Você está em: Início > Notícias > FEUP inaugura Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM)

FEUP inaugura Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM)

19 de Novembro | 14h30 | Sala de Atos

imagem

Com uma comunidade internacional a crescer e uma estimativa de 10 mil estudantes de grau em 2026, a Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) vai inaugurar no próximo dia 19 de novembro, às 14h30, o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM).

“A aposta na internacionalização da FEUP e da U. Porto só pode acontecer de forma sustentada, com veículos de apoio aos estudantes internacionais. A nossa comunidade é cada vez mais multicultural e é preciso acompanhar essa nova realidade e dotar a faculdade de ferramentas que permitam ir de encontro a essas expectativas”, admitem Ana Carvalho e Ana Paupério, responsáveis do projecto iPoint, uma estrutura que apoia, acolhe e orienta os estudantes estrangeiros desde 2020 na FEUP.

Nasceu assim a proposta de cooperação entre a FEUP e o Alto Comissariado para as Migrações, através da adesão à Rede CLAIM (Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes), cuja assinatura de protocolo vai contar com a intervenção da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira.

O que é um CLAIM?
Os CLAIM têm como missão ir além da informação, apoiando em todo o processo do acolhimento e integração dos migrantes, articulando com as diversas estruturas locais, e promovendo a interculturalidade a nível local. Estes serviços do ACM prestam apoio e informação geral em diversas áreas, tais como, regularização, nacionalidade, reagrupamento familiar, habitação, retorno voluntário, trabalho, saúde, educação, entre outras questões do quotidiano. A Rede CLAIM, conta também com Gabinetes de Apoio especializado, que intervêm em diferentes áreas especializadas, por forma a complementar e solidificar o seu processo de integração.

Atualmente existem 137 CLAIM, resultantes de parcerias estabelecidas através de Protocolo de Cooperação com Autarquias, o Governo Regional da Madeira, entidades da Sociedade Civil e estabelecimentos de Ensino Superior, distribuídos de norte a sul do país e ilhas. Colaboram também com a Rede CLAIM, entidades da Sociedade Civil que desenvolvem trabalho na área das migrações, tendo a FEUP considerado uma mais-valia associar-se a esta Rede.

Programa:

14.30 - Assinatura do Protocolo de Cooperação

. Intervenção do Diretor da FEUP, Professor João Falcão e Cunha

. Intervenção da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Dra. Cláudia Pereira

15.00 Inauguração do CLAIM

. Descerramento da Placa do CLAIM FEUP e visita às novas instalações

15.30 Porto D'honra

. Momento Cultural - Poesia com Nome Próprio

Declamação do poema "Imigrante", da autoria de Lorenzo Fernandes, Estudante Internacional da FEUP

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Copyright 1996-2023 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2023-02-03 às 22:58:18 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias