Nos próximos dias 15 e 16 de novembro, o Pavilhão do Conhecimento recebe a 11.ª Conferência de Professores EspAciais para abordar a crescente importância dos satélites e a participação de investigadores e engenheiros portugueses na sua construção. Das comunicações aos sistemas de navegação, do lixo espacial à sustentabilidade dos materiais utilizados no setor aeroespacial, muitas são as áreas associadas às constelações de satélites que vão estar em foco nesta conferência.
O dia 15 começa com intervenções da Agência Espacial Europeia (ESA) por Clara Niggebrugge, responsável pela European Space Education Resource Office (ESERO), e Sandra Benitez Herrera, Education Scientist and ESAC Communication Officer, que irá falar das novas missões da ESA sobre o Sistema Solar.
O dia prossegue com diferentes painéis de debate com especialistas portugueses que trabalham no desenvolvimento de satélites recentemente lançados ou em preparação.
No final do dia, estaremos à conversa com Pedro Camanho sobre materiais e estruturas de nova geração, por vezes bioinspirados, e a sua paixão pela fotografia subaquática. Pedro Camanho é professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e presidente do Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA) e foi recentemente distinguido com uma bolsa Advanced Grants 2023 do European Research Council (ERC).
O segundo dia, 16 de novembro, será inteiramente dedicado a workshops práticos. Estes workshops irão capacitar os professores com ferramentas e atividades voltadas para o ensino de ciências espaciais em sala de aula, oferecendo novas abordagens para inspirar e motivar os estudantes para as carreiras espaciais.
A Conferência de Professores Espaciais é uma oportunidade para educadores de todo o país ampliarem os seus conhecimentos sobre a indústria espacial e a sua aplicação em práticas pedagógicas.
Mais informações aqui