Formação da Biblioteca para o segundo semestre
Você está em: Início > Notícias > FEUP lança o Mestrado em Projeto, Construção e Gestão Sustentáveis do Ambiente Construído

Candidaturas decorrem até dia 19 de maio

imagem

É o primeiro Mestrado Erasmus Mundus coordenado pela Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e resulta de um consórcio entre a Universidade do Porto, a Technische Hochschule Mittelhessen (THM, Alemanha) e a Universidad de Cantabria (UC, Espanha). Aulas arrancam no próximo ano letivo de 2022/2023. Há 15 bolsas no valor de 1400 euros/mês para atribuir.

O Mestrado em Projeto, Construção e Gestão Sustentáveis do Ambiente Construído (MBUILD) procura responder a dificuldades identificadas por empresas europeias no setor da indústria da construção na implementação de projetos com soluções sustentáveis de alto nível, sobretudo quando aplicadas a países em desenvolvimento. O programa procura, assim, dotar os estudantes de um conhecimento alargado das mais recentes e relevantes preocupações de modo a contribuir para operações de construção mais sustentáveis.

Os conhecimentos e competências adquiridas no MBUILD aplicam-se às etapas de projeto, construção e gestão do processo construtivo, vindo colmatar o as dificuldades na implementação de novas tecnologias e métodos de trabalho mais integrados, com particular foco nos países em desenvolvimento, introduzindo uma maior preocupação pela sustentabilidade na atividade da Indústria da Construção.

“O MBUILD catalisa os mais de 25 anos em que os parceiros neste projeto colaboraram entre si nas áreas académicas e de investigação, procurando oferecer o que – em cada um – são as suas capacidades mais desenvolvidas, dentro de um contexto de contacto com diferentes realidades sociais, culturais e profissionais”, afirma Jorge Moreira da Costa, professor da FEUP e coordenador deste projeto na U.Porto. “Essa experiência mostrou a importância do conhecimento direto das enormes semelhanças e partilha de valores que existem, mesmo entre povos aparentemente tão distantes, e da sua contribuição para uma EU e um mundo mais justos e com melhor futuro”.

A mobilidade exigida pelo MBUILD será uma experiência determinante numa indústria cada vez mais internacional, tanto ao nível dos recursos humanos como das tecnologias disponíveis. O contacto com diferentes ambientes sociais, académicos e empresariais e a interação com colegas e professores de origens variadas dotará os estudantes de altas competências de trabalho e de gestão multi-cultural.

As candidaturas decorrem até dia 19 de maio.

+ info: www.mbuild.eu

Sobre os Mestrados Conjuntos Erasmus Mundus
Os Mestrados Conjuntos Erasmus Mundus são programas de estudos integrados a nível de mestrado, concebidos e ministrados por uma parceria internacional de instituições de ensino superior de diferentes países em todo o mundo. O Erasmus+ financia bolsas de estudo para que os estudantes possam participar nestes programas. Os próprios programas de mestrado oferecem estas bolsas aos estudantes mais bem classificados em todo o mundo, em fases de candidaturas anuais. As bolsas de estudo da UE cobrem os custos da participação de um estudante no programa, viagens e ajudas de custo. Estudantes aos quais seja atribuída bolsa estão isentos do pagamento de outros custos, nomeadamente propinas e seguro. A candidatura não tem qualquer custo associado.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-05-16 às 11:06:03 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais