Notícias
O papel da IA generativa na universidade
28 de maio | 13h40 às 14h00 | sala I-105 DEEC FEUP
O Plano Estratégico da Universidade do Porto para 2030, acessível aqui, preconiza, na sua Visão, um «modelo de “Universidade sem muros”, assente na emergência de espaços colaborativos (interna e externamente)». Este desígnio é assumido quer no Plano do Ação do atual Reitor da U.Porto, quer no do atual Diretor da FEUP, e inspira-se no documento “Universities without walls” da European University Association (EUA).
Como exemplo, no primeiro daqueles Planos, detalha-se que «Para ser uma “Universidade sem Muros”, a U. Porto deverá aprofundar modelos de educação aberta, trazendo para a sala de aula empresas, equipas de investigação, instituições da sociedade civil, alumni e outros agentes, tenciando a cocriação dos currículos académicos e a implementação de metodologias de ensino-aprendizagem inovadoras».
O tema da próxima sessão InSight, um espaço de discussão descontraída, partilha e tertúlia no DEEC, mas agora aberto a toda a Comunidade de Docentes/Investigadores da FEUP é: FEUP, uma Faculdade sem Muros.
Propõe-se, para início da troca de ideias, uma que contraria um muro que tem persistido em surdina: que tal tornar, por omissão, as aulas de um qualquer Docente da FEUP abertas a qualquer outro Docente da FEUP? Esta ideia não só entronca no espírito de outras defendidas no documento acima referido da EUA, como por exemplo, «Many new discoveries will happen at the interface between disciplines», ou «Universi_es are communi_es of learners, academics and professional staff with open boundaries, including alumni and a wide range of partners and citizens», como se inspira em práticas de culturas universitárias que tomamos por referência.
Será que outro “muro” prende-se com as carreiras académicas e, tal como se defende no documento da EUA, é urgente uma «reform of academic careers», por exemplo, assegurando que «Researchers with job experience outside academia must have access to university careers»?
De um modo mais geral, como vemos que o desígnio “FEUP, uma Faculdade sem Muros” poderia ser operacionalizado de forma útil e impactante, quer no patamar individual de cada Docente/Investigador da FEUP, quer no patamar institucional?
Contamos com a vossa presença no dia 28 de maio, terça-feira, das 13:40 às 14:30, na sala do DEEC I-105.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail:
noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no
site dos SICC.