Formação Online da Biblioteca novembro a janeiro
Você está em: Início > Notícias > Estudante da FEUP premiada em conferência internacional sobre ensino de engenharia

Projeto de mapeamento das preferências dos estudantes de gestão industrial europeus conquistou o 2.º lugar no Best Paper Award da Conferência PAEE/ALE'2021.

imagem

Maria Serôdio, estudante do 5.º ano do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), foi distinguida com o 2.º lugar no Best Paper Award da International Conference on Active Learning in Engineering Education – PAEE/ALE 2021, que decorreu recentemente, na cidade de Braga.

Intitulado “Preferred Roles of Industrial Engineering and Management Students – An exploratory European analysis”, o projeto agora premiado resultou de uma pole de 177 estudantes de seis universidades europeias: Porto, Lisboa, Liège, Eindhoven, Boğaziçi e São Petersburgo.

Desenvolvida em parceria com a European Students of Industrial Engineering and Management (ESTIEM) e o Professional Roles Model for Future Engineers (PREFER Project), entidades que promovem projetos de estudantes ligados à área da gestão industrial, a investigação premiada partiu de duas grandes premissas: aferir qual a preferência entre os diferentes papéis de um engenheiro dos estudantes de engenharia e gestão industrial em contexto europeu e ainda avaliar o tipo de relação entre o seu contexto académico, profissional e as suas preferências.

Pretendeu-se deste modo obter um mapeamento de preferências dos estudantes de gestão industrial de várias universidades europeias atendendo aos papéis desempenhados pelos engenheiros e as possíveis influências do currículo da Universidade e dos percursos profissionais mais comuns.

As conclusões do trabalho indicam que a região sul da Europa (Porto e Lisboa) é a que tem os estudantes mais distribuídos em termos das suas preferências (entre foco operacional, nos clientes ou em inovação de produto); já a região Este (Turquia e São Petersburgo) tem uma menor preferência pelos papéis ligados ao foco operacional quando comparado com a eficiência.

Foram também apuradas conclusões para cada universidade: por exemplo, Universidades mais técnicas com cadeiras focadas em engenharia e indústria, como a de Eindhoven nos Países Baixos, tinham maior foco em inovação e excelência operacional.

De acordo com Maria Serôdio, este Best Paper Award constitui “um grande reconhecimento para a equipa internacional que esteve envolvida no projeto e um incentivo a continuar a explorar o mundo da investigação ligada ao ensino de engenharia”.

Além de Maria Serôdio, da Faculdade de Engenharia (em representação da U.Porto), a equipa contou também com os contributos de Viktoria Heyen da Universidade de Groningen, Ece Özdağ da Universidade de Boğaziçi, Ricardo Eleutério de Oliveira da Universidade de Lisboa e pela responsável pelo PREFER Project e estudante de PhD na Universidade KU Leuven, Sofie Craps.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.

Copyright 1996-2021 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-12-02 às 19:16:52 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais