Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FEUP
Hoje é domingoBandeira a meia haste - A FEUP encontra-se de luto
Você está em: Início > Notícias > Morreu Fernando Lobo Pereira, professor da FEUP e coordenador do ARISE

Notícias

Morreu Fernando Lobo Pereira, professor da FEUP e coordenador do ARISE

Destacou-se em projetos de investigação internacionais nos domínios do controlo, otimização dinâmica, sistemas autónomos e aplicações de robótica móvel

imagem

Fernando Lobo Pereira, Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), faleceu no passado dia 17 de junho. Tinha 65 anos.

Doutorado em Teoria de Controlo pelo Imperial College of Science and Technology, Universidade de Londres (1986), Fernando Lobo Pereira prosseguiu a sua carreira universitária na FEUP, como professor do DEEC e investigador do Instituto de Sistemas e Robótica, polo do Porto e integrando o SYSTEC – Centro de Investigação em Sistemas e Tecnologias (antigo Instituto de Sistemas e Robótica – Porto), de que foi diretor desde a fundação. Atualmente, desempenhava ainda as funções de coordenador do novo Laboratório Associado ARISE (Produção Avançada e Sistemas Inteligentes) e de coordenador da área disciplinar de Sistemas e Controlo do DEEC.

Os seus interesses de investigação centraram-se nos domínios do controlo, otimização dinâmica, sistemas impulsivos, coordenação e controlo de sistemas dinâmicos múltiplos, sistemas autónomos, bem como aplicações de controlo em robótica móvel, potência e sistemas de fabrico.

Fernando Lobo Pereira participou ainda em cerca de 50 projetos de I&D financiados pela FCT e outras agências portuguesas de financiamento, União Europeia e NATO, que abordavam uma vasta gama de questões em matéria de decisão e controlo, desde teorias de controlo ótimo, sistemas híbridos e controlo coordenado até à conceção e desenvolvimento de sistemas de controlo avançados autónomos e coordenados para veículos robóticos não tripulados e sistemas de fabrico.

É autor de um livro e de mais de 400 publicações em revistas internacionais, conferências e capítulos de livros altamente conceituados e revistos por pares. Participou em vários conselhos editoriais de revistas internacionais, assim como em comités de programas de conferências internacionais.
Como perito, foi avaliador de propostas de projetos de I&D e coordenador de projetos para programas de investigação quer da União Europeia, quer em cooperação internacional, bem como avaliador de bolsas individuais de doutoramento e pós-doutoramento submetidas à FCT.


Um “inconformista por natureza”

Numa nota de pesar publicada em reação à morte de Fernando Lobo Pereira, a Sociedade Portuguesa de Robótica lamenta o desaparecimento do “eminente investigador de Controlo e Robótica, fundador do ISR nacional de que era agora Diretor, bem como do atual Laboratório Associado ARISE”.
“Inconformista por natureza, tinha uma noção clara do mérito científico e lutava pelo reconhecimento desse mérito. Pessoa de imensa simpatia e generosidade, deixa um enorme legado científico e um exemplo de vida dedicada à causa académica. A comunidade nacional de Robótica sofreu uma enorme perda”, lê-se no mesmo comunicado.

A nível internacional, destaque para uma mensagem do Institute for System Dynamics and Control Theory of Siberian Branch of Russian Academy of Sciences (IDSTU SB RAS) que lamenta a morte do Prof. Fernando Lobo Pereira e agradece os 20 anos de colaboração com o Instituto, que marcaram definitivamente 3 gerações de cientistas: "He was an exceptional person, an outstanding specialist, a generous friend and a wise mentor. (...) He remained an active collaborator and good friend to three generations of Russian mathematicians and control engineers for over 20 years. We believe that a piece of his heart has always remained here, on the shores of Lake Baikal". 

 


::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-06-26 às 20:33:58 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias