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Notícias

Matrículas Concurso Especial Estudante Internacional

de 10 a 21 de março

LICENCIATURA E MESTRADOS INTEGRADOS
- Concurso Especial Estudante Internacional

Prazos

As matrículas/inscrições são via WEB e decorrerão de 10 de março (a partir das 13h) até 21 de março (até às 17h).

Para qualquer dúvida/problema poderá dirigir-se aos Serviços Académicos (sala A001, edifício A) das 09h30 às 16h00 (fazendo-se acompanhar da última password que lhe foi enviada e do Documento de Identificação), ou enviar e-mail para acesso.ingresso@fe.up.pt indicando o n.º de estudante, n.º do documento de identificação (BI, CC ou passaporte), curso a que se candidatou, regime de acesso e fase.

A inscrição em ano letivo é válida com a submissão do boletim de inscrição, ficando automaticamente com o estado a frequentar. A inscrição em unidades curriculares ficará condicionada até ao pagamento de propinas ou apresentação de comprovativo de candidatura a bolsa.

Caso se encontre com algum documento pendente no processo de candidatura (documento solicitado na candidatura que não cumpre os requisitos), deverá entregar nos Serviços Académicos, ou enviar por e-mail para acesso.ingresso@fe.up.pt, o documento definitivo até 20 de março. Só poderá proceder à sua matrícula, até ao dia 21 de março às 17:00 de Portugal, após a entrega/envio desse documento.

Adicionalmente terá de apresentar, nos Serviços Académicos da FEUP até 18 de setembro de 2017, os originais do documento de identificação e do diploma de conclusão/histórico escolar do Ensino Médio devidamente autenticados com a Apostila de Haia pelo que, para proceder à matrícula/inscrição, deverá preencher e enviar para acesso.ingresso@fe.up.pt a declaração disponível em https://sigarra.up.pt/feup/pt/web_gessi_docs.download_file?p_name=F2145601825/CE-EI_Apresenta%E7%E3o%20Documentos%20Originais.pdf

Informações Importantes para a sua Vida Académica na FEUP

1. Se possui condições para usufruir de regalias especiais consulte o Espaço Informativo dos Serviços Académicos, onde constam os prazos estipulados e procedimento para requerer o respetivo estatuto.

2. Só poderá inscrever-se em unidades curriculares de um determinado ano curricular, após a inscrição, obrigatória, a todas as unidades curriculares de anos curriculares anteriores (exceto MIEEC onde se aplicam as regras de precedências).

3. A inscrição em ano letivo/unidades curriculares não dispensa a escolha de turmas e horários, e vice-versa.

4. Os estudantes que optem pelo regime:

- a tempo integral podem inscrever-se, na Universidade do Porto, no máximo a 75 ECTS num ano letivo, com um máximo de 42 ECTS por semestre, exceto aquando da inscrição no primeiro ano pela primeira vez em que esses limites são, respetivamente, de 60 e 30 ECTS (ver Regulamento "Número máximo de créditos a que cada estudante se pode inscrever em cada ano e semestre letivos").
Na FEUP, os estudantes poderão inscrever-se a unidades curriculares até ao limite de 81 ECTS em duas situações: para conclusão de ciclo de estudos e em inscrição em mais de um ciclo de estudos (não podendo ultrapassar o limite de 75 ECTS no seu ciclo de estudos da FEUP), para tal deverão em momento coincidente com o período de inscrição em unidades curriculares, ou aquando da inscrição em exames da época especial para conclusão do ciclo de estudos (decorrente da frequência da Dissertação em exclusividade) apresentar boletim de inscrição em unidades curriculares validado pelo Diretor do Ciclo de Estudos.
Nota: A formação em línguas (formação contínua/inscrição em unidades curriculares singulares) não é contabilizada relativamente a estes limites de ECTS.

- a tempo parcial podem inscrever-se até um máximo de 37,5 ECTS anuais de um determinado ciclo de estudos (ver Regulamento do Regime de Estudante a Tempo Parcial da Universidade do Porto e regras).
Excetuam-se do ponto anterior as inscrições em unidades curriculares relativas ao trabalho de investigação e de elaboração da dissertação, tese, estágio ou projeto e respetivos relatórios em que o número de ECTS é superior ao limite estipulado no ponto anterior. Atendendo a que não é possível o fracionamento de ECTS, o limite de 37,5 ECTS poderá ser ultrapassado, contando, no entanto, para efeitos de tempo mínimo para entrega de dissertação, tese, estágio ou projeto e respetivo relatório o correspondente a duas inscrições em tempo parcial por cada ano curricular.
Uma vez que o sistema não permite a inscrição a mais de 37,5 ECTS, deverá inscrever-se a tempo integral e entregar ou enviar por e-mail para acesso.ingresso@fe.up.pt até 6 de setembro o formulário de Alteração do Regime de Estudos, sendo os Serviços Académicos a garantir a alteração do regime.
Nota: A formação em línguas (formação contínua/inscrição em unidades curriculares singulares) não é contabilizada relativamente a este limite de ECTS.


Durante o período de inscrição (até 21 de março) os estudantes podem efetuar a alteração do regime de tempo integral para o regime de tempo parcial, ou vice-versa, de acordo com a informação constante nesta notícia, no ponto 6 do Procedimento de Inscrição. Os trabalhadores-estudantes que apenas obtenham o estatuto no início do 2.º semestre poderão proceder à alteração do regime de dedicação para tempo parcial no prazo estipulado e respeitando os limites de créditos ECTS estabelecidos no Despacho N.º GR.01/04/2014

5. A alteração da inscrição em unidades curriculares (anulação e/ou inscrição) poderá ser efetuada dentro dos seguintes prazos:

- Alterações a unidades curriculares do 1º e 2º semestre e Anual: 04 a 30 de setembro de 2017
- Alterações a unidades curriculares do 2º semestre: 22 de janeiro a 20 de fevereiro de 2018

6. Para informações sobre Necessidades Educativas Especiais consulte a página correspondente no sistema de informação.

7. Após realizar a inscrição em ano letivo poderá aceder à declaração multiusos assinada digitalmente, que se encontra disponível na opção "Declaração multiusos" na sua página pessoal de estudante.
Caso pretenda efetuar um pedido de certidão deverá aceder à opção "Certificados" na sua página pessoal de estudante. Para mais informações poderá consultar a página da Certificação.

8. Para solicitar creditação de formação realizada ou de experiência profissional, deverá efetuar o pedido durante o período de matrículas (até 21 de março), na sua página pessoal de estudante através da opção "Reconhecimentos" / "Lista de pedidos de reconhecimentos" /"Criar Pedido de reconhecimento". Para mais informação sobre creditação consulte o Espaço Informativo do Estudante 

9. Para resolução de problemas relacionados com a sua inscrição é necessário apresentar o boletim de inscrição, pelo que recomendamos que no momento da inscrição, ou de qualquer alteração da mesma, proceda à sua impressão.

10. Para mais informações sobre matrículas consulte a página correspondente no sistema de informação.

Estudantes Internacionais

Decreto-Lei n.º 36/2014 de 10 de março - Regulamenta o estatuto do estudante internacional a que se refere o n.º 7 do artigo 16.º da Lei n.º 37/2003, de 22 de agosto, que estabelece as bases do financiamento do ensino superior

Regulamento n.º 205/2014 de 27 de maio - Regulamento de aplicação do estatuto de estudante internacional na Universidade do Porto

Consultar informação sobre propinas referentes a estudantes abrangidos pelo estatuto de estudante internacional.

Caso se enquadre no previsto na alínea b) do n.º 2 e o n.º 4 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 36/2014 de 10 de março deverá enviar documento emitido pelos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras.

 
Pagamento de propinas

Regulamento de propinas da Universidade do Porto

Para mais informação sobre propinas consulte o Espaço Informativo do Estudante.
A primeira prestação de propinas têm de ser liquidadas até 21 de março, preferencialmente através de referências multibanco que podem ser geradas através da sua conta corrente*, ou na Tesouraria da FEUP.
No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, deverá realizar uma transferência bancária, com as despesas por conta do ordenante, utilizando os dados do documento anexo.
Seguidamente deverá enviar o comprovativo da transferência para acesso.ingresso@fe.up.pt, com os seguintes dados:
- Nome, morada, país, número de identificação fiscal, nome do ordenante/titular da conta.

No caso de ser candidato a bolsa de estudos no presente ano letivo, deverá no processo de inscrição selecionar a instituição a que se candidatou. Terá um prazo de 60 dias para apresentar o comprovativo de candidatura a bolsa, para tal deverá aceder ao seu percurso académico na página pessoal de estudante e nas opções do lado direito selecionar "Comprovativo de pedido de bolsa de estudos" e fazer o upload do documento digitalizado.

Caso pretenda uma Fatura em nome de uma empresa, o pagamento da propina terá de ser efetuado na Tesouraria da FEUP, acompanhado dos seguintes elementos (nome, n.º de contribuinte e morada da entidade a emitir a fatura).


Procedimento de Matricula - Como efetuar a matrícula on-line


Matrícula

1. O candidato com resultado de candidatura "Colocado" deverá enviar um e-mail para inscricoes@fe.up.pt a solicitar o envio de credenciais para inscrição no ciclo de estudos/curso onde foi colocado.
No e-mail deverá indicar o seu nome completo, número de documento de identificação e ciclo(s) de estudos/curso(s) a que se pretende inscrever.

2. Dado ter ingressado através de Concurso Especial Estudante Internacional e estar abrangido pelo estatuto de estudante internacional (Decreto-Lei n.º 36/2014 de 10 de março), para proceder à matrícula/inscrição deverá preencher e enviar para acesso.ingresso@fe.up.pt a declaração disponível em https://sigarra.up.pt/feup/pt/web_gessi_docs.download_file?p_name=F-1492262501/Declaracao%20Estudantes%20internacionais%20-%20CEEI%20-%202%AA%20fasea.pdf bem com a declaração acima mencionada disponível em https://sigarra.up.pt/feup/pt/web_gessi_docs.download_file?p_name=F2145601825/CE-EI_Apresenta%E7%E3o%20Documentos%20Originais.pdf

3. De seguida deverá aceder ao link "Acesso às inscrições" que se encontra no final desta notícia, validando-se com o login e password que recebeu no e-mail.

4. Após o acesso ao módulo de inscrições em unidades curriculares deve responder aos inquéritos que lhe são apresentados de forma automática. Só após ter respondido aos inquéritos é que pode efetuar a matrícula.
Deverá preencher os dados solicitados em cada etapa do formulário de inscrição.
Caso esteja previsto no plano de estudos do seu ciclo de estudos a inscrição em qualquer unidade curricular da Universidade do Porto, terá de selecionar na caixa de opções (lado direito do ecrã) o apontador "incluir unidade curricular", aparecendo todas as unidades curriculares da UP com vagas para inscrição. Depois de incluir a UC pretendida, na proposta de inscrição terá de a selecionar e submeter para efetivar a inscrição. Se o Plano de Estudos contemplar a possibilidade de inscrição em mais de uma unidade curricular da Universidade do Porto, deverá repetir o procedimento.
Caso tenha um pedido de creditação pendente de finalização, na sua proposta de inscrição deverá selecionar pelo menos uma unidade curricular das apresentadas para formalizar a sua matrícula. Após a publicação do resultado do pedido de creditação deverá, no prazo de 10 dias, proceder à regularização da sua inscrição.

5. Após a submissão da inscrição em unidades curriculares terá de efetuar a escolha do plano de pagamento de propinas.

6. Após conclusão do processo deverá imprimir o boletim de inscrição, em opções do lado direito da página.

7. Na proposta de inscrição de cada estudante é apresentado um apontador em opções do lado direito da página intitulado "Alterar regime de inscrição", que permite a alteração do regime durante o período em que decorrem as inscrições e as alterações às inscrições do 1.º semestre.
Nota: Caso efetue a alteração do regime após ter realizado a escolha do plano de pagamento de propinas, terá de enviar um e-mail para (acesso.ingresso@fe.up.pt), a solicitar o ajuste do plano de pagamento.

8. No final terá uma mensagem que o reencaminhará para a sua conta corrente onde poderá gerar as referências multibanco*.


Fotografia
O estudante deverá colocar uma fotografia, na opção configurar, na sua página de estudante no SI. A fotografia só estará disponível no SI após validação pelo helpdesk do CICA.


* Procedimento de geração de Referencia Multibanco

1. Clicar na imagem associada ao valor (prestação de propina e seguro escolar) que pretende efetuar o pagamento.
2. Confirmar os dados apresentados e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada.
3. Clicando em "voltar à conta corrente" irá novamente encontrar a referência gerada.
4. Deverá repetir os passos anteriores para cada um dos valores a pagar (propina e seguro escolar).
5. Caso pretenda realizar o pagamento da totalidade da propina ou mais do que uma prestação, deverá selecionar o número de prestações que pretende e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada.


Cartão da U.Porto

O pedido de cartão da U.Porto (sem vertente bancária) deverá ser realizado através do SIGARRA (Opções Pessoais da página do estudante) -> Cartão U. Porto e envolve os três passos seguintes:

1. Preencher um pedido de Cartão U.PORTO (Ficha-Foto) - basta escolher o nome a gravar no cartão;
2. Quando o cartão estiver pronto para ser entregue ao estudante, o estudante receberá uma notificação no SIGARRA com essa informação.
3. Levantar o Cartão U.PORTO - no InfoDesk [Edifício A, Piso 0, Entrada da FEUP, 9:30-13:00 e 14:00-17:30] – Normalmente o cartão demora cerca de 3 semanas a ser produzido e estar disponível para entrega



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