Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Deloitte homenageia Professor Emérito do Departamento de Engenharia Informática da FEUP com lançamento de Prémio

Notícias

Deloitte homenageia Professor Emérito do Departamento de Engenharia Informática da FEUP com lançamento de Prémio

Até dia 16 de agosto, estão abertas as candidaturas ao prémio

imagem



A Deloitte acaba de formalizar uma parceria com a Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) através do lançamento do Prémio Prof. Doutor Raul Vidal como reconhecimento de todo o trabalho ao serviço da FEUP na área da engenharia informática, “que se tem traduzido na projeção da faculdade a nível nacional e internacional e na qualidade dos seus estudantes para o mercado de trabalho”.

“Perpetuar este reconhecimento através da atribuição deste prémio será uma forma de continuar a transmitir valores tão significantes e diferenciadores que tão bem caracterizam os valores preconizados pelo Departamento de Engenharia Informática e para os quais o Professor Raul Vidal tanto tem ativamente contribuído”, afirma a multinacional em comunicado. “A sua visão estratégica e empreendedora, tal como o seu nível de exigência, competência, rigor e capacidade de integração e de relacionamento, aliados ao seu lado mais humano e social, dão ao Professor Doutor Raul Vidal um estatuto merecedor deste prémio”.

Até dia 16 de agosto, estão abertas as candidaturas ao prémio anual de 3 mil euros que pretende distinguir um recém-graduado dos cursos de Mestrado em Engenharia Informática e Computação (M.EIC) e Mestrado em Engenharia de Software (MESW), cuja classificação de conclusão de curso e da Dissertação de Mestrado não sejam inferiores a 14 e a 17 valores, respetivamente. Um outro fator diferenciador será a qualidade e inovação dos trabalhos realizados no âmbito da Engenharia de Software e ainda o envolvimento em projetos e atividades de caráter social e solidário apresentados pelos candidatos.

Consultar Regulamento e apresentar Candidatura AQUI.


Nota Biográfica
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP em 1972, Raul Moreira Vidal prosseguiu os estudos em Inglaterra, onde concluiu o Mestrado (1974) e mais tarde o Doutoramento (1978), ambos na UMIST, em Manchester. Os seus interesses profissionais iniciaram-se na área de sistemas digitais e computadores, direcionando-se depois para a área da qualidade de software, melhoria de processos de software, fatores humanos em engenharia de software, empreendedorismo e inovação, sendo nestas áreas que focou as suas atividades de I&D, desenvolvidas na FEUP e no INESC TEC.

Iniciou a sua atividade docente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (1972-1977) e teve uma passagem relevante também pela Universidade do Minho (1978-1982), iniciando a sua carreira na FEUP em 1982. Em 1986 coordenou e foi um dos principais dinamizadores do processo de criação do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores (MEEC) e, em 1994, coautor do processo de criação da Licenciatura em Engenharia Informática e Computação (LEIC), posteriormente transformado em Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (MIEIC), que dirigiu, de 2001 a 2008.

Foi diretor do Departamento de Engenharia Informática entre março de 2008 até à data da Jubilação, ocorrida em junho de 2017, e membro eleito do Conselho Geral da Universidade do Porto desde julho de 2013. Em 2009 foi cofundador da Strongstep, spin-off da Faculdade de Engenharia na área da melhoria de processos e da qualidade de software. É membro Sénior do IEEE, Membro do Software Engineering Institute (SEI) da Universidade de Carnegie-Mellon e Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros (Colégio de Engenharia Informática). Foi também, desde julho de 2014, membro do Conselho Científico da Faculdade de Engenharia do Porto e desde 2016 até à atualidade, Coordenador das Relações com os Alumni FEUP. Atualmente é também Membro do Conselho Superior do ProChild Colab.
Destaque ainda para vários reconhecimentos obtidos ao longo do seu percurso, nomeadamente o ‘IEEE Third Millenium Award’ (2000) e a distinção ‘Personalidade do Ano em Engenharia de Software’ (2016), pelo grande impulso dado ao setor das TIC e mesmo à economia nacional.


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-08-16 às 01:28:19 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias