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Notícias

Inscrições em Ano Letivo 2018/19

De 24 de agosto a 3 de setembro de 2018 - Prolongado até 5 de setembro


- LICENCIATURA
- MESTRADOS INTEGRADOS

- MESTRADOS
- PROGRAMAS DOUTORAIS
- ESTUDOS AVANÇADOS


A inscrição em ano letivo é válida com a submissão do boletim de inscrição, ficando automaticamente com o estado a frequentar. A inscrição em unidades curriculares ficará condicionada até ao pagamento de propinas ou apresentação de comprovativo de candidatura a bolsa.

A inscrição em unidades curriculares é imprescindível para adquirir a qualidade de estudante. A inscrição nas turmas não substitui a inscrição nas unidades curriculares e tem efeito nulo sem esta.

Prazos

As inscrições são via WEB e decorrerão de 24 (a partir das 11h00) de agosto a 3 de setembro de 2018 - Prolongado até 5 de setembro de 2018

Para qualquer dúvida/problema poderá enviar e-mail para acesso.ingresso@fe.up.pt indicando o n.º de estudante ou, nos dias 29 de agosto a 5 de setembro, das 10h00 às 13h00, dirigir-se à sala B 201 (edifício B, 2.º andar).

As inscrições realizadas fora deste prazo estão sujeitas ao pagamento de um emolumento de prática de atos fora de prazo, de acordo com a Tabela de Emolumentos da UP e Despacho n.º7/2016 do Diretor da FEUP:

- De 6 a 12 de setembro: 22,00¤
- De 13 a 19 de setembro: 55,00¤

O pagamento do emolumento relativo à prática de atos fora de prazo poderá ser efetuado através de referências multibanco, que podem ser geradas na conta corrente de estudante, ou na Tesouraria da FEUP. Após a regularização do emolumento, poderá aceder ao sistema e inscrever-se em unidades curriculares.

Os estudantes de Programas Doutorais que se matricularam entre janeiro e junho deverão consultar o seguinte procedimento.


Informações importantes para a sua vida académica na FEUP

1. Se possui condições para usufruir de regalias especiais consulte o Espaço Informativo dos Serviços Académicos, onde constam os prazos estipulados e procedimento para requerer o respetivo estatuto.

2. Os estudantes que realizem exames na segunda chamada da época especial para conclusão do ciclo de estudos ou na época especial destinada a portadores de estatutos especiais, cujos períodos de exames coincidam com o primeiro semestre do ano letivo seguinte (setembro, outubro e novembro), dispõem de 10 dias úteis, contados a partir da data do lançamento da última classificação, para regularizarem/ajustarem a inscrição em unidades curriculares (ver condições de acesso a época especial de conclusão). Para tal, deverão apresentar nos Serviços Académicos boletim de inscrição em unidades curriculares validado pelo Diretor do Ciclo de Estudos.

3. Só poderá inscrever-se em unidades curriculares de um determinado ano curricular após a inscrição obrigatória a todas as unidades curriculares de anos curriculares anteriores.

4. Para solicitar creditação de formação realizada ou de experiência profissional obtida no decurso do ano letivo anterior, terá de efetuar o pedido durante o período de inscrições (até 5 de setembro) na sua página pessoal de estudante através da opção "Reconhecimentos" / "Lista de pedidos de reconhecimentos" /"Criar Pedido de reconhecimento". Excecionalmente, poderá efetuar o pedido de creditação até 31 de outubro, também na sua página pessoal de estudante, estando este sujeito à aplicação do emolumento de prática de atos fora de prazo.
Para mais informação sobre creditação consulte o Espaço Informativo do Estudante.

5. Os estudantes que optem pelo regime:

- a tempo integral podem inscrever-se, na Universidade do Porto, no máximo a 75 ECTS num ano letivo, com um máximo de 42 ECTS por semestre (ver Regulamento "Número máximo de créditos a que cada estudante se pode inscrever em cada ano e semestre letivos").
Na FEUP, os estudantes poderão inscrever-se a unidades curriculares até ao limite de 81 ECTS em duas situações: para conclusão de ciclo de estudos e em inscrição em mais de um ciclo de estudos (não podendo ultrapassar o limite de 75 ECTS no seu ciclo de estudos da FEUP). Para tal deverão em momento coincidente com o período de inscrição em unidades curriculares, ou aquando da inscrição em exames da época especial para conclusão do ciclo de estudos (decorrente da frequência da Dissertação em exclusividade), apresentar boletim de inscrição em unidades curriculares validado pelo Diretor do Ciclo de Estudos.
Nota: A formação em línguas (formação contínua/inscrição em unidades curriculares singulares) não é contabilizada relativamente a estes limites de ECTS.

