Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Paulo Jesus: Exposição Retrospectiva
Você está em: Início > Notícias > Fora de Portas: visita à ETAR de Sobreiras
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Notícias

Fora de Portas: visita à ETAR de Sobreiras

8 de novembro | 17h00 | ETAR de Sobreiras

As ações “Fora de Portas: Engenharia Civil à Mostra” numa organização conjunta entre a FEUP, a Reitoria da U.Porto e a Porto Innovation Hub contam, desta vez, com uma visita à ETAR de Sobreiras.

É já no próximo dia 8 de novembro, 5.ª feira, pelas 17h, cujo início será na própria ETAR, com uma palestra conduzida pelo Prof. Joaquim Figueiras (FEUP) e Eng. Elza Ferraz (Águas do Porto, EM).

Contrariamente à maioria das ETARs, que apresentam os vários órgãos em construções separadas e ao mesmo nível, a ETAR de Sobreiras é uma ETAR compacta em que os vários órgãos e reservatórios se encontram num mesmo edifício, dispostos em diferentes níveis de forma a otimizar os processos de tratamento das águas residuais. O efluente que chega à cota baixa é inicialmente elevado para a cota alta, sendo a partir daí a circulação gerada pela ação da gravidade, desnivelando sequencialmente os diferentes órgãos intervenientes no processo. São apresentadas as linhas gerais da conceção da estrutura do edifício que resultou no projeto de execução da obra. 

O processo de tratamento abrange três linhas fundamentais: a linha líquida, a linha de lamas e a linha de desodorização. A linha líquida é constituída por gradagem, desarenamento, desengorduramento, decantação primária lamelar, tratamento biológico por lamas ativadas, filtração terciária em areia e desinfeção UV. As lamas biológicas são espessadas por flotação, misturadas com as lamas primárias removidas, seguindo-se um processo de desidratação por centrifugação e estabilização química com cal. Dadas as características da instalação e da envolvente habitacional, o ar poluído é tratado em torres de lavagem química.

Local de encontro: 17h na ETAR de Sobreiras – R. de Paulo da Gama 470, 4150-589 Porto.
Duração prevista: 1h30

Recomendações importantes:
- Aconselhável o uso de calçado impermeável/botas de água e roupa confortável.
- A visita às instalações requer a subida e descida de escadas, pelo que não se aconselha a visita a pessoas com mobilidade reduzida. O local da palestra tem acessibilidade física.

Acesso livre, mediante inscrição prévia.

Esta atividade requer inscrição prévia.

Mais informações no site www.mostra.up.pt – secção Programa: Pós-Mostra



::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: 
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-11-16 às 16:31:08 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais