Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
Clube de Leitura  Vamos a Livros
Você está em: Início > Notícias > Investigadores da U.Porto dominam prémios do RECPAD 2021

Notícias

Investigadores da U.Porto dominam prémios do RECPAD 2021

Investigadores do INESC TEC, FCUP e FEUP conquistaram os prémios de melhor apresentação oral e melhor poster na conferência nacional de Reconhecimento de Padrões - RECPAD 2021.

imagem

Os investigadores Miguel Martins e Wilson Silva, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e da Faculdade de Ciências (FCUP) e da Faculdade Engenharia (FEUP) da Universidade do Porto, respetivamente, foram os galardoados da edição de 2021 da RECPAD 21, a Conferência anual da Associação Portuguesa de Reconhecimento de Padrões (APRP).

Miguel Martins, que é estudante do doutoramento em Informática da FCUP,  conquistou o prémio de melhor apresentação oral com um trabalho que representa um passo crucial para uma mais fácil identificação de patologias através do som do ritmo cardíaco. 

“A nossa investigação centra-se numa modelação estatística de conhecimento médico das propriedades do ciclo cardíaco, o qual se repete de forma síncrona e cíclica ao longo do tempo. Usando este modelo a priori, conseguimos combinar esta estratégia clássica com um modelo neuronal que classifique os sons observados dada a estrutura temporal que definimos: a isto chamamos um modelo híbrido”, explica o também investigador do INESC TEC. 

“Demonstramos que este modelo híbrido não só é mais capaz do que um modelo “puramente neuronal”, mas também requer menos recursos computacionais. Isto é essencial, sendo que uma das maiores aplicabilidades deste sistema está no diagnóstico automático/assistido em zonas desprivilegiadas, onde há limites operacionais e financeiros”, acrescenta Miguel Martins. 

Já Wilson Silva, conquistou o prémio de melhor poster na conferência com o trabalho “Complementary and case-based explanations for clinical decision support”.

“Neste trabalho, investigamos estratégias para produzir decisões e explicações complementares (verbais e visuais), ou apenas visuais (baseadas em casos), no contexto de diversas aplicações clínicas, nomeadamente, avaliação estética de tratamentos de cancro da mama, deteção de melanoma em imagens dermoscópicas, e deteção de pleural effusion em imagens de raio-X torácico”, explica o investigador do INESC TEC e professor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP.

“Particularmente, na apresentação de explicações baseadas em casos na deteção de pleural effusion, o nosso método provou ser melhor que o anterior estado da arte em image retrieval, aproximando-se consideravelmente da seleção e ordenação de casos feita por um experiente radiologista certificado”, remata.

Sobre o RECPAD

O RECPAD é uma conferência nacional, organizada pela Associação Portuguesa de Reconhecimento de Padrões, que pretende promover a colaboração entre a comunidade científica Portuguesa nas áreas de Reconhecimento de Padrões, Análise e Processamento de Imagem, Computação e áreas relacionadas.

edição deste ano teve lugar na Universidade de Évora no passado dia 5 de novembro.


:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-12-02 às 19:41:58 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais