Projecto da Casa da U. Porto
Você está em: Início > Notícias > " OS DIAS DE JANUS - Perspectivas Sobre a Transição do Cinema ao Vídeo em Portugal"

Mapa das Instalações

13 a 16 de Março 2006

Os Dias de Janus é um programa de formação, de divulgação e de reflexão em torno do momento histórico do aparecimento e desenvolvimento do vídeo, em Portugal. Através de um workshop (repartido em duas sessões) e de um ciclo de projecções (ao longo de três dias), O Comissariado Cultural da FEUP pretende promover o debate sobre o tipo de relações funcionais e estéticas que o cinema, a televisão e o vídeo estabeleceram entre si, desde os finais da década de 70 (de que datam os trabalhos pioneiros da videoarte portuguesa) até meados dos anos 90, com o advento do vídeo digital e a sua democratização. Únicas excepções a este enquadramento cronológico são os filmes Ganhar a Vida, de João Canijo e As sereias, de Paulo Rocha, de 2000 e 2001 respectivamente, por se pensar que representam, com O Quarto da Vanda de Pedro Costa, a estabilização do conflito entre cinema e vídeo, no nosso pais, inaugurado pelo vídeo analógico.

Os Dias de Janus atravessa os vários territórios que interpelaram o vídeo analógico, (as artes plásticas, a dança, a televisão e o cinema), mas a análise sumária que propõe, centrar-se-á na relação entre o vídeo e o cinema, seu antecessor directo. Espera-se que este programa contribua para a verbalização de uma história múltipla, que desvela, ao mesmo tempo, a recente história tecnológica, social e política do país.

Entrada livre em todas as sessões, excepto as do workshop.

Concepção: João Sousa Cardoso
Painel Orgânico de Convidados: Regina Guimarães, Saguenail, Antonio Preto, Silvestre Pestana, Amarante Abramovici, Tiago Afonso e Manuel Santos Maia
Organização e Produção: Comissariado Cultural da FEUP

Inscrições Workshop:
Alunos FEUP – 5 euros
Docentes e Não-Docentes FEUP / Outros Alunos – 10 euros
Outros Participantes – 20 euros

Inscrições e Informações:
ccultur@fe.up.pt

Dias de Janus - o que é?
Dias de Janus - programação
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas