Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Horário de Verão Biblioteca
Você está em: Início > Notícias > Regulamento Concurso de Ideias A U.Porto do Futuro: uma visão multidisciplinar
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Notícias

Regulamento Concurso de Ideias 'A U.Porto do Futuro: uma visão multidisciplinar'

Participações de 8 de junho a 14 de julho

concurso ideias

CONCURSO DE IDEIAS - FIGURA EMINENTE U.PORTO 2017

É reconhecido que as instituições devem preocupar-se em homenagear aqueles que melhor a serviram no passado e que contribuíram de maneira especial para o seu engrandecimento e prestígio, não só como gesto de reconhecimento, mas também como motivação para o empenho e dedicação de todos os servidores atuais e futuros.

A Universidade do Porto tem promovido a homenagem aos que mais se distinguiram no serviço que prestaram à sua Universidade, e à sociedade em geral, através da escolha em cada ano civil de uma Figura Eminente a que é associado um programa de homenagem específico, a decorrer ao longo do ano.

Para o ano de 2017 pretende a Universidade do Porto homenagear o Prof. Manuel Corrêa de Barros Júnior como Figura Eminente da sua Faculdade de Engenharia, por considerar que a atividade que exerceu, tanto ao nível académico como de engenheiro e cidadão, deixou marcas relevantes na sua época e influenciou decisivamente as gerações de jovens que com ele conviveram como seus estudantes.

As razões desta homenagem estão ancoradas na excelência das atividades que realizou tanto ao nível académico como profissional, mas também na peculiaridade de uma atividade intelectual excecional e fora do comum, com forte pendor multidisciplinar, apresentando trabalhos em áreas muito diversas das da sua atividade profissional, destacando-se os realizados nos domínios da filosofia, da linguística e da música.

Hoje em dia, é sobejamente reconhecido que a multidisciplinaridade é essencial para o exercício da atividade profissional, seja no ensino, na investigação ou no meio empresarial, sendo por isso indispensável que seja considerada na formação conferida pelo ensino superior.

É genericamente aceite, até desejável, que os estudantes contribuam para as dinâmicas de progresso das suas universidades, nomeadamente através da crítica construtiva sobre as atividades e gestão das mesmas, quer constantemente elevando as expectativas do que esperam das mesmas, quer ainda através da apresentação de ideias criativas, estimulantes e geradoras de desassossego aos seus órgãos de gestão.

Neste sentido, no âmbito das comemorações da Figura Eminente U.Porto 2017, pretende-se levar a cabo um concurso de ideias, tão disruptivas quanto possível, aberto aos estudantes da U.Porto de modo a que, individualmente ou em grupo, se sintam impelidos a participar a fim de poderem deixar uma marca pessoal na evolução da sua Universidade. 

REGULAMENTO DO CONCURSO

  1. Objetivos
    1.1. Homenagear a figura do Prof. Manuel Corrêa de Barros Júnior, realçando a sua vasta cultura e capacidade multidisciplinar como incentivo para as atividades da U.Porto, tanto ao nível da formação como da investigação.

1.2. Convocar a comunidade estudantil e de antigos estudantes da U.Porto para a apresentação de ideias inovadoras com vista à expansão da multidisciplinaridade nas atividades da sua Universidade.

1.3. Reunir ideias, tão disruptivas quanto possível, que possam contribuir para o alargamento da cooperação e da ação multi- e interdisciplinar na U.Porto, visando aumentar a qualidade das atividades que a U.Porto desenvolve, no âmbito de uma estratégia que busca o progresso constante da Universidade.

1.4. Envolver e responsabilizar mais intensamente os estudantes nas atividades e na trajetória de progresso permanente da U.Porto. 

  1. Modo de participação

2.1. A participação no concurso implica o cumprimento de todos os requisitos no presente Regulamento.

2.2. Todos os estudantes e alumni da U.Porto podem concorrer, individualmente ou em grupo.

2.3. Os trabalhos a concurso deverão ser enviados para figura.eminente@fe.up.pt com indicação clara do nome e dados de contacto do(s) seu(s) autor(es), nomeadamente email da U.Porto, email pessoal e contacto telefónico. 

