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Notícias

Matrículas - Concurso Especial Estudante Internacional

De 5 a 19 de junho de 2019


LICENCIATURA E MESTRADOS INTEGRADOS
- Concurso Especial Estudante Internacional

Prazos

As matrículas/inscrições são via WEB e decorrerão de 5 de junho (a partir das 10h00) a 19 de junho de 2019 (até às 17h) (hora de Portugal Continental).

Para qualquer dúvida/problema poderá dirigir-se ao atendimento dos Serviços Académicos (consultar horário de atendimento), fazendo-se acompanhar password que lhe foi enviada e do Documento de Identificação – (“ver Procedimento de Matrícula - Como efetuar a matrícula on-line”), ou enviar um e-mail para acesso.ingresso@fe.up.pt indicando o n.º do documento de identificação (BI, CC ou passaporte) da candidatura, curso a que se candidatou, regime de acesso e fase.

A Matrícula/inscrição em ano letivo é válida com confirmação na opção "confirmar a matrícula e inscrição”.

A inscrição em unidades curriculares ficará condicionada até ao pagamento de propinas ou apresentação de comprovativo de candidatura a bolsa.

Caso se encontre com algum documento pendente no processo de candidatura (de acordo com e-mail enviado anteriormente de acesso.ingresso@fe.up.pt), deverá entregar nos serviços académicos, ou enviar por e-mail para acesso.ingresso@fe.up.pt, o documento definitivo, até ao dia 18 de junho. Só poderá proceder à sua matrícula, até ao dia 18 de junho às 17:00 (hora de Portugal Continental), após a entrega/envio desse documento.

Se, no âmbito da sua candidatura, apresentou declaração contendo os dados de identificação para efetuar matrícula terá de exibir, nos Serviços Académicos, o documento de identificação original até ao dia 19 de junho de 2019.
Alternativamente, poderá enviar cópia digitalizada para o seguinte endereço de email: acesso.ingresso@fe.up.pt.

Adicionalmente terá de apresentar, nos Serviços Académicos da FEUP até 16 de setembro de 2019, os originais do documento de identificação e do diploma ou certificado de aprovação num programa de ensino de nível secundário devidamente autenticados pelo que, para proceder à matrícula/inscrição, deverá preencher e enviar para acesso.ingresso@fe.up.pt a seguinte declaração "Declaração de apresentação dos documentos originais e de Estatuto de estudante internacional" disponível em  Apresentação Documentos Originais (Concurso Especial-Estudante Internacional) - Ensino Médio  disponível em https://sigarra.up.pt/feup/pt/web_gessi_docs.download_file?p_name=F-416209970/CE-EI_Apres%20Docum%20Originais%20e%20Estatuto%20EI_19.20%20-%20FEUP.pdf

Procedimento de Matrícula - Como efetuar a matrícula on-line

  1. O candidato com resultado de candidatura "Colocado" deverá aceder a https://sigarra.up.pt/feup/pt/ins_geral.matricula com as credenciais de candidato.

  2. Para cada curso/ciclo de estudos onde tenha ficado colocado e pretender matricular-se deverá aceder ao respetivo link e efetuar a matrícula de acordo com os seguintes passos:

          - Selecionar o regime de frequência (tempo integral ou tempo parcial;

          - Escolher o plano de pagamento de propinas;

          - Confirmar a matrícula e inscrição.

  1. Depois de confirmada a Matrícula e inscrição receberá um email com informação sobre a ativação da conta de estudante.

  2. Deverá terminar o acesso ao SIGARRA e com as credenciais de conta de estudante, deverá aceder ao link: https://sigarra.up.pt/feup/pt/ins_geral.inscricao para realizar a sua inscrição.

  3. Após o acesso ao módulo de inscrições o estudante deve responder aos inquéritos que lhe são apresentados de forma automática.

  4. Deverá preencher os dados solicitados em cada etapa do formulário de inscrição.

  5. Caso esteja previsto no plano de estudos do seu ciclo de estudos/curso a inscrição em qualquer unidade curricular da Universidade do Porto, terá de selecionar na caixa de opções (lado direito do ecrã) o apontador "incluir unidade curricular", aparecendo todas as unidades curriculares da UP com vagas para inscrição. Depois de incluir a UC pretendida, na proposta de inscrição terá de a selecionar e submeter para efetivar a inscrição. Se o Plano de Estudos contemplar a possibilidade de inscrição em mais de uma unidade curricular da Universidade do Porto, deverá repetir o procedimento.

  6. Caso tenha um pedido de creditação pendente de finalização, na sua proposta de inscrição deverá selecionar pelo menos uma unidade curricular das apresentadas para realizar a inscrição. Após a publicação do resultado do pedido de creditação deverá, no prazo de 10 dias, proceder à regularização da sua inscrição.

