Você está em: Início > Notícias > U.Porto debateu o ensino online em contexto de pandemia

U.Porto debateu o ensino online em contexto de pandemia

Evento organizado pelo BEST Porto debateu as vantagens e desvantagens do regime online de ensino aplicado na U.Porto em contexto pandémico.

imagem

“Será o Blended Learning o Futuro do Ensino Universitário?” Foi esse o mote do Local Event on Education 2021 (LEoE’21), organizado pelo BEST (Board of European Students of Technology), que juntou a Faculdade de Engenharia (FEUP), a Faculdade de Ciências (FCUP) e a Unidade de Inovação Pedagógica e Tecnologias Educativas da Reitoria da U.Porto (UIPTE) para debater os pontos positivos e negativos do regime online de ensino aplicado pela instituição em contexto pandémico.

A organização do evento, que decorreu em maio de 2021 em formato online, divulga agora as conclusões num relatório que aborda o impacto do confinamento nacional nos processos de ensino e de aprendizagem e nos métodos de avaliação, obrigando as universidades a ajustarem-se à nova realidade através da alteração dos moldes da ação pedagógica tradicionais.

O Ensino Emergencial Remoto aplicado pela Universidade do Porto nos meses mais afetados pela pandemia trouxe consigo vantagens, com características que o tornaram mais eficaz no processo de aprendizagem dos estudantes.

A possibilidade de revisão posterior das aulas lecionadas permitiu uma melhoria na metodologia de estudo, dando margem temporal para que os estudantes pudessem aprofundar os conteúdos. Simultaneamente, as unidades curriculares que envolvem desenho foram beneficiadas, devido a um melhor acompanhamento das demonstrações implicadas no processo de ensino, desta vez partilhadas em conjunto e de igual modo com todos os estudantes.

Mas há também lugar para desvantagens no regime online. Entre elas incluem-se a dificuldade de discernir entre o tempo pessoal e o de trabalho por parte dos docentes e dos estudantes, o desrespeito por parte dos estudantes do tempo pessoal dos docentes e a falta de convívio entre pares.

“Estes aspetos demonstraram ser prejudiciais para a saúde mental de estudantes e docentes, resultando em stress, frustração, nervosismo, desmotivação e de isolamento social.”, esclarece o relatório do LEoE’21.

Ensino "misto" pode ter "repercussões positivas no desempenho académico"

A aplicação de um modelo de ensino que alterne entre os regimes online e presencial – o Blended Learning – surge assim como resposta, constituindo-se como uma alternativa consistente ao ensino tradicional, estritamente presencial. “Este facto baseia-se num maior grau de satisfação por parte dos estudantes, associado, entre outros aspetos, a uma melhor gestão do tempo pessoal dos mesmos, com repercussões positivas no seu desempenho académico”, lê-se no relatório.

Segundo Tiago Paralta, responsável pela organização do evento e estudante de Ciência de Computadores na FCUP, “o evento superou as expectativas, sendo possível compreender pela voz dos estudantes, dos docentes e da Reitoria como viveram o período de adaptação ao novo modelo de ensino, que surgiu de uma necessidade”.

“Os dados que conseguimos recolher poderão ser muito importantes para fazer um balanço do que correu bem e do que poderá ser melhorado no futuro”, acrescenta o responsável.

O debate contou com a presença, entre os convidados, de Margarida Amaral, representante da UIPTE, de Bárbara Rangel e Alfredo Soeiro, professores da FEUP, de Carlos Alves, membro da Associações de Estudantes da FEUP, e de José Damásio, membro da Associação de Estudantes da FCUP.

Faculdade de Engenharia, Faculdade de Ciências e a Unidade de Inovação Pedagógica e Tecnologias Educativas da Reitoria da U.Porto integraram o debate nos dias 7 e 8 de maio de 2021.

O Local Event on Education (LEoE) é um evento anual sobre Educação que tem como objetivo proporcionar aos estudantes a partilha das suas perspetivas sobre a educação a nível local.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-18 às 09:55:06 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias