Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Clube de Leitura || Carlos Fiolhais visita Rómulo de Carvalho

Notícias

Clube de Leitura || Carlos Fiolhais visita Rómulo de Carvalho

23 de novembro | das 13h00 às 14h00 | Sala dos Atos FEUP

imagem

No próximo dia 23 de novembro, das 13h00 às 14h00, decorrerá mais uma edição do Clube de Leitura da FEUP. A sessão será conduzida por Carlos Fiolhais, Professor Catedrático (aposentado) da Universidade de Coimbra que “visitará” a obra de Rómulo de Carvalho. A moderação estará a cargo de Rui Calçada, Professor Catedrático e Diretor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Esta edição do Clube de Leitura terá lugar na Sala de Atos do Edifício A.

Carlos Fiolhais

Nascido em Lisboa em 1956, é Professor Catedrático de Física (aposentado) na Universidade de Coimbra, após se ter doutorado em Frankfurt/Main, Alemanha, fundou o Centro de Física Computacional daquela Universidade, onde instalou o maior computador português. Criou e dirigiu o Centro Ciência Viva Rómulo de Carvalho em Coimbra. Foi Diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Dirigiu a revista Gazeta de Física da Sociedade Portuguesa de Física. É autor de numerosos artigos científicos (um dos quais com mais de 23000 citações, o artigo mais citado de um autor numa instituição nacional), pedagógicos e de divulgação. Publicou mais de 60 livros, entre os quais Física Divertida, Nova Física Divertida, Inimigos da Ciência (Gradiva), História da Ciência em Portugal (Arranha-Céus); Ciência em Portugal (Fundação Francisco Manuel dos Santos); Ciência a Brincar (Bizâncio); manuais escolares (Texto Editores e Gulbenkian). Foi cronista dos jornais Público, Sol, I e Correio da Manhã. Dirigiu os programas de Conhecimento da Fundação Francisco Manuel dos Santos e dirige a coleção Ciência Aberta da Gradiva. Ganhou, entre outros, os prémios: União Latina de tradução científica, Globo de Ouro em Ciência da SIC, Inovação do Fórum III Milénio, Rómulo de Carvalho da Universidade de Évora e a Ordem do Infante D. Henrique.

Rómulo de Carvalho

Lisboa (24/11/1906 a 19/02/1997)

Poeta, autor dramático, cientista e historiador, licenciado em Ciências Físico-Químicas pela Universidade do Porto, foi professor, divulgador científico e investigador da história das ciências. Aos cinquenta anos de idade, começa a publicar literatura, sob o pseudónimo de António Gedeão. Os seus poemas de linguagem simples, emotivos e de inteligente sensibilidade com valores humanistas alcançaram grande popularidade. 

Convidamos toda a comunidade a enveredar pelo Mundo da Ciência e dos Livros, selecionados por Carlos Fiolhais. A entrada na sessão é livre.

Para mais informações, contacte agora@fe.up.pt.


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: 
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2023 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2023-01-27 às 01:49:13 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias