Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Galpshare
Você está em: Início > Notícias > Palestra: Análise do Vento no Centro de Lançamento de Alcântara
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Notícias

Palestra: Análise do Vento no Centro de Lançamento de Alcântara

19 de janeiro | 10h30 | Sala B011 | FEUP

Palestra: Análise do Vento no Centro de Lançamento de Alcântara, Brasil, proferida por Gilberto Fisch - Investigador Titular do Instituto de Aeronaútica e Espaço (IAE), São Jose dos Campos, Brasil. Vai ter lugar na próxima sexta-feira 19 de Janeiro, às 10h30 na sala B011 da FEUP.

Resumo;
O Centro de Lançamento de Alcântara é o porto espacial brasileiro e situa-se na costa litorânea do norte do Nordeste do Brasil. Nesta região, tem-se a presença dos ventos alíseos, acoplados com uma circulação de brisa marítimica. Os estudos que são realizados neste local visam determinar o regime de vento, através de diferentes técnicas (medições in situ, ensaios em túnel de vento, simulações numéricas utilizando-se WRF e CFD). Com relação as dados observacionais, são realizadas medidas com torres anemométricas (2 torres, sendo 1 torre instalada em 1995 de 70 m e outra instalada em 2016 de 100 m); medidas com um minisodar de 200 m, uma série (10) de mastros anemométricos a 10 m e medidas de anemómetro sónico. Este conjunto de dados permitiram analisar o perfil vertical e a variabilidade horizontal do vento, bem como a influência da circulação de brisa marítimica. Paralelamente e de forma complementar, são realizados simulações numéricas com diferentes modelos atmosféricos (WRF para estudos de mesoescala de resolução de 1 km e LES-PALM para investigações de microescala da ordem de dezenas de metros) e de Computational Fluid Dynamics (CFD) com resolução de alguns poucos metros. Adicionalmente, já foram realizados estudos de ensaios em túnel de vento (3 túneis de vento com diferentes características e Re) usando sensores de fio quente e de Particle Image Velocimetry. Nesta apresentação serão abordados os diferentes resultados já alcançados.


:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: 
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-06-21 às 07:51:49 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais