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Notícias

Matriculas de Programas Doutorais 2.º semestre 2022/2023

De 19 a 30 de janeiro de 2023

Prazos

As matrículas/inscrições são via WEB e decorrerão de 19 (início 14h:00) a 30 de janeiro de 2023 (16:00) hora de Portugal Continental).

Para qualquer dúvida/problema poderá enviar um e-mail para acesso.ingresso@fe.up.pt indicando o n.º do documento de identificação (BI, CC ou passaporte) da candidatura, curso a que se candidatou, regime de acesso e fase.

Após enviar email deverá aguardar respetiva resposta antes de reenviar novo email.

A inscrição em ano letivo é válida com a submissão do boletim de inscrição, ficando automaticamente com o estado a frequentar.
A inscrição em unidades curriculares ficará condicionada até ao pagamento de propinas ou apresentação de comprovativo de candidatura a bolsa.

Na inscrição apenas poderá selecionar unidades curriculares do 2º semestre do presente ano letivo.

Para os ciclos de estudos que contemplam a realização de unidades curriculares anuais, a inscrição só será possível no início do próximo ano letivo.

Caso se encontre com algum documento pendente no processo de candidatura (de acordo com e-mail enviado anteriormente de acesso.ingresso@fe.up.pt) deverá, enviar para este e-mail o documento definitivo ou poderá, excecionalmente, entregá-lo nos Serviços Académicos (consultar horário de atendimento). Só poderá proceder à sua matrícula, até ao dia 30 de janeiro às 16h:00 (hora de Portugal Continental), após a entrega/envio desse documento.

Se no âmbito da sua candidatura apresentou declaração contendo os dados de identificação, para efetuar a matrícula terá de apresentar o documento de identificação original nos Serviços Académicos até ao dia 30 de janeiro. Alternativamente, poderá enviar cópia digitalizada para o seguinte endereço de email: acesso.ingresso@fe.up.pt.

Informações Importantes para a sua Vida Académica na FEUP

Para os estudantes com ingresso no 2.º semestre, a inscrição deverá ter em consideração o previsto no anexo IV da Deliberação do Conselho Geral de 29 de janeiro, concluída a 5 de fevereiro de 2021 na qual foi aprovada a proposta de pagamento de propinas aplicáveis a estudantes do 3.º ciclo com ano curricular desfasado do ano letivo, informamos que a matricula/inscrição corresponderá apenas ao segundo semestre sendo o seguinte valor da propina a aplicar:

- inscrição em regime de tempo integral – propina correspondente a 50% da propina anual fixada para o respetivo ciclo de estudos;

- inscrição em regime de tempo parcial – inscrição até 18 ECTS  - propina correspondente a 35% da propina anual fixada para o respetivo ciclo de estudos;

Nos anos letivos subsequentes (a partir do 1º semestre do calendário letivo anual da U.Porto) a renovação da inscrição decorrerá em setembro e o estudante  pagará, como todos os estudantes, a totalidade da propina fixada para cada ano do ciclo de estudos

A última inscrição do estudante corresponde apenas a um semestre, pelo que, pagará, também, nesse ano letivo 50% da propina anual.

1. Os estudantes podem optar por inscrição a tempo integral ou a tempo parcial de acordo com informação disponível na página de Matrículas / Inscrições 2022/2023

Regulamento do Regime de Estudante a Tempo Parcial da Universidade do Porto

Regras para inscrição a tempo integral/parcial

Aos cursos de Estudos Avançados não é aplicável o Regulamento do Regime de Estudante a Tempo Parcial da Universidade do Porto.

2. Após realizar a matrícula poderá aceder à declaração multiusos assinada digitalmente, que se encontra disponível na opção "Declaração multiusos" na sua página pessoal de estudante.
Caso pretenda efetuar um pedido de certidão deverá aceder à opção "Certificados" na sua página pessoal de estudante. Para mais informações poderá consultar a página da Certificação.

3. Poderá consultar nos seguintes links informação sobre:

- Matrículas/Inscrições

- Bolsas e Incentivos

- Necessidades Educativas Especiais

- Estatutos Especiais

- Certificação

- Creditação

 

Estudantes abrangidos pelo estatuto de estudante internacional

Regulamento do estatuto do estudante internacional - Decreto-Lei n.º 36/2014 de 10 de março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 de agosto.

Regulamento de aplicação do estatuto de estudante internacional na Universidade do Porto - Regulamento n.º 664/2018, de 16 de outubro.

Os candidatos que se enquadrem no previsto na alínea c) do n.º 2 e do n.º 4 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 62/2018, de 6 de agosto deverão, no ato da matrícula, enviar documento emitido pelos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras.

 

Pagamento de propinas e taxas

Regulamento de Propinas da Universidade do Porto

Valores de propinas para 2022/2023

Para mais informação sobre propinas consulte o Espaço Informativo do Estudante.

A primeira prestação de propinas, seguro escolar e taxa de matrícula terá de ser liquidada no ato/dia que efetuar a matrícula, preferencialmente através de referências multibanco que podem ser geradas através da sua conta corrente (ver "Procedimento para geração de Referências Multibanco").

Não é possível efetuar o pagamento de propinas, seguro escolar e taxa de matrícula por PayPal.

No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, deverá realizar uma transferência bancária, com as despesas por conta do ordenante, utilizando os dados do documento anexo.
Seguidamente, deverá enviar o comprovativo da transferência bancária para tesouraria@fe.up.pt, com os seguintes dados:
nome do ordenante e nome do estudante, bem como indicação da finalidade do pagamento (propina, seguro escolar, taxa de matrícula, etc.).

