Curso Culinária Saudavel

Mapa das Instalações

Encontro Nacional de Ciência Cidadã

26 de outubro | 10h00 - 17h30 | Lisboa - Teatro Thalia

A investigação e os processos de inovação desenvolveram-se exponencialmente ao longo do século XX, acompanhando a necessidade e a tendência para a democratização do acesso ao conhecimento e dos seus benefícios para a sociedade.

Expressões como “responsabilidade social”, “investigação responsável”, “public engagement”, “investigação colaborativa”, “co-criação” ou “ciência cidadã” constituem hoje uma evolução na forma como a ciência é pensada, criada, comunicada e apropriada.

Esta evolução, e a sua integração no paradigma da Ciência Aberta, tem criado contextos de inclusão de múltiplos atores sociais na participação ativa em processos científicos e na definição de agendas de investigação, alinhando os processos e os resultados da ciência com as expectativas, as necessidades e os desafios da sociedade.

É neste contexto que se realiza o Encontro Nacional de Ciência Cidadã que tem como objetivos:

• Dar a conhecer os princípios e fundamentos da Ciência Cidadã
  • Promover o aumento da participação e envolvimento dos cidadãos nas atividades científicas, na partilha e construção colaborativa do conhecimento
  • Capacitar para a utilização, gestão, partilha e curadoria de dados de investigação
  • Identificar, mapear e agregar iniciativas, projetos, campanhas e desafios de ciência cidadã em Portugal
  • Alinhar com atividades transnacionais e internacionais de participação cidadã e/ou envolvimento dos cidadãos na resolução de desafios
  • Estimular a criação de uma comunidade de Ciência Cidadã
  • Iniciar o debate para a criação de uma Estratégia Nacional para a Ciência Cidadã

Até 20 de outubro, está aberta a submissão de propostas de apresentações para o painel: “O Meu Projeto de Ciência Cidadã em 3 Minutos”. (http://www.ciencia-aberta.pt/ciencia-cidada)

A participação é gratuita, mas requer inscrição obrigatória.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.

Copyright 1996-2017 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-11-24 às 16:23:06