Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Acesso ao Finantial Times
Você está em: Início > Notícias > Diretor da FEUP recebe prémio internacional
Autenticação




Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Notícias

Diretor da FEUP recebe prémio internacional

Prémio foi entregue no dia 21 de abril, na Holanda

Sebastião Feyo de Azevedo, professor catedrático de engenharia química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e seu atual diretor, recebeu no dia 21 de abril, em Haia (Holanda), a "EFCE Dieter Behrens Medal". É o primeiro português e apenas a quinta personalidade premiada com o galardão máximo da Federação Europeia de Engenharia Química (EFCE), atribuído quadrienalmente em reconhecimento de uma contribuição significativa para o engrandecimento do perfil da engenharia química na Europa.

O prémio foi atribuído durante a sessão solene de abertura da "ECCE9-European Conference in Chemical Engineering", no World Forum de Haia. A Medalha Dieter Behrens foi entregue pelo Professor Richard Darton, ex-diretor do Departamento de Engenharia da Universidade de Oxford (Reino Unido) e atual presidente da EFCE, que justificou a distinção pelo papel que Sebastião Feyo de Azevedo desempenhou durante cerca de 14 anos como membro ativo, presidente comprometido (2007-2010) do Grupo de Educação em Engenharia Química. E destacou a contribuição substancial que o docente deu para a educação e qualificação em engenharia química na Europa, especialmente no âmbito da reorganização do Ensino Superior europeu subsequente à Declaração de Bolonha.

Para esta distinção terão contribuído os onze anos que Sebastião Feyo de Azevedo leva como Diretor do Departamento de Engenharia Química da FEUP (2001 - 2010) e diretor da Faculdade (2010 - presente), mas particularmente o seu trabalho como delegado Nacional ao Bologna Follow-up Group (2004-2010), como coordenador do Grupo Nacional de Peritos de Bolonha (2007-2008) e como presidente do Grupo de Trabalho da EFCE em Engenharia Química, onde foram elaboradas as recomendações da EFCE para a adaptação dos cursos de Engenharia Química aos três ciclos de Bolonha.

De acordo com Sebastião Feyo de Azevedo, a Medalha Dieter Behrens representa o reconhecimento de "uma visão pessoal articulada sobre a educação em engenharia e sobre a Europa". "Durante 10 anos explorei o conceito de desenho de cursos, ou de oferta formativa, tendo como referência a visão integrada de quadros de qualificações a nível da base (engenharia química), setorial (engenharia) e global (meta-estrutura proposta no quadro do processo de Bolonha)", explica o diretor da FEUP.

Sobre a Federação Europeia de Engenharia Química
A EFCE é uma associação de 39 sociedades nacionais existentes em 30 países europeus e tem um largo leque de atividades em educação e em investigação que envolve diretamente mais de 1000 especialistas da indústria e da academia. Portugal está representado através do Colégio de Engenharia Química da Ordem dos Engenheiros, entidade responsável pela candidatura de Sebastião Feyo de Azevedo à Medalha Dieter Behrens 2013.


Mais informações sobre o prémio e a Federação Europeia de Engenharia Química aqui.

Vídeo da entrega do prémio disponível aqui.







::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-09-25 às 23:23:28