  7. Após a submissão da inscrição em unidades curriculares irá aparecer o plano de pagamento de propinas que optou na matrícula.

  8. Concluído o processo de inscrição deverá imprimir o boletim de inscrição, em opções do lado direito da página.

  9. Na proposta de inscrição de cada estudante é apresentado um apontador em opções do lado direito da página intitulado "Alterar regime de inscrição", que permite a alteração do regime durante o período em que decorrem as inscrições e as alterações às inscrições do 1.º semestre.
    Após alteração do regime deverá verificar a sua conta corrente.

  10. No final terá uma mensagem que o reencaminhará para a sua conta corrente onde poderá gerar as referências multibanco*.




Informações Importantes para a sua Vida Académica na FEUP

1 - Se possui condições para usufruir de regalias especiais consulte o Espaço Informativo dos Serviços Académicos, onde constam os prazos estipulados e procedimento para requerer o respetivo estatuto.

2 - Só poderá inscrever-se em unidades curriculares de um determinado ano curricular, após a inscrição, obrigatória, a todas as unidades curriculares de anos curriculares anteriores.

3 - A inscrição em ano letivo/unidades curriculares não dispensa a escolha de turmas e horários, e vice-versa.

4 - Para solicitar creditação de formação realizada ou de experiência profissional, deverá efetuar o pedido durante o período de matrículas (até 19 de junho), na sua página pessoal de estudante através da opção "Reconhecimentos" / "Lista de pedidos de reconhecimentos" /"Criar Pedido de reconhecimento". Para mais informações sobre creditação consulte o Espaço Informativo do Estudante.

5 - Os estudantes que optem pelo regime:

- a tempo integral podem inscrever-se, na Universidade do Porto, no máximo a 75 ECTS num ano letivo, com um máximo de 42 ECTS num semestre, exceto aquando da inscrição no primeiro ano pela primeira vez de ciclos de estudos de primeiro ciclo ou de mestrado integrado em que esses limites são, respetivamente, de 60 e 30 ECTS (ver Regulamento n.º 844/2018, de 19 de dezembro "Alteração ao Regulamento do número máximo de créditos a que cada estudante se pode inscrever em cada ano e semestre letivo").

No ano de conclusão, o limite anual pode ir até 81 créditos ECTS e o limite semestral pode ir até 48 créditos ECTS nos casos em que, com a aprovação nesse limite, os estudantes possam concluir o ciclo de estudos. Para tal deverão em momento coincidente com o período de inscrição em unidades curriculares, ou aquando da inscrição em exames da época especial para conclusão do ciclo de estudos (decorrente da frequência da Dissertação em exclusividade) apresentar boletim de inscrição em unidades curriculares validado pelo DCE.
Na FEUP, os estudantes poderão ainda inscrever-se a unidades curriculares até ao limite de 81 ECTS em inscrição em mais de um ciclo de estudos/formação contínua que não seja para o percurso académico (não podendo ultrapassar o limite de 75 ECTS no seu ciclo de estudos da FEUP).
Nota: Os créditos ECTS estabelecidos para a inscrição nas formações em línguas não são contabilizados para estes limites.

- a tempo parcial podem inscrever-se até um máximo de 37,5 ECTS anuais de um determinado ciclo de estudos (ver Regulamento do Regime de Estudante a Tempo Parcial da Universidade do Porto e regras).
Nota: A formação em línguas (formação contínua/inscrição em unidades curriculares singulares) não é contabilizada relativamente a este limite de ECTS.

Durante o período de inscrição (até 19 de junho), os estudantes podem efetuar a alteração do regime de tempo integral para o regime de tempo parcial, ou vice-versa, de acordo com a informação constante nesta notícia, no ponto 11 do Procedimento de Matrícula. Os trabalhadores-estudantes que apenas obtenham o estatuto no início do 2.º semestre poderão proceder à alteração do regime de dedicação para tempo parcial no prazo estipulado e respeitando os limites de créditos ECTS estabelecidos no Despacho N.º GR.01/04/2014.

6. A alteração da inscrição em unidades curriculares (anulação e/ou inscrição) poderá ser efetuada dentro dos seguintes prazos:


- Alterações a unidades curriculares do 1º e 2º semestre e Anual: de 3 até 30 de setembro de 2019;
- Alterações a unidades curriculares do 2º semestre: de 27 de janeiro a 25 de fevereiro de 2020.



