Clube de Leitura  Vamos a Livros
Você está em: Início > Notícias > Transição de estudantes de Mestrados Integrados - Informações gerais

Transição de estudantes de Mestrados Integrados - Informações gerais

Processo de transição dos estudantes de Mestrados Integrados para os novos ciclos de estudos

Enquadramento da transição

O Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, determina no artigo 6.º a adequação dos ciclos de estudos integrados a novos ciclos de estudos de Licenciatura e de Mestrado.
Em 2021/22 os ciclos de estudos integrados deixam de poder admitir novos estudantes.

A transição dos estudantes dos anteriores mestrados integrados é por isso necessária.
Nesta página encontram-se informações várias sobre este processo.

Conceitos

Conceito de Estudante de Transição:

O estudante de transição é o estudante de mestrado integrado que transita e se inscreve nos novos cursos de licenciatura e/ou mestrado que lhe sucedem. Deixa de ser estudante de transição aquele que, mesmo dentro do período de transição, interrompa os seus estudos.

Conceito de período de transição:

O período de transição corresponde ao intervalo de tempo durante o qual o estudante de transição mantém os seus direitos de estudante de Mestrado Integrado. De acordo com o Art.º 6.º do Decreto-Lei 65/2018, decorre entre os anos letivos 2021/2022 e 2025/2026 inclusive.

Em que difere o Estudante de Transição dos restantes Estudantes?

- O Estudante de Transição beneficia de valor de propina igual ao aplicável à licenciatura, independentemente de se encontrar inscrito em um ou nos dois novos ciclos de estudos (Licenciatura e Mestrado) sucessores do Mestrado Integrado.

- O Estudante de Transição tem direito a ingressar no novo mestrado sucessor do Mestrado Integrado sem ser sujeito a um processo de candidatura.

Guia Passo a Passo do Processo de Transição dos Mestrados Integrados Para os Novos Ciclos de Estudos

Como consultar no SIGARRA informação sobre o meu processo de transição

Se tem dúvidas sobre o funcionamento do processo de ensino e aprendizagem, poderá consultar a lista de perguntas frequentes.

Copyright 1996-2021 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-10-23 às 19:32:19 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais