Saltar para:
This Page in English   Ajuda Contextual   
Hoje é domingo FEUP
Você está em: CICA > Notícias > Acreditação Internacional do CSIRT.FEUP
Autenticação




Acreditação Internacional do CSIRT.FEUP

A FEUP é a primeira Instituição de Ensino Superior Português a possuir um CSIRT acreditado internacionalmente

"On behalf of all accredited teams and the TI crew we welcome you as newly accredited team!"

Foi esta a frase que recentemente chegou ao Centro de Informática Prof. Correia de Araújo (CICA) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e que encheu de orgulho a equipa de segurança informática da Faculdade. De facto, foi um passo da maior importância para um projecto que arrancou no CICA há cerca de 3 anos e cuja fase de acreditação internacional se iniciou no primeiro trimestre de 2006.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são hoje um dos meios indispensáveis para a actividade diária das Organizações. Actualmente é indiscutível que as Organizações têm que incorporar tecnologia nos seus processos produtivos e marcar uma presença forte nomeadamente na Internet, como forma de estarem à altura das necessidades da actual sociedade do conhecimento.
Este esforço para conseguir colocar a Organização online pode, paradoxalmente, representar importantes perigos à própria Organização se esta não acautelar devidamente vários aspectos, nomeadamente os relacionados com a segurança informática.

Os incidentes de segurança informática tornaram-se um elemento de fortíssima preocupação aos mais diversos níveis - desde o económico ao da segurança pública ou internacional. A resposta aos mesmos, por sua vez, surgiu de uma forma evolutiva. Foram criadas as primeiras equipas conhecidas pela sigla CERT, de Computer Emergency Response Team, tendo-lhes sido atribuída a incumbência de prever e coordenar a resposta a possíveis incidentes. Num processo natural, estas equipas reorientaram o seu vector de actuação para um âmbito mais genérico - o das CSIRT - Computer Security Incident Response Teams. Rapidamente se verificou, por fim, que o trabalho efectivo das CSIRT impunha uma acção coordenada entre as diferentes equipas, baseado numa relação de confiança sólida entre todas.

Com o intuito de solucionar o último problema, foi criado o serviço Trusted Introducer (TI). Originalmente coordenado pela TERENA, o "TI" foi desenvolvido por Don Stikvoort e Klaus-Peter Kossakowski, tendo sido o seu trabalho revisto pela comunidade de CSIRTs europeus. Desde 1 de Setembro de 2000 que o "Trusted Introducer" representa e identifica oficialmente o grupo de equipas reconhecidas como dedicadas à problemática de segurança informática, dividindo-as em dois grupos: -As equipas em estado "listed" - aquelas cuja existência e trabalho são reconhecidos, e as em estado "accredited". Estas últimas, onde o CSIRT.FEUP está agora integrado, representam um conjunto mais restrito de equipas que trabalham entre si a um nível muito mais íntimo, com acesso exclusivo a recursos e informação específica para o desenvolvimento da actividade conjunta.

O CSIRT.FEUP, que é a equipa de resposta a incidentes de segurança informática da FEUP, tinha já evidenciado a sua competência publicamente em várias ocasiões, de que se destaca, a título de exemplo, o momento em que um dos seus colaboradores identificou e comunicou devidamente um problema de segurança que poderia ter afectado centenas de sistemas grid a nível mundial - incluindo sistemas em departamentos governamentais de defesa e energia. A acreditação da equipa pelo "Trusted Introducer" vem, agora, premiar o seu trabalho e consolidar o seu reconhecimento.


A FEUP tornou-se, assim, a primeira Instituição de Ensino Superior Português a possuir um CSIRT acreditado internacionalmente.

Em Portugal existem agora duas Instituições acreditadas: o CSIRT.FEUP (http://csirt.fe.up.pt ) da FEUP e o CERT.PT (http://www.cert.pt/) da FCCN.

Este feito conseguido pelo CSIRT.FEUP potencia não só o orgulho, mas a determinação do CICA na continuidade do desenvolvimento de um trabalho sério e cada vez mais construtivo.


Página web do CSIRT.FEUP
http://csirt.fe.up.pt


Página web onde consta a acreditação do CSIRT.FEUP
http://www.trusted-introducer.nl/teams/alpha_LICSA.html

Alguns links para notícias na imprensa
Notícias na imprensa
Opções
Página gerada em: 2017-05-28 às 17:42:50