É já no próximo dia 12 de setembro que a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai receber a conferência Mare Nostrum, num encontro que juntará especialistas com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a relevância do mar na economia de Portugal e as oportunidades que nele existem.
Inserida numa série de iniciativas associadas à Jornada do Mar, pretende debater de que forma o mar pode ser potenciado e explorado em prol de um futuro social, económica e ambientalmente próspero, Mare Nostrum vai realizar-se no Auditório José Marques dos Santos e pretende (re)pensar o mar enquanto mobilizador de oportunidades e não apenas como recurso piscatório ou substrato para as turbinas eólicas de alto mar.
Esta conferência conta com um painel de conferencistas especializados que vão debater o mar de possibilidades que este recurso natural é capaz de fornecer. A sessão de abertura estará a cargo do Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, seguindo-se a intervenção do Diretor da FEUP, Rui Calçada, do Presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros – Região Norte, Bento Aires e da Diretora-geral de Política do Mar, Marisa Isabel Lameiras da Silva.
O período da manhã será dedicado aos keynote speaker Martin Ludvigsen (Norwegian University of Science and Technology), Renato Mendes (FEUP/CoLAB +Atlantic), Aníbal Matos (FEUP/INESC TEC), Vítor Vasconcelos (CIIMAR), Luís Menezes (UA), Joaquim Góis (FEUP) e Paulo Vaz-Pires (ICBAS).
Após o almoço, é a vez de Ramalho Marreiros (Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa), Adélio Mendes (FEUP/ALiCE-LEPABE) e Ana Sutcliffe (ANI) apresentarem os seus pontos de vista, seguindo-se uma mesa redonda que incidirá sobre “Qual a rota que queremos para o nosso mar?”, com as intervenções de Celeste Varum (Galp), Bernardo Silva (FEUP/INESC TEC) e Eva Sousa (SeaMoreTech) e Rui Azevedo (Forum Oceano). A moderação ficará a cargo de Ana Sofia Guimarães (FEUP).
O Mare Nostrum contará, ainda, com um showroom da OceanScan, SeaMoreTech, CIIMAR, Inductiva e FEUP/INESC TEC.
A participação é gratuita, embora sujeita a pré-inscrição por motivos logísticos.
Consultar programa
AQUI