- a tempo parcial podem inscrever-se até um máximo de 37,5 ECTS anuais de um determinado ciclo de estudos (ver Regulamento do Regime de Estudante a Tempo Parcial da Universidade do Porto e regras).
Nota: A formação em línguas (formação contínua/inscrição em unidades curriculares singulares) não é contabilizada relativamente a este limite de ECTS.

Excetuam-se do ponto anterior as inscrições em unidades curriculares relativas ao trabalho de investigação e de elaboração da dissertação, tese, estágio ou projeto e respetivos relatórios em que o número de ECTS é superior ao limite estipulado no ponto anterior. Atendendo a que não é possível o fracionamento de ECTS, o limite de 37,5 ECTS poderá ser ultrapassado, contando, no entanto, para efeitos de tempo mínimo para entrega de dissertação, tese, estágio ou projeto e respetivo relatório o correspondente a duas inscrições em tempo parcial por cada ano curricular.
Uma vez que o sistema não permite a inscrição a mais de 37,5 ECTS, deverá inscrever-se a tempo integral e entregar ou enviar por e-mail para acesso.ingresso@fe.up.pt até 5 de setembro o formulário de Alteração do Regime de Estudos, sendo os Serviços Académicos a garantir a alteração do regime.

Durante o período de inscrição (até 5 de setembro), os estudantes podem efetuar a alteração do regime de tempo integral para o regime de tempo parcial, ou vice-versa, de acordo com a informação constante nesta notícia, no ponto 6 do Procedimento de Inscrição. Os trabalhadores-estudantes que apenas obtenham o estatuto no início do 2.º semestre poderão proceder à alteração do regime de dedicação para tempo parcial no prazo estipulado e respeitando os limites de créditos ECTS estabelecidos no Despacho N.º GR.01/04/2014.

Aos cursos de Estudos Avançados não é aplicável o Regulamento do Regime de Estudante a Tempo Parcial da Universidade do Porto.

6. Para poderem aceder aos exames finais da época especial de conclusão de ciclo de estudos, os estudantes têm de ter obtido frequência às unidades curriculares a que requerem exame, segundo o descrito na respetiva ficha de cada unidade curricular.

IMPORTANTE: os estudantes de mestrado integrado que ingressam no 4º ano devem dar particular atenção à forma como realizam a inscrição no ano letivo: ao ingressarem mais tarde no 5º ano, não poderão obter frequência a Unidades Curriculares que ocorram no semestre da "Dissertação", dado que esta é realizada em regime de exclusividade.

No ano letivo de 2018/19 os estudantes que não tenham obtido frequência às unidades curriculares que pretendem realizar na época especial de conclusão de ciclo de estudos devem contactar a Direção do ciclo de estudos por forma a que seja analisada a sua situação.


7. A alteração da inscrição em unidades curriculares (anulação e/ou inscrição) poderá ser efetuada dentro dos seguintes prazos:

- Alterações a unidades curriculares do 1º semestre, do 2º semestre e anuais: 6 a 30 de setembro de 2018.
- Alterações a unidades curriculares do 2º semestre: 28 de janeiro a 26 de fevereiro de 2019.

8. Os estudantes de mobilidade OUT não poderão inscrever-se às unidades curriculares da FEUP indicadas no seu compromisso de reconhecimento académico, nem às unidades curriculares do semestre em que se encontram em mobilidade (desta forma o seu nome não constará nas pautas).
Note-se, no entanto, que se mantém igualmente nestes casos o limite de ECTS indicado no ponto 5. 

9. Para informações sobre Necessidades Educativas Especiais consulte a página correspondente no sistema de informação.

10. Após realizar a inscrição em ano letivo, poderá aceder à declaração multiusos assinada digitalmente que se encontra disponível na opção "Declaração multiusos" na sua página pessoal de estudante.
Caso pretenda efetuar um pedido de certidão, deverá aceder à opção "Certificados" na sua página pessoal de estudante. Para mais informações poderá consultar a página da Certificação.

11. Para resolução de problemas relacionados com a sua inscrição é necessário apresentar o boletim de inscrição, pelo que recomendamos que no momento da inscrição, ou de qualquer alteração da mesma, proceda à sua impressão.


Estudantes abrangidos pelo estatuto de estudante internacional

Decreto-Lei n.º 36/2014 de 10 de março - Regulamenta o estatuto do estudante internacional a que se refere o n.º 7 do artigo 16.º da Lei n.º 37/2003, de 22 de agosto, que estabelece as bases do financiamento do ensino superior, alterado por:
   Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho;
   Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 de agosto.


Regulamento n.º 205/2014 de 27 de maio - Regulamento de aplicação do estatuto de estudante internacional na Universidade do Porto

Consultar informação sobre propinas referentes a estudantes abrangidos pelo estatuto de estudante internacional.



