Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Formação de utilizadores da Biblioteca
Você está em: Início > Notícias > FEUP usa robôs para melhorar aplicadores de tinta
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Notícias

FEUP usa robôs para melhorar aplicadores de tinta

Projeto "Avaliação e Teste de Aplicadores de Tinta"

Com o objetivo de promover a melhoria contínua da qualidade dos seus produtos, a empresa ‘Pincelaria Pardal’ juntou-se à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) para estudar e encontrar novas técnicas para testar aplicadores de tinta.

Enquadrado no âmbito do projeto “Avaliação e Teste de Aplicadores de Tinta”, e apoiado pelo Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico – Vale Oportunidade de Investigação - Portugal 2020, o trabalho desenvolvido ao longo de 12 meses tem permitido estudar novas técnicas para testar aplicadores de tinta e melhorar a sua adaptação às tintas.

Para o efeito foram desenvolvidos diversos protocolos de aplicação de tinta de forma automática, recorrendo a um robô industrial de seis eixos e a diversas tintas, substratos, trinchas e rolos.

A equipa da Faculdade de Engenharia é coordenada por Joaquim Gabriel Mendes, docente da FEUP do grupo de automação, instrumentação e controlo e integra ainda o Docente António Mendes Lopes, ambos do Departamento de Engenharia Mecânica, e a docente do Departamento de Engenharia Civil Maria de Lurdes Lopes, bem como o bolseiro Paulo Miguel Pereira.

A colaboração entre a empresa Pardal e a FEUP não se esgota aqui, uma vez que se esboçam já algumas dissertações de mestrado para o desenvolvimento de equipamento específico para o fabrico de aplicadores.

Logo


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: 
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-10-24 às 02:16:14 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais