Horário de Verão Biblioteca
Você está em: Início > Notícias > FEUP integra projeto europeu de investigação em supercomputação

Mapa das Instalações

FEUP integra projeto europeu de investigação em supercomputação

Iniciado em setembro 2015, o projeto foi financiado pelo programa H2020 em 3 milhões de euros

O estudo e compreensão de doenças, o desenvolvimento de fármacos adaptados a cada paciente, as previsões climatéricas com maior rigor, o desenvolvimento de novos materiais, são alguns exemplos de áreas científicas muito dependentes de níveis elevados de poder computacional. As infraestruturas computacionais para o estudo destes problemas necessitam de poder de cálculo muito acima do que é disponibilizado pelos computadores que se encontram no mercado e estão normalmente localizadas num número limitado de centros de supercomputação, existentes na maioria dos países tecnologicamente desenvolvidos.

Estamos a falar de supercomputadores com elevado poder de cálculo que se espera que atinga cerca de um trilião, isto é, a unidade seguida de 18 zeros de operações por segundo, por volta de 2020, o que representa um aumento em cerca de 100x no poder de cálculo considerando o supercomputador atual mais poderoso! Tudo isto levanta, contudo, enormes desafios nomeadamente a nível da programação e também na criação de aplicações de software capazes de tirar partido desse poder de cálculo sem que isso represente aumentos significativos no consumo de energia.

Com o objetivo de lidar e propor uma nova abordagem a estes desafios surge o ANTAREX um projeto de investigação europeu no qual participa uma equipa de investigação da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP). O consórcio é liderado por investigadores do Politécnico de Milão e tem um financiamento de 3 milhões de euros ancorado no programa H2020. O projeto arrancou em setembro de 2015 e vai prolongar-se durante 3 anos. Estão envolvidos investigadores do INRIA (França) e do ETHZ de Zurique (na Suiça) e também cientistas de dois reputados centros de computação europeus: o CINECA (Itália) e o ITH4i (República Checa).

O projeto avaliará os métodos propostos com duas aplicações representativas de dois domínios de aplicação: algoritmos de simulação usados pela empresa Dompé (empresa italiana ligada à indústria farmacêutica e um dos principais fornecedores de casos de estudo nesta investigação) para desenvolver e personalizar novos fármacos; e a futura geração de algoritmos de navegação, auto-adaptáveis, em desenvolvimento pela empresa Sygic e que lidam com múltiplas fontes de informação nomeadamente no contexto de cidades inteligentes (a empresa lidera o top das apps de sistemas GPS da Apple Store). Estes casos de estudo foram selecionados por representarem tendências em futuras aplicações, pelo seu impacto directo em termos de exploração económica, e pelo impacto social relevante.

A equipa da Faculdade de Engenharia terá um papel fundamental no desenvolvimento de técnicas inovadoras para especificar estratégias focadas na aceleração da execução de aplicações, na redução do consumo de energia, contemplando optimizações do software, refinamento do mesmo, e a adaptabilidade das aplicações e das optimizações tendo por base pontos de operação e cenários de execução. O resultado final contemplará uma linguagem de programação para a especificação de estratégias e um conjunto de ferramentas software que se pretende tragam grandes benefícios em termos de produtividade e de desempenho.

Sobre o ANTAREX
ANTAREX é o acrónimo de "AutoTuning and Adaptivity appRoach for Energy efficient eXascale HPC systems". É um projeto europeu, iniciado em setembro 2015, financiado pelo programa H2020 da União Europeia em 3 milhões de euros.

A equipa do ANTAREX inclui cientistas do Politécnico de Milão (coordenador, Itália), da Faculdade de Engenharia da U.Porto (Portugal), do Inria (França), e do ETHZ de Zurique (Suiça), dois centros europeus de supercomputação: o CINECA (Itália), e o ITH4i (República Checa), e duas empresas que providenciarão os casos de estudo: Dompé (Itália), e Sygic (República Checa). O projecto é coordenado pela Prof. Cristina Silvano do Politécnico de Milão (Itália), e tem gestões técnica e de inovação asseguradas pelo Prof. João M.P. Cardoso da U.Porto (Portugal), e pelo Dr. Martin Palkovic do centro de Supercomputação IT4Innovations (República Checa), respetivamente.

http:\\www.antarex-project.eu

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-07-28 às 07:46:52