Você está em: Início > Notícias > Ciclo Nadir Afonso | Arte como emanação da Natureza e da Matemática

Ciclo Nadir Afonso | Arte como emanação da Natureza e da Matemática

10 de setembro | 18h00 | Casa de Mateus

imagem

Para Nadir Afonso, ‘é a proporção matemática que dá beleza à obra de arte’. Ao longo da sua longa e prolífica carreira enquanto pintor e arquiteto, muitas foram as formas que essa ligação à matemática encontrou para se expressar. Instrumento para, nas palavras do próprio, ‘elevar os valores da intuição ao raciocínio’, a Matemática impõe-se através da geometria, das formas complexas que invoca, ‘através da repetição, decomposição e multiplicação da forma elementar’, mas também através da arte cinética e, sobretudo, de um entendimento global das ‘leis’ que regem uma e outra.

Aníbal Ferreira, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador no INESC-TEC, vai estar à conversa com Elfrida Ralha, professora da Universidade do Minho e estudiosa da obra de José Anastácio da Cunha, e João Cabeleira, arquiteto e professor na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, no Ciclo Nadir Afonso, que se realiza no dia 10 de setembro, pelas 18h, na Fundação da Casa de Mateus.

“Nadir afirmou que «a harmonia da obra de arte é redigida pelas mesmas leis da Natureza», e também que a «a arte tem leis, são leis matemáticas, são leis de exatidão». Nesta comunicação, propomos uma breve perspetiva ilustrada sobre ligações entre Natureza, Matemática e Beleza, a fim de destacar a mestria e sensibilidade científica de Nadir em intuí-las e projetá-las na sua arte singular”, avança o professor.

O Ciclo Nadir Afonso toma como objeto de partida a exposição Movimento Perpétuo | Tapeçarias e Serigrafias de Nadir Afonso, que pode ser vista na Fundação da Casa de Mateus entre 30 de julho e 30 de setembro de 2022. Neste programa, as duas Fundações juntam as suas vocações territoriais, patrimoniais e de difusão da arte contemporânea para nos dar o prazer de ver  e pensar Nadir Afonso – multiplicado, desde logo, nas magníficas tapeçarias que desenhou para a Fábrica de Tapeçarias de Portalegre e nas mais de três dezenas de serigrafias expostas, mas também na integralidade e profundidade do seu pensamento estético e da sua relação com outras artes, ciências e formas de conhecimento.

Mais informações aqui

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-12-01 às 09:53:46 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias