Nos sete anos (2014-2021) em que liderou o curso de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Lucas F. M. da Silva deparou-se com as dificuldades inerentes ao ensino das aulas teóricas, dada a necessidade de lecionar muita matéria no pouco tempo disponível para interagir com o professor, o que dificulta a assimilação de todos os conceitos por parte dos estudantes.
Essa constatação, aliada ao formato online democratizado por altura da pandemia por covid–19, levou a que o professor catedrático da FEUP rapidamente chegasse à ideia de que as práticas pedagógicas de futuro têm obrigatoriamente de passar por uma abordagem mais interativa e apelativa. Decidiu então lançar um conjunto de vídeos de qualidade para que os estudantes pudessem ter acesso antes e depois das aulas teóricas.
Uma equipa de investigação liderada por Lucas F. M. da Silva produziu mais de 130 vídeos, com cerca de 10 minutos cada, que abrangem toda a matéria lecionada nas suas aulas, nomeadamente ciência e engenharia dos materiais, e ligações adesivas. Os vídeos são públicos e encontram-se disponíveis na plataforma Youtube, e tanto servem para as aulas que leciona na FEUP, como para toda a comunidade internacional, tanto em contexto académico, como no setor industrial.
Para o docente, esta é uma forma inovadora de dinamizar os métodos de aprendizagem dos estudantes. “Os vídeos que produzimos são suportes didáticos para permitir ter uma aula mais interativa e mais informada. O objetivo é mesmo ter uma aula como se se tratasse de uma peça de teatro, envolvendo não apenas aprendizagem, mas também prazer”.
Para Lucas da Silva, a visualização de vídeos antes e depois das aulas tem mais-valias acrescentadas. “A visualização antes da aula permite aproveitar a aula para focar diretamente os pontos mais difíceis de assimilar e permite aos alunos esclarecer dúvidas que identificaram, estimulando uma interação mais produtiva com o professor”. “Por sua vez, a visualização depois da aula também permite consolidar os conhecimentos a um ritmo definido pelo aluno. No fim do dia, os alunos têm um conhecimento mais aprofundado da matéria que é exatamente o objetivo. Trata-se de um método de ensino disruptivo e muito inovador que aproveita as novas tecnologias para permitir uma melhor aprendizagem e mais profunda”, conclui.
O lançamento oficial dos vídeos está agendado para o dia 2 de outubro de 2024, na sala B032, das 14h30 às 16h30, na véspera da 4.ª Conferência Internacional sobre Educação Científica e Tecnológica, organizada de dois em dois anos na FEUP por Lucas F. M. da Silva.