No caso de ser candidato a bolsa de estudos no presente ano letivo, no processo de inscrição deverá selecionar a instituição a que se candidatou. Terá um prazo de 30 dias para apresentar o comprovativo de candidatura a bolsa. Para tal, deverá aceder ao seu percurso académico e, nas opções do lado direito, selecionar "Comprovativo de pedido de bolsa de estudos" e fazer o upload do documento digitalizado.

Caso pretenda uma Fatura em nome de uma empresa deverá enviar um e-mail para tesouraria@fe.up.pt.

Os estudantes abrangidos por Situações Especiais de Propinas terão de enviar, até ao final do prazo de matrículas, um e-mail para acesso.ingresso@fe.up.pt com os documentos previstos.

Procedimento de Matrícula - Como efetuar a matrícula on-line

Matrícula

1. O candidato com resultado de candidatura "Colocado" deverá enviar um e-mail, até ao dia 29 de janeiro, para inscricoes@fe.up.pt a solicitar o envio de credenciais para inscrição no ciclo de estudos/curso onde foi colocado.
No e-mail, deverá indicar o seu nome completo, número de documento de identificação e ciclo(s) de estudos/curso(s) a que se pretende inscrever.

2. De seguida, deverá aceder ao link "Acesso às inscrições" que se encontra no final desta notícia, validando-se com o login e password que recebeu no e-mail (ponto 1). Se enviou documentos que se encontravam pendentes na candidatura, deverá aguardar resposta do acesso.ingresso@fe.up.pt a informar que já poderá aceder ao link "Acesso às inscrições".

3. Após o acesso ao módulo de inscrições em unidades curriculares, o candidato terá de efetuar a escolha do plano de pagamento de propinas e responder aos inquéritos que lhe são apresentados de forma automática.
Deverá preencher os dados solicitados em cada etapa do formulário de inscrição.

Caso esteja previsto no plano de estudos do seu ciclo de estudos/curso a inscrição em qualquer unidade curricular da Universidade do Porto, terá de selecionar na caixa de opções (lado direito do ecrã) o apontador "incluir unidade curricular", aparecendo todas as unidades curriculares da UP com vagas para inscrição. Depois de incluir a UC pretendida, na proposta de inscrição terá de selecioná-la e submeter para efetivar a inscrição. Se o Plano de Estudos contemplar a possibilidade de inscrição em mais de uma unidade curricular da Universidade do Porto, deverá repetir o procedimento.
As unidades curriculares selecionadas ficam com o estado condicionado, uma vez que não pertencem ao seu plano de estudos, ficando as mesmas sujeitas a aprovação pelo diretor do seu ciclo de estudos, bem como, pelo diretor do ciclo de estudos onde as unidades curriculares escolhidas pertencem.

Caso tenha um pedido de creditação pendente de finalização, na sua proposta de inscrição deverá selecionar pelo menos uma unidade curricular das apresentadas para formalizar a sua matrícula. Após a publicação do resultado do pedido de creditação deverá, no prazo de 10 dias, proceder à regularização da sua inscrição.

4. No final, terá uma mensagem que o reencaminhará para a sua conta corrente onde poderá gerar as referências multibanco*. A primeira prestação de propinas terá de ser paga no ato/dia da matrícula, data a partir da qual acrescerá juros de mora.

5. Após conclusão do processo, deverá imprimir o boletim de inscrição, em opções do lado direito da página.

6. Na proposta de inscrição de cada estudante é apresentado um apontador em opções do lado direito da página intitulado "Alterar regime de inscrição", que permite a alteração do regime (não aplicável a Cursos de Estudos Avançados) durante o período em que decorrem as inscrições e as alterações às inscrições do 2.º semestre.
Após alteração do regime deverá verificar a sua conta corrente.


Fotografia
O estudante na sua página no SIGARRA deverá colocar uma fotografia acedendo ao lápis vermelho. A fotografia só estará disponível no SI após validação pelos serviços da FEUP. Normalmente essa validação ocorre até 24 horas após a inserção da fotografia no SIGARRA.


* Procedimento para geração de Referências Multibanco

1. Clicar na imagem MB associada ao valor (prestação de propina, seguro escolar, taxa de matrícula) que pretende pagar. 
2. Confirmar os dados apresentados e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada. 
3. Clicando em "voltar à conta corrente" irá novamente encontrar a referência gerada. 
4. Deverá repetir os passos anteriores para cada um dos valores a pagar (propina, seguro escolar e taxa de matrícula se aplicável). 
5. Caso pretenda realizar o pagamento da totalidade da propina ou mais do que uma prestação, deverá selecionar o número de prestações que pretende e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada. 


Cartão da U.Porto 
O pedido de cartão da U.Porto deverá ser realizado através do SIGARRA (Opções Pessoais da página do estudante) -> Cartão U. Porto e envolve os seguintes passos:

  1. Ter fotografia disponível no SIGARRA.
  2. Preencher um pedido de Cartão U.PORTO (Ficha-Foto) - basta escolher o nome a gravar no cartão.
  3. Quando o cartão estiver pronto para ser entregue ao estudante, o estudante receberá uma notificação no SIGARRA com essa informação.
  4. Levantar o Cartão U.PORTO - no InfoDesk [Edifício A, Piso 0, Entrada da FEUP, 9:30-13:00 e 14:00-17:30] – Normalmente o cartão demora cerca de 4 semanas a ser produzido e estar disponível para entrega.

 

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