Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Clube de Leitura FEUP || Vamos a Livros: Centenário do nascimento de José Saramago

Notícias

Clube de Leitura FEUP || Vamos a Livros: Centenário do nascimento de José Saramago

Centenário do nascimento de José Saramago

O “Vamos a Livros “da Biblioteca da FEUP celebra o centenário do nascimento de José Saramago reunindo algumas das obras mais emblemáticas do seu percurso literário.

José Saramago, nasceu em 16 de novembro de 1922, na Azinhaga do Ribatejo, Santarém. Além de escritor foi serralheiro mecânico e tradutor. Autor de mais de 40 títulos e uma obra literária traduzida em mais de trinta línguas, José Saramago recebeu o Prémio Camões em 1995 e o Prémio Nobel da Literatura em 1998.

As obras literárias de José Saramago são realistas, apresentam uma temática social, crítica, política e religiosa, elementos do realismo fantástico e a defesa do protagonismo humano como solução para os problemas sociais. A principal característica do escritor é a intertextualidade, principalmente em relação a autores portugueses clássicos, como Camões. José Saramago construiu uma obra incontornável na literatura portuguesa e universal, com títulos que vão de Memorial do Convento a Caim, passando por O Ano da Morte de Ricardo Reis, O Evangelho segundo Jesus Cristo, Ensaio sobre a Cegueira, Todos os Nomes ou A Viagem do Elefante, obras traduzidas em todo o mundo.

Durante o mês de novembro poderá conhecer ou reler e requisitar algumas das obras mais emblemáticas do Nobel da Literatura no Piso 0 da Biblioteca da FEUP.

 Boas leituras!

Para mais informações contacte: agora@fe.up.pt.


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: 
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-12-02 às 20:09:32 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias