitam aferir variações na absorbância de membranas sensoras. - A segunda terá por base a utilização de um laser sintonizável e de um sistema de fotodetectores que permitem obter a característica espectral do sensor ótico.

 

Referência: AE2019-0197 (INESC TEC LA - CAP) http://www.inesctec.pt/pt/oportunidade/AE2019-0197

Área de Trabalho: Síntese de membrana sensora baseada em quimiluminescência

Descrição do Trabalho: Desenvolvimento de um protótipo combinando sensores óticos e uma membrana química para deteção de aminas biogénicas em produtos alimentares frescos. A membrana é baseada em processos quimiluminescentes num buffer curado de celulose que em contacto com amostras que contenham aminas biogénicas causa uma emissão de luz num comprimento de onda específico. O sistema de deteção integra toda a luz recolhida para cada amostra que corresponde à concentração de aminas biogénicas na amostra.

 

Referência: AE2019-0198 (INESC TEC LA - LIAAD) http://www.inesctec.pt/pt/oportunidade/AE2019-0198

Área de Trabalho: Data science

Descrição do Trabalho: O trabalho a realizar consiste no desenvolvimento de uma toolbox para agilização e automação de tarefas em projetos de ciência de dados em larga escala.

 

Referência: AE2019-0199 (EUCAN_CONNECT - CSIG) http://www.inesctec.pt/pt/oportunidade/AE2019-0199

Área de Trabalho: Sistemas de informação de larga escala

Descrição do Trabalho: Este projeto visa desenvolver e disponibilizar uma plataforma inovadora que implemente o paradigma FAIR para partilha e harmonização de dados. Esta plataforma deverá servir de base a um sistema de governação que seja sustentável para as coortes participantes e que permita e facilite a colaboração de longa duração.

 

Referência: AE2019-0201 (AmBIENCe - CPES) http://www.inesctec.pt/pt/oportunidade/AE2019-0201

Área de Trabalho: Eficiência Energética

Descrição do Trabalho: O projeto AmBIENCe visa estender o conceito de Contratos de Desempenho Energético para os Edifícios Ativos etorná-lo disponível e atraente para uma ampla gama de edifícios. O ponto-chave para alcançar um edifício "ativo" é aumentar a predisposição para investir em capacidades tecnológicas que ofereçam serviços energéticos e não energéticos. Neste contexto, AmBIENCe fornece novos modelos de negócios e serviços para garantia de desempenho de edifícios ativos.

 

Referência: AE2019-0202 (INESC TEC LA - CPES) http://www.inesctec.pt/pt/oportunidade/AE2019-0202

Área de Trabalho: Sistemas de energia

Descrição do Trabalho: O trabalho visa desenvolver uma plataforma blockchain para um mercado de energia onde produtores com energias renováveis, comunidades locais, e prosumidores (com auto-geração e unidades de armazenamento, a operar agregados o individualmente) possam negociar energia com os seus pares mediante o uso de contratos inteligentes, mas considerando as limitações da rede de distribuição.

 

Referência: AE2019-0203 (INESC TEC LA - CPES) http://www.inesctec.pt/pt/oportunidade/AE2019-0203

Área de Trabalho: Sistemas de energia

Descrição do Trabalho: O trabalho está enquadrado na valorização dos objetivos do ultimo Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC) de Portugal (e potencialmente de Espanha) para 2030, mediante a adaptação do modelo CEVESA de simulação do MIBEL (o Mercado de Eletricidade Ibérico).

 

Referência: AE2019-0204 (INESC TEC LA - CSIG) http://www.inesctec.pt/pt/oportunidade/AE2019-0204

Área de Trabalho: Sistemas Federados para Estudos de Coortes de Larga Escala

Descrição do Trabalho: Este projeto visa disponibilizar uma plataforma tecnológica para o registo de informação clínica de longo termo e para a realização de análises de dados por epidemiologistas ou outros cientistas. A plataforma deve permitir a extração de dados a partir de sistemas legados, o registo de novos dados de forma distribuída pelos profissionais de saúde em cada país, a utilização de métodos inovadores de recolha de dados sobre sohorts e de ferramentas que facilitem a análise dos mesmos.

 

Referência: AE2019-0205 (INESC TEC LA - CPES) http://www.inesctec.pt/pt/oportunidade/AE2019-0205

Área de Trabalho: Inteligência artificial

Descrição do Trabalho:  A digitalização do sector elétrico requer o desenvolvimento de técnicas baseadas em dados para previsão e otimização de recursos energéticos distribuídos. O bolseiro irá trabalhar no desenvolvimento de algoritmos de otimização data-driven, baseados em técnicas de machine learning, para apoio à decisão.

 

Referência: AE2019-0211 (GROW - CTM) http://www.inesctec.pt/pt/oportunidade/AE2019-0213

Área de Trabalho: Engenharia Eletrotécnica - Telecomunicações

Descrição do Trabalho: O trabalho enquadra-se no projeto GROW, onde se pretende desenvolver uma solução de comunicações de banda larga e longo alcance para ambiente subaquático. O trabalho do bolseiro tem como objetivo o desenvolvimento, teste e avaliação da solução conceptualizada no projeto. Os aspetos científico-tecnológicos envolvidos focam-se na simulação, implementação e teste dos mecanismos e protocolos especificados.

 

Referência: AE2019-0213 (INESC TEC LA - CSIG) http://www.inesctec.pt/pt/oportunidade/AE2019-0211

Área de Trabalho: Bases de dados em grafo

Descrição do Trabalho: O trabalho desenvolve-se no contexto da especificação de uma aplicação de descrição arquivística utilizando técnicas da web semântica e bases de dados de grafos.

 

Todas as oportunidades estão disponíveis no LinkedIn: https://www.linkedin.com/showcase/inesc-tec-job-opportunities/

 









::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: 
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC. 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-09-21 às 21:22:46 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais