Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Formação de utilizadores da Biblioteca
Hoje é domingo
Você está em: Início > Notícias > Dados do Ciclo de Palestras sobre Computação e Informação Quânticas
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Notícias

Dados do Ciclo de Palestras sobre ''Computação e Informação Quânticas''

17 de outubro | 14h30 | B032 | FEUP

A computação quântica: ficção ou realidade? É a pergunta do momento, com resposta à qual ninguém parece já ter dúvidas. A computação quântica vai passar a fazer parte da nossa vida, num futuro não muito distante. Quem o garante são os gigantes da tecnologia – empresas e universidades – que têm apostado no desenvolvimento de hardware e software capaz de viabilizar toda esta transformação tecnológica, a qual se vai com certeza espalhar rapidamente pelo mundo.

Será sobre estes  desafios que o software quântico vai trazer – não só aos académicos, mas sobretudo ao cidadão comum – que Luís Soares Barbosa, investigador da Universidade do Minho, vai falar  esta quarta-feira, 17 de outubro, a partir das 14h30, na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), durante a segunda sessão do Ciclo de Computação Quântica, organizado pelo Departamento de Engenharia Física da FEUP.

“Neste momento, o papel da engenharia de software não pode ser subestimado. Ela é um fator crítico no que diz respeito à fiabilidade das infra-estruturas informáticas, e é um cenário com tendência a complicar-se à medida que os sistemas quânticos forem mais difíceis de programar e testar”, garante Luís Soares Barbosa.

Esta é então a segunda de quatro sessões que vão decorrer na FEUP até dezembro, relacionadas com este tema. De acordo com Luís Martelo e Paulo Sá, professores de física da faculdade, trata-se de uma oportunidade única “para se ouvirem especialistas nestas matérias, de as discutir entre estudantes, docentes e investigadores, bem como uma ocasião para que estes assuntos se tornem conhecidos pelo público em geral”.

A sessão terá lugar sala B032 da FEUP. A entrada é livre.



Cartaz

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: 
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC

 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-10-21 às 03:12:05 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais