Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Formação Online da Biblioteca novembro a janeiro
Você está em: Início > Notícias > Sociedade Portuguesa de Materiais premeia alumnus da FEUP

Notícias

Sociedade Portuguesa de Materiais premeia alumnus da FEUP

O Prémio Ordem dos Engenheiros 2021 distinguiu a Investigação desenvolvida por Duarte Maciel no domínio dos processos de fabrico aditivo de metal, em colaboração com o INEGI.

imagem

Duarte Maciel, antigo estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), foi distinguido, no passado dia 3 de novembro (Dia Mundial dos Materiais), com o Prémio Ordem dos Engenheiros, atribuído anualmente pela Sociedade Portuguesa de Materiais aos autores de teses de mestrado no domínio da Ciência e Engenharia de Materiais que se destaquem pelo seu carácter prático, por via do desenvolvimento de um material/produto/tecnologia com aplicação industrial.

A dissertação premiada foi realizada em parceria com o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), e focou-se em processos de fabrico aditivo de metal, comummente apelidado de impressão 3D.

O incentivo dado pelo seu orientador na FEUP, o docente Abílio de Jesus, do Departamento de Engenharia Mecânica, e a aquisição de uma máquina DED (Directed Energy Deposition) por parte do INEGI, praticamente única em Portugal, foram alguns dos motivos que levaram o antigo estudante a aprofundar este tipo de processos “inovadores e pouco convencionais, mas cada vez mais utilizados”.

O fabrico aditivo ultrapassou já o seu objetivo inicial de construção de protótipos para o desenvolvimento de produto, possibilitando a produção de peças totalmente funcionais, com geometrias complexas, para muitas indústrias exigentes que requerem investigação extensiva na caracterização do material e do seu processo de produção.

“A fadiga é um dos tipos de falha mecânica mais comuns, uma vez que os componentes mecânicos são sujeitos a cargas e deformações cíclicas durante a sua vida útil. Quis estudar o comportamento à fadiga da superliga de níquel, Inconel 625 – uma liga que apresenta elevada resistência à corrosão e resistência mecânica a altas temperaturas – produzida por DED”, avança Duarte Maciel.

Para isso, o jovem investigador recorreu à parametrização do processo produtivo, à caracterização do material depositado, à reabilitação de uma máquina eletromecânica de flexão em três pontos do Laboratório de Ensaios Tecnológicos (LET) da FEUP e à construção de um sistema de amarras para realização de ensaios de fadiga – utilizando provetes miniaturizados para reduzir custos – e de tração com recurso à correlação digital de imagem.

Atualmente a trabalhar num setor distinto da sua linha de investigação, como Mechanical Designer pela Engenhotec na Bosch Thermotechnology em Aveiro, o alumnus da FEUP confessa que, no futuro, gostaria de voltar a lidar com estes temas do seu interesse.

“Sempre me interessei pela indústria e em Portugal, infelizmente, existem poucas opções de trabalho na área do fabrico aditivo de metais a não ser através da investigação. O importante é que o curso da Faculdade de Engenharia permite saídas para muitas áreas diferentes e toda a gente acaba por encontrar algo de que verdadeiramente gosta.”, conclui Duarte.

Com um valor pecuniário de 500 euros, o Prémio Ordem dos Engenheiros foi entregue num evento que contou com a participação do Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, e do Diretor Geral da Energia e Geologia, João Bernardo.

Sobre a Sociedade Portuguesa de Materiais

A Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM) é uma associação científica e técnica, sem fins lucrativos, que tem por objetivo congregar todas as pessoas, singulares e coletivas, interessadas em promover o desenvolvimento, o progresso e a divulgação da Ciência e Tecnologia de Materiais.

É no quadro desta missão que a SPM distingue, anualmente as melhores teses sobre Ciência e Engenharia de Materiais de estudantes finalistas do 2.º ciclo de cursos das áreas de Ciências e Engenharia, incluindo os Institutos Politécnicos.

Para além do Prémio Ordem dos Engenheiros, a edição deste ano dos prémios da SPM – referentes aos anos letivos 2019/2020 e 2020/2021 – incluiu ainda a atribuição do Prémio Sociedade Portuguesa de Materiais, assim como de várias menções honrosas a dissertações de mestrado a concurso.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-12-02 às 20:04:48 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais