Você está em: Início > Notícias > Festa de Natal 2016: Concerto de Natal

Festa de Natal 2016: Concerto de Natal

16 de dezembro | 21h30 | Auditório FEUP

O Comissariado Cultural da FEUP convida toda a comunidade a assistir ao Concerto de Natal da Orquestra Clássica da FEUP, que irá acontecer na próxima sexta-feira, dia 16 de dezembro, às 21h30, no Auditório da FEUP.

A primeira parte do concerto (programa abaixo) caberá ao duo constituído por Marina Pacheco (soprano) e Olga Amaro (piano), especialmente convidado para a ocasião. A direção da Orquestra Clássica da FEUP estará a cargo do seu maestro titular, José Eduardo Gomes.

O acesso é gratuito (sujeito à lotação da sala) mediante levantamento antecipado do bilhete no Infodesk/FEUP (segunda a sexta, das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30), ou no dia do espetáculo uma hora antes do seu início.

Mais informações: ccultur@fe.up.pt

I Parte

F. Poulenc  Les Chemins de l’amour
L. Delibes  Les filles de Cadix
K. Weil Youkali
C. Guastavino  Cortadera, Plumerito...
A. Piazzolla  Milonga de la Anunciacion
C. Chaplin Smile
G. Gershwin  The man I love
V. Herbert  Art is calling for me

Marina Pacheco, soprano
Olga Amaro, piano

II PARTE
W. A. Mozart  Abertura da Ópera A Flauta Mágica
J. Sibelius Finlandia, Op. 26
F. Lehár Valsa Ouro e Prata

Orquestra Clássica da FEUP
José Eduardo Gomes, direção

Marina Pacheco
Iniciou os seus estudos musicais com Pedro Telles e licenciou-se na ESMAE sob orientação de José de Oliveira Lopes. É mestre em Performance Musical pela UCP - Escola das Artes, onde estudou com António Salgado e Sofia Serra. Em 2010/2011 integrou o Vlaamse Operastudio, na Bélgica, sendo bolseira do Programa Leonardo da Vinci e da Robus Foundation.
Atualmente aperfeiçoa  os seus conhecimentos técnicos e estilísticos com o maestro Marc Tardue e o tenor Paulo Ferreira. Apresenta-se regularmente em Portugal e no estrangeiro. Interpretou protagonistas em mais de dez óperas, foi solista em diversas oratórias e integra vários projetos de música de câmara. Marina Pacheco é elemento da European Network Opera Academies – ENOA - como representante da Fundação Calouste Gulbenkian. Recebeu o 1º lugar no Prémio Jovens Músicos RTP/Antena2 – categoria de canto nível superior (Portugal, 2012), o Prémio Vladislava Starkova no Concurso Internacional de Canto Pustina (Rep. Checa, 2012), 2º, 3º prémios e Prémio Melhor Interpretação Canção Portuguesa nos 5º e 6º Concursos da Fundação Rotária Portuguesa (Portugal, 2011/2012) e o Prémio Finalista mais Jovem no Terzo Concorso Internazionale di Canto Lirico Luciano Neroni (Itália, 2009). Em 2010, lançou o disco “JoãoArroyo: obra para canto e piano” com a pianista Joana David (@Phonedition Records) e, em 2013, o disco “Canções de Lemúria” – Marina Pacheco & Olga Amaro (@Parlophone).

Olga Amaro
É uma pianista com presença regular como solista e músico de câmara, tendo realizado concertos em Portugal, Espanha, Roménia, África do Sul e Moçambique. É diplomada pela Universidade de Stellenbosch (África do Sul), onde integrou durante anos a classe da pianista Nina Schumann com quem concluiu em 2008 o grau de Mestre em Piano Performance cum laude.
Ao longo do seu percurso musical foi aluna de Eugénia Moura (Academia de Música Fernandes Fão - AMFF) e Constantin Sandu (Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo  - ESMAE), formando-se paralelamente com músicos como Helena Sá e Costa, Sequeira Costa, Vladimir Viardo, Konstantin Sherbakov, Alexei Lubimov, entre outros. Olga Amaro detém vários prémios aos níveis nacional e internacional, como o - 1º Prémio do Concurso Nacional Florinda Santos (1996, S. João da Madeira) e o 1º Prémio na Categoria de Ensemble do ATKV-Muziq Competition (2005, África do Sul). De 1997 a 2003, foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo também recebido o Prémio Lions Clube e a Bolsa de Mérito do Instituto Politécnico do Porto (2002, Porto). Em 2011, foi laureada com o Prémio de Melhor Pianista no 5º Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa. Em outubro de 2013 lança em conjunto com a soprano Marina Pacheco o disco “Canções de Lemúria”.

cartaz

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-11-29 às 00:17:15 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias