A 16ª Conferência de Investigação em Planeamento CITTA 2024 será dedicada a "Promover as Transições Urbanas". Pretende-se criar uma plataforma para investigadores, profissionais e decisores políticos de várias áreas, permitindo debates críticos sobre o futuro das áreas urbanas em tempos de crise.
Organizada e promovida pelo CITTA – Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente da Universidade do Porto, a conferência procura promover o progresso nas áreas do planeamento urbano e de transportes, governança e engenharia. Por meio de mesas-redondas, especialistas discutirão estratégias aplicáveis para orientar as transições urbanas em direção à sustentabilidade, à justiça e à prosperidade econômica. Essa interação permitirá aos participantes a absorção de informação prática, a troca de experiências e a oportunidade de fazer contatos. A exposição de painéis proporcionará visões diferentes sobre o tema da conferência.
Além das sessões de abertura e encerramento, a conferência está estruturada em quatro momentos principais:
O orador principal convidado para o evento é o professor catedrático Ali Madanipour (Universidade de Newcastle) que conduzirá uma apresentação sobre abordagens alternativas, inovadoras e compreensivas na promoção de transições urbanas.
Organização: Sofia Valente e Franklin Gaspar
Esta sessão explora como podemos promover a transição urbana rumo a uma maior resiliência climática e sustentabilidade ambiental, com especial enfoque nas soluções e estratégias existentes e possíveis para alcançarmos esses objectivos e para lidarmos com riscos emergentes ou crescentes associados às alterações climáticas. Serão discutidas estratégias inovadoras, políticas públicas eficazes, e colaborações intersetoriais que possibilitem essa transição. Neste sentido, o debate centrar-se-á no papel de diferentes tipos de soluções, nomeadamente Soluções Baseadas na Natureza (NBS), infraestruturas verdes e / ou azuis, na gestão de riscos associados ao clima e de crises climáticas. A sessão procurará promover um diálogo entre representantes das esferas académica e profissional, discutindo os seus principais desafios e conquistas na construção de ambientes urbanos mais resilientes ao clima e ambientalmente sustentáveis.
Organização: Sérgio Pedro Duarte e António Lobo
Os transportes têm o papel de garantir a mobilidade de pessoas e bens, devendo assegurar a inclusão de todos os cidadãos de forma sustentável e eficaz. Cercado de objetivos contraditórios, o desenho e gestão de redes de transporte, reveste-se de uma importância fulcral para a qualidade de vida nas cidades modernas. Num mundo cada vez mais digital, conseguirão os sistemas transportes integrados promover uma transição urbana que acompanhe as transições sociodemográficas atuais?
Organização: Vinícius Netto, Paulo Conceição, Luísa Batista e Jorge Afonso
A sessão destaca a importância da justiça socio-espacial para a sociedade e para as nossas cidades, com um foco particular no acesso à habitação e a uma vivência urbana compatível com o cumprimentos desse direito e com as legítimas expectativas dos cidadãos a esse nível. Explora as dinâmicas emergentes, causas e consequências, desafios e estratégias (presentes e futuras) para que o planeamento intervenha com sucesso nos processos de segregação urbana e consiga promover uma governança transformadora, em que boas práticas e soluções sejam equacionadas e debatidas.
Esta conferência é precedida de um outro evento: o Simpósio Prático para Alunos de Doutoramento, organizado por uma equipa de estudantes de doutoramento do CITTA e destinado a estudantes de doutoramento em planeamento ou temas associados em qualquer universidade nacional ou estrangeira. Todas as atividades do simpósio serão realizadas em inglês.