Pagamento de propinas

Regulamento de propinas da Universidade do Porto

Valores de propinas para 2018/2019

Para mais informação sobre propinas consulte o Espaço Informativo do Estudante.

A primeira prestação de propinas e o seguro escolar têm de ser liquidados até 5 de setembro, preferencialmente através de referências multibanco que podem ser geradas na sua conta corrente*, ou na Tesouraria da FEUP.
No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, deverá realizar uma transferência bancária, com as despesas por conta do ordenante, utilizando os dados do documento anexo.
Seguidamente, deverá enviar o comprovativo da transferência bancária para acesso.ingresso@fe.up.pt, com os seguintes dados:
- nome do ordenante e nome do candidato/estudante, bem como indicação da finalidade do pagamento (candidatura, taxa de matrícula, propina, etc.).

No caso de ser candidato a bolsa de estudos no presente ano letivo, deverá no processo de inscrição selecionar a instituição a que se candidatou. Terá um prazo de 60 dias para apresentar o comprovativo de candidatura a bolsa (os candidatos a bolsa SASUP estão dispensados de apresentação deste comprovativo). Para tal, deverá aceder ao seu percurso académico e, nas opções do lado direito, selecionar "Comprovativo de pedido de bolsa de estudos" e fazer o upload do documento digitalizado.

Caso pretenda uma Fatura em nome de uma empresa, o pagamento da propina terá de ser efetuado na Tesouraria da FEUP acompanhado dos seguintes elementos: nome, n.º de contribuinte e morada da entidade a emitir a fatura.

Os estudantes abrangidos por Situações Especiais de Propinas terão de entregar os documentos previstos, na sala acima indicada, até ao final do prazo de inscrições, ou nos Serviços Académicos.


Procedimento de Inscrição - Como efetuar a inscrição on-line

Inscrição

1. Para efetuar a inscrição via Web deverá validar-se no SIGARRA com o seu login e password.

2. De seguida, deverá aceder ao link "Acesso às inscrições" que se encontra no final desta notícia.

3. Após o acesso ao módulo de inscrições em unidades curriculares, deverá responder aos inquéritos que lhe são apresentados de forma automática. Só após ter respondido aos inquéritos é que pode efetuar a inscrição, devendo preencher os dados solicitados em cada etapa do formulário de inscrição.

Caso esteja previsto no plano de estudos do seu ciclo de estudos/curso a inscrição em qualquer unidade curricular da Universidade do Porto, terá de selecionar na caixa de opções (lado direito do ecrã) o apontador "incluir unidade curricular", aparecendo todas as unidades curriculares da UP com vagas para inscrição. Depois de incluir a UC pretendida, terá de selecioná-la na proposta de inscrição e submeter para efetivar a inscrição. Se o Plano de Estudos contemplar a possibilidade de inscrição em mais de uma unidade curricular da Universidade do Porto, deverá repetir o procedimento.

4. Após a submissão da inscrição em unidades curriculares, terá de efetuar a escolha do plano de pagamento de propinas.

5. No final, terá uma mensagem que o reencaminhará para a sua conta corrente onde poderá gerar as referências multibanco*.

6. Na proposta de inscrição é apresentado um apontador nas opções do lado direito da página intitulado "Alterar regime de inscrição", que permite a alteração do regime (não aplicável a Cursos de Estudos Avançados) durante o período em que decorrem as inscrições e as alterações às inscrições do 1.º semestre.
Após alteração do regime deverá verificar a sua conta corrente.

7. Após conclusão do processo, deverá imprimir o boletim de inscrição, em opções do lado direito da página.


* Procedimento para geração de Referências Multibanco

1. Clicar na imagem MB associada ao valor (prestação de propina ou seguro escolar) que pretende efetuar o pagamento.
2. Confirmar os dados apresentados e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada.
3. Clicando em "voltar à conta corrente" irá novamente encontrar a referência gerada.
4. Deverá repetir os passos anteriores para cada um dos valores a pagar (prestação de propina ou seguro escolar).
5. Caso pretenda realizar o pagamento da totalidade da propina ou mais do que uma prestação, deverá selecionar o número de prestações que pretende e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada.



Cartão da U.Porto

O pedido de cartão da U.Porto deverá ser realizado através do SIGARRA (Opções Pessoais da página do estudante) -> Cartão U. Porto e envolve os três passos seguintes:

1. Preencher um pedido de Cartão U.PORTO (Ficha-Foto) - basta escolher o nome a gravar no cartão;
2. Quando o cartão estiver pronto para ser entregue ao estudante, este receberá uma notificação no SIGARRA com essa informação.
3. Levantar o Cartão U.PORTO - no InfoDesk [Edifício A, Piso 0, Entrada da FEUP, 9:30-13:00 e 14:00-17:30] – Normalmente o cartão demora cerca de 3 semanas a ser produzido e estar disponível para entrega.



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