2.4. O concurso será constituído por duas fases:

2.4.1. Numa primeira fase, entre 8 de junho e 14 de julho, os participantes deverão expor numa página A4 (máximo 2000 carateres, incluindo espaços) uma ideia que considerem inovadora para fomentar a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade, devendo caracterizar bem essa ideia, descrever a forma como ela poderia ser concretizada na U.Porto e ainda o modo como se poderá avaliar o impacto da sua implementação;

2.4.1.1. As três melhores propostas, a anunciar a 20 de julho, passarão à segunda fase do concurso, recebendo o feedback por parte do júri relativamente aos aspetos que poderão ser dignos de um maior enfoque.

2.4.2. Na segunda fase do concurso, estas propostas deverão ser trabalhadas e apresentadas até ao dia 13 de outubro, para o email figura.eminente@fe.up.pt, em uma das seguintes formas: 

 - um vídeo em formato MP4, WMV ou MOV; o ficheiro de vídeo não deve exceder os 600 MB nem a duração máxima de 3 minutos;

- um ensaio, com o limite máximo de 7 500 carateres, incluindo espaços, apresentado em ficheiro digital em formato Word.  

2.4.3. O trabalho vencedor será comunicado até 15 de novembro.

  1. Avaliação das peças apresentadas a concurso

3.1. As peças apresentadas a concurso serão avaliadas por um júri constituído por representantes das Faculdades de Letras, Belas Artes e Engenharia da Universidade do Porto, de acordo com os seguintes critérios:

  1. Criatividade da proposta
  2. Inovação pedagógica
  3. Simplicidade e exequibilidade de aplicação 
  1. Prémio

4.1. A melhor ideia/proposta receberá vouchers de passagens aéreas que totalizem a quantia de 1000 euros.

4.2. Caso o trabalho tenha sido realizado por um grupo de estudantes, o valor do prémio deverá ser dividido entre os seus membros.

4.3. O júri poderá ainda atribuir até duas menções honrosas.

4.4. A comunicação pública do vencedor e entrega do prémio ocorrerá na cerimónia de encerramento das Comemorações da Figura Eminente da U.Porto 2017, no dia 23 de novembro, no auditório da FEUP.

  1. Entrega e Levantamento dos Prémios
    5.1. A U.Porto responsabiliza-se pela divulgação dos vencedores através dos contactos de email fornecidos, assim como por anúncio no SIGARRA, tanto na página da Reitoria como das Unidades Orgânicas.

5.2. Caso o vencedor não reclame o prémio no prazo de 15 dias a contar do anúncio público dos resultados, o mesmo será atribuído ao 2º classificado, e assim sucessivamente.

5.3. A U.Porto não se responsabiliza por:
- qualquer situação imputável a terceiros que possam afetar a entrega do prémio;
- participações perdidas, atrasadas, inválidas ou corrompidas, as quais não serão consideradas para efeitos de participação no concurso;
- transmissões eletrónicas incompletas que tenham sofrido falhas ou indisponibilidade do serviço de acesso à Internet.

5.4. A U.Porto reserva-se o direito de poder utilizar os trabalhos enviados pelos participantes em futuros suportes e canais de comunicação da U.Porto, com cedência dos direitos de utilização de acordo com a licença Creative Commons - http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/.

  1. Fatores de desclassificação
    6.1 Serão excluídos do concurso, sem aviso prévio, todos os participantes que não cumpram os termos do presente Regulamento.

6.2 A U.Porto reserva-se o direito de excluir do concurso, sem aviso prévio, os participantes que: 
a) assumam uma identidade que não a sua ou apresentem dados falsos, imprecisos ou incompletos
b) tentem defraudar, dificultar, alterar ou inutilizar o bom funcionamento do concurso

  1. 7. Alterações ao Regulamento
    1. A U.Porto reserva-se o direito de alterar, suspender ou cancelar o concurso, em situações de força maior, sem que tal implique qualquer indemnização aos participantes.

7.2. A U.Porto reserva-se o direito de alterar o presente Regulamento sem necessidade de aviso prévio, passando as novas regras a 
vigorar logo após a sua divulgação. Dúvidas ou sugestões podem ser enviadas para figura.eminente@fe.up.pt. 

  1. Calendário

Início do concurso: 08 junho 2017
Entrega das propostas – 1ª fase do concurso: Até 14 julho 2017
Anúncio das propostas que passam à 2ª fase do concurso: Até 20 julho 2017
Entrega dos trabalhos finais: Até 13 outubro 2017
Anúncio do trabalho vencedor: Até 15 novembro 2017
Entrega do prémio: 23 novembro 2017


:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: 
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-08-21 às 07:34:05