PROGRAMAS DOUTORAIS
- Regime de Ingresso em Doutoramento
- Reingresso
Prazos
As matrículas e inscrições são efetuadas online e decorrerão de 8 de janeiro (início 11:00) a 20 de janeiro de 2025 (até às 17:00) (hora de Portugal Continental).
Para qualquer dúvida/problema poderá enviar um e-mail para ingresso@fe.up.pt indicando o n.º do documento de identificação (BI, CC ou passaporte) e o ciclo de estudos a que se candidatou.
Após enviar e-mail deverá aguardar respetiva resposta antes de reenviar novo e-mail.
A inscrição em ano letivo é válida com a submissão do boletim de inscrição, ficando automaticamente com o estado a frequentar, incorrendo a partir desse momento no pagamento da propina anual aplicável à respetiva inscrição, a qual pode ser paga de uma só vez, no ato de matrícula/inscrição, ou em cinco prestações mensais. Para informações sobre propinas consultar o Regulamento de Propinas da Universidade do Porto.
A inscrição em unidades curriculares ficará condicionada até ao pagamento de propinas ou apresentação de comprovativo de candidatura a bolsa.
Na inscrição apenas poderá selecionar unidades curriculares do 2º semestre do presente ano letivo.
Para os ciclos de estudos que contemplam a realização de unidades curriculares anuais, a inscrição só será possível no início do próximo ano letivo.
Caso se encontre com algum documento pendente no processo de candidatura (de acordo com e-mail enviado anteriormente de ingresso@fe.up.pt), poderá excecionalmente enviar por e-mail para ingresso@fe.up.pt, o documento definitivo com a maior brevidade possível, ou exibir o mesmo no atendimento presencial dos Serviços Académicos. Só poderá proceder à sua matrícula, até ao dia 20 de janeiro de 2025 (até às 17h) (hora de Portugal Continental), após a entrega/envio desse documento.
Se, no âmbito da sua candidatura, apresentou declaração contendo os dados de identificação, para efetuar matrícula terá de exibir nos Serviços Académicos o documento de identificação original ou, em alternativa, enviar uma cópia do mesmo para o endereço de email ingresso@fe.up.pt, até ao dia 17 de janeiro de 2025.
Informações Importantes para a sua Vida Académica na FEUP
Para os estudantes com ingresso no 2.º semestre, a inscrição deverá ter em consideração o previsto no anexo IV da Deliberação do Conselho Geral de 29 de janeiro, concluída a 5 de fevereiro de 2021, na qual foi aprovada a proposta de pagamento de propinas aplicáveis a estudantes do 3.º ciclo com ano curricular desfasado do ano letivo. De tal modo, a matrícula/inscrição corresponderá apenas ao segundo semestre, sendo o seguinte valor da propina a aplicar:
- inscrição em regime de tempo integral (inscrição até 37,5 ECTS) – propina correspondente a 50% da propina anual fixada para o respetivo ciclo de estudos;
- inscrição em regime de tempo parcial (inscrição até 18 ECTS) - propina correspondente a 35% da propina anual fixada para o respetivo ciclo de estudos.
Nos anos letivos subsequentes (a partir do 1.º semestre do calendário letivo anual da U.Porto) a renovação da inscrição decorrerá em setembro e o estudante pagará, como todos os estudantes, a totalidade da propina fixada para cada ano do ciclo de estudos.
A última inscrição do estudante corresponde apenas a um semestre, pelo que, pagará, também, nesse ano letivo 50% da propina anual.
1. Os estudantes podem optar por inscrição a tempo integral ou a tempo parcial de acordo com informação disponível na página de Matrículas/Inscrições 2024/2025.
Regulamento do Regime de Estudante a Tempo Parcial da Universidade do Porto
Regras para inscrição a tempo integral/parcial
2. Após realizar a matrícula poderá aceder à declaração multiusos assinada digitalmente, que se encontra disponível na opção "Declaração multiusos" na sua página pessoal de estudante.
Caso pretenda efetuar um pedido de certidão deverá aceder à opção "Certificados" na sua página pessoal de estudante. Para mais informações poderá consultar a página da Certificação.
3. Poderá consultar nos seguintes links informação sobre:
- Matrículas/Inscrições
- Bolsas e Incentivos
- Necessidades Educativas Especiais
- Estatutos Especiais
- Certificação
- Creditação
Estudantes abrangidos pelo estatuto de estudante internacional
Regulamento do estatuto do estudante internacional - Decreto-Lei n.º 36/2014, de 10 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 de agosto.
Regulamento de aplicação do estatuto de estudante internacional na Universidade do Porto - Regulamento n.º 664/2018, de 16 de outubro.
Os candidatos que se enquadrem no previsto nas alíneas b), c) e d) do n.º 2 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 de agosto deverão, no ato da matrícula, enviar para o endereço de email ingresso@fe.up.pt ou entregar presencialmente nos Serviços Académicos, os respetivos documentos comprovativos. Para a alínea c) e do n.º 4 do artigo 3.º do referido Decreto-Lei, os candidatos terão também de nos enviar ou entregar um documento emitido pela AIMA (antigo SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) com indicação do tipo/finalidade e tempo da sua residência legal.
Pagamento de propinas e taxas
Regulamento de Propinas da Universidade do Porto
Valores de propinas para 2024/2025
Para mais informação sobre propinas consulte o Espaço Informativo do Estudante.
A primeira prestação de propina, seguro escolar e taxa de matrícula terá de ser liquidada no ato/dia que efetuar a matrícula, através de um dos meios de pagamento à disposição (referências multibanco, MBWay ou cartão de crédito Visa ou Mastercard). Estes meios de pagamento estão disponíveis na sua conta corrente (ver "Procedimento para pagamento de débitos em falta").
No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro e na impossibilidade de utilização de um dos meios acima identificados, excecionalmente, poderá realizar uma transferência bancária, com as despesas por conta do ordenante, utilizando os dados do documento anexo. Neste caso, deverá enviar o comprovativo da transferência bancária para tesouraria@fe.up.pt, com os seguintes dados:
- nome do ordenante e nome do estudante, bem como indicação da finalidade do pagamento (propina, seguro escolar, taxa de matrícula, etc.).
Caso pretenda uma Fatura em nome de uma empresa deverá enviar um e-mail, solicitando esclarecimento sobre este assunto, para tesouraria@fe.up.pt.
Por fim, note que não é possível efetuar o pagamento de propinas, seguro escolar e taxa de matrícula (se aplicável) através de PayPal.
No caso de ser candidato a bolsa de estudos no presente ano letivo, no processo de inscrição deverá selecionar a instituição a que se candidatou. Terá um prazo de 30 dias para apresentar o comprovativo de candidatura a bolsa. Para tal, deverá aceder ao seu percurso académico e, nas opções do lado direito, selecionar "Comprovativo de pedido de bolsa de estudos" e fazer o upload do documento digitalizado.
Os estudantes abrangidos por Situações Especiais de Propinas terão de enviar, até ao final do prazo de matrículas, um e-mail para ingresso@fe.up.pt com os documentos previstos.
Como efetuar a matrícula on-line
Matrícula
1. O candidato com resultado de candidatura "Colocado" deverá enviar um e-mail, até ao dia 17 de janeiro de 2025, para inscricoes@fe.up.pt a solicitar o envio de credenciais para inscrição no ciclo de estudos/curso onde foi colocado.
No e-mail, deverá indicar o seu nome completo, número de documento de identificação e ciclo(s) de estudos a que se pretende inscrever.
2. De seguida, deverá aceder ao link "Acesso às inscrições" que se encontra no final desta notícia, ou aceder desde já a https://sigarra.up.pt/feup/pt/ins_geral.inscricao, validando-se com o login e password que recebeu no e-mail (ponto 1).
Se enviou documentos que se encontravam pendentes na candidatura, deverá aguardar resposta do ingresso@fe.up.pt a informar que já poderá aceder às inscrições.
3. Após o acesso ao módulo de inscrições em unidades curriculares, deverá selecionar o regime de frequência (integral/parcial), bem como efetuar a escolha do plano de pagamento de propinas e o n.º de prestações, e deverá responder aos inquéritos que lhe são apresentados de forma automática.
Deverá preencher os dados solicitados em cada etapa do formulário de inscrição.
Caso no plano de estudos do seu ciclo de estudos esteja prevista a inscrição em qualquer unidade curricular da Universidade do Porto, terá de selecionar na caixa de opções (lado direito do ecrã) o apontador "incluir unidade curricular", aparecendo todas as unidades curriculares da UP com vagas para inscrição. Depois de incluir a UC pretendida, na proposta de inscrição terá de selecioná-la e submeter para efetivar a inscrição. Se o Plano de Estudos contemplar a possibilidade de inscrição em mais de uma unidade curricular da Universidade do Porto, deverá repetir o procedimento.
As unidades curriculares selecionadas ficam com o estado condicionado, uma vez que não pertencem ao seu plano de estudos, ficando as mesmas sujeitas a aprovação pelo diretor do seu ciclo de estudos, bem como pelo diretor do ciclo de estudos onde as unidades curriculares escolhidas pertencem.
Caso tenha um pedido de creditação pendente de finalização, na sua proposta de inscrição deverá selecionar pelo menos uma unidade curricular das apresentadas para formalizar a sua matrícula. Após a publicação do resultado do pedido de creditação deverá, no prazo de 10 dias, proceder à regularização da sua inscrição.
4. No final, terá uma mensagem que o reencaminhará para a sua conta corrente, onde poderá efetuar o pagamento da primeira prestação de propinas, do seguro escolar e da taxa de matrícula. A primeira prestação de propinas terá de ser paga no ato/dia da inscrição, data a partir da qual acrescerá juros de mora.
5. Após conclusão do processo, deverá imprimir o boletim de inscrição, em opções do lado direito da página.
6. Na proposta de inscrição de cada estudante é apresentado um apontador em opções do lado direito da página intitulado "Alterar regime de inscrição", que permite a alteração do regime de frequência parcial/integral durante o período em que decorrem as inscrições e as alterações às inscrições do 2.º semestre.
Após alteração do regime deverá verificar a sua conta corrente.
Fotografia
O estudante deverá colocar uma fotografia na respetiva página pessoal de estudante, no Sistema de Informação da FEUP (SIGARRA), acedendo ao lápis vermelho. A fotografia só estará disponível no SIGARRA após validação. Normalmente essa validação ocorre até 24 horas após a inserção da fotografia.
Procedimento para pagamento de débitos em falta
1. Clicar na imagem associada ao valor (prestação de propina, seguro escolar ou taxa de matrícula) que pretende efetuar o pagamento.
2. Caso pretenda realizar o pagamento da totalidade da propina, ou mais do que uma prestação, deverá selecionar o número de prestações que pretende e clicar em "Efetuar Pagamento", sendo reencaminhado para o portal de pagamentos da UP.
3. No portal de pagamentos da UP deverá escolher o método de pagamento que pretende usar e proceder de acordo com as instruções do método escolhido até o pagamento ser efetuado com sucesso.