7. Para informações sobre Necessidades Educativas Especiais consulte a página correspondente no sistema de informação.

8. Após realizar a inscrição em ano letivo poderá aceder à declaração multiusos assinada digitalmente, que se encontra disponível na opção "Declaração multiusos" na sua página pessoal de estudante.
Caso pretenda efetuar um pedido de certidão deverá aceder à opção "Certificados" na sua página pessoal de estudante. Para mais informações poderá consultar a página da Certificação.

9. Para resolução de problemas relacionados com a sua inscrição é necessário apresentar o boletim de inscrição, pelo que recomendamos que no momento da inscrição, ou de qualquer alteração da mesma, proceda à sua impressão.

10. Para mais informações sobre matrículas consulte a página correspondente no sistema de informação.




Estudantes abrangidos pelo estatuto de estudante internacional

Regulamento do estatuto do estudante internacional a que se refere o n.º 7 do artigo 16.º da Lei n.º 37/2003, de 22 de agosto, que estabelece as bases do financiamento do ensino superior e Decreto-Lei n.º 36/2014 alterado e republicado Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 de agosto.


Regulamento de aplicação do estatuto de estudante internacional na Universidade do Porto - Regulamento n.º 664/2018, de 16 de outubro.

Consultar informação sobre propinas referentes a estudantes abrangidos pelo estatuto de estudante internacional.



Pagamento de propinas e taxas

Regulamento de propinas da Universidade do Porto

Valores de propinas para 2019/2020

Para mais informação sobre propinas consulte o Espaço Informativo do Estudante.

A primeira prestação de propinas e o seguro escolar têm de ser liquidadas até 19 de junho, preferencialmente através de referências multibanco que podem ser geradas através da sua conta corrente*, ou na Tesouraria da FEUP.

No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, deverá realizar uma transferência bancária, com as despesas por conta do ordenante, utilizando os dados do documento anexo.
Não é possível pagamento propinas e seguro escolar por PayPal.

Seguidamente, deverá enviar o comprovativo da transferência bancária para acesso.ingresso@fe.up.pt, com os seguintes dados:
- nome do ordenante e nome do candidato/estudante, bem como indicação da finalidade do pagamento (candidatura, propina, etc.).

No caso de ser candidato a bolsa de estudos no presente ano letivo, no processo de inscrição deverá selecionar a instituição a que se candidatou. Terá um prazo de 60 dias para apresentar o comprovativo de candidatura a bolsa (os candidatos a bolsa SASUP estão dispensados de apresentação deste comprovativo). Para tal, deverá aceder ao seu percurso académico e, nas opções do lado direito, selecionar "Comprovativo de pedido de bolsa de estudos" e fazer o upload do documento digitalizado.

Caso pretenda uma Fatura em nome de uma empresa, o pagamento da propina terá de ser efetuado na Tesouraria da FEUP, acompanhado dos seguintes elementos (nome, n.º de contribuinte e morada da entidade a emitir na fatura).

Os estudantes abrangidos por Situações Especiais de Propinas terão de entregar os documentos previstos, nos Serviços Académicos, até ao final do prazo de matrículas/inscrições.




Fotografia

O estudante deverá colocar uma fotografia, editando no lápis vermelho junto ao espaço da fotografia, na sua página de estudante no SIGARRA. A fotografia só estará disponível no SI após se dirigir ao helpdesk do CICA para validação in loco da mesma. Também pode optar por tirar a fotografia no helpdesk do CICA.

* Procedimento para geração de Referências Multibanco

1. Clicar na imagem MB associada ao valor (prestação de propina, seguro escolar) que pretende pagar.
2. Confirmar os dados apresentados e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada.
3. Clicando em "voltar à conta corrente" irá novamente encontrar a referência gerada.
4. Deverá repetir aos passos anteriores para cada um dos valores a pagar (propina e seguro escolar).
5. Caso pretenda realizar o pagamento da totalidade da propina ou mais do que uma prestação, deverá selecionar o número de prestações que pretende e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada.

Cartão da U.Porto

O pedido de cartão da U.Porto deverá ser realizado através do SIGARRA (Opções Pessoais da página do estudante) -> Cartão U. Porto e envolve os seguintes passos:

  1. Ter fotografia disponível no SIGARRA
  2. Preencher um pedido de Cartão U.PORTO (Ficha-Foto) - basta escolher o nome a gravar no cartão;
  3. Quando o cartão estiver pronto para ser entregue ao estudante, o estudante receberá uma notificação no SIGARRA com essa informação.
  4. Levantar o Cartão U.PORTO - no InfoDesk [Edifício A, Piso 0, Entrada da FEUP, 9:30-13:00 e 14:00-17:30] – Normalmente o cartão demora cerca de 2 semanas a ser produzido e estar disponível para entrega.


FAQ - Matrículas e Inscrições
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