A próxima sessão dos Seminários de Engenharia e Políticas Públicas acontece no dia 16 de maio, às 18 horas, na Sala B032 da FEUP.
Todas as segundas-feiras, pelas 18 horas, entre maio e julho, estes seminários têm como objetivo dar a conhecer e discutir temas que dizem respeito a todos, e que interessa conhecer nas suas diversas facetas e sob diferentes perspetivas. Temas que são complexos, por natureza, que atravessam fronteiras disciplinares, e em que a Engenharia e a sua interação com processos de decisão e de desenho de políticas públicas assumem um papel central.
Falaremos da descarbonização dos edifícios e de uma necessária transição energética. Da transformação digital nos serviços, mas também do futuro da ferrovia e da exploração do lítio. Discutiremos a segurança informática e a necessidade da proteção do conhecimento. Naturalmente, falaremos também da água e da forma como a viticultura se prepara para as alterações climáticas. Conversaremos sobre a gestão da floresta e sobre a gestão de sistemas de saúde. Olharemos para o futuro, através de um exercício de prospetiva e de possíveis cenários de desenvolvimento para o País. Temas muito variados que serão tratados com o rigor e a competência que nos caracterizam, em sessões que, sendo dedicadas a especialistas de diversas áreas, não deixarão de ser interessantes e úteis a um público mais alargado.
A temática da próxima sessão é “Mineração do Lítio”, contando com os oradores Amílcar Soares, Isabel Dias e José Torres Costa com moderação de João Santos Baptista, Diretor do Departamento de Engenharia de Minas da FEUP.
Mais informações em www.fe.up.pt/engenhariapoliticaspublicas