Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Curso Culinária Saudavel
Você está em: Início > Notícias > Encontro Nacional de Ciência Cidadã
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Notícias

Encontro Nacional de Ciência Cidadã

26 de outubro | 10h00 - 17h30 | Lisboa - Teatro Thalia

A investigação e os processos de inovação desenvolveram-se exponencialmente ao longo do século XX, acompanhando a necessidade e a tendência para a democratização do acesso ao conhecimento e dos seus benefícios para a sociedade.

Expressões como “responsabilidade social”, “investigação responsável”, “public engagement”, “investigação colaborativa”, “co-criação” ou “ciência cidadã” constituem hoje uma evolução na forma como a ciência é pensada, criada, comunicada e apropriada.

Esta evolução, e a sua integração no paradigma da Ciência Aberta, tem criado contextos de inclusão de múltiplos atores sociais na participação ativa em processos científicos e na definição de agendas de investigação, alinhando os processos e os resultados da ciência com as expectativas, as necessidades e os desafios da sociedade.

É neste contexto que se realiza o Encontro Nacional de Ciência Cidadã que tem como objetivos:

  • Dar a conhecer os princípios e fundamentos da Ciência Cidadã
  • Promover o aumento da participação e envolvimento dos cidadãos nas atividades científicas, na partilha e construção colaborativa do conhecimento
  • Capacitar para a utilização, gestão, partilha e curadoria de dados de investigação
  • Identificar, mapear e agregar iniciativas, projetos, campanhas e desafios de ciência cidadã em Portugal
  • Alinhar com atividades transnacionais e internacionais de participação cidadã e/ou envolvimento dos cidadãos na resolução de desafios
  • Estimular a criação de uma comunidade de Ciência Cidadã
  • Iniciar o debate para a criação de uma Estratégia Nacional para a Ciência Cidadã

Até 20 de outubro, está aberta a submissão de propostas de apresentações para o painel: “O Meu Projeto de Ciência Cidadã em 3 Minutos”. (http://www.ciencia-aberta.pt/ciencia-cidada)

A participação é gratuita, mas requer inscrição obrigatória.



:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: 
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-11-24 às 16:23:06