Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
IEEE Authorship and Open Access Symposium
Você está em: Início > Notícias > FEUP desenvolve estudo sobre a atenção audiovisual dos espectadores

Notícias

FEUP desenvolve estudo sobre a atenção audiovisual dos espectadores

Projeto recorreu à aplicação de tecnologia de localização da íris para desenvolver novas estratégias de sound design.

imagem

Identificar e estudar os fatores que contribuem para a atenção audiovisual dos espectadores. É este o propósito da atividade desenvolvida por três investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), no âmbito do projeto CHIC – Cooperative Holistic View on Internet and Content, um consórcio a nível nacional entre várias entidades ligadas à área dos media e da tecnologia.

Em parceria com o Centro de Computação Gráfica, através dos investigadores Emanuel Sousa e Frederico Pereira, e o INESC TEC, Inês SalselasRui Penha e Gilberto Bernardes recorreram à aplicação de uma tecnologia de localização da íris com o intuito de identificar pontos de interesse em representações visuais animadas e com múltiplas e diferentes condições de áudio, potenciando o desenvolvimento de novas estratégias de sound design.

“A questão que se colocou no decorrer da investigação prende-se com a cross-perception, influências e vieses na perceção audiovisual e na forma como a atenção é formadora da consciência humana”, avança Inês Salselas, antiga docente e investigadora da FEUP, instituição onde também concluiu a licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

Foi neste contexto de narrativas não lineares e audiovisuais que decorreu um estudo experimental que pudesse influenciar a atenção dos espectadores e amplificar a projeção e visibilidade de eventos audiovisuais.

Através da criação de novas abordagens de interação, como sincronismo de som e imagem, o projeto utilizou o áudio como âncora para afinar o foco visual de atenção do utilizador, algo que se torna difícil em ambientes com vídeos 360º e realidade virtual.

Os resultados do estudo, que originou um artigo científico publicado na revista Personal and Ubiquitous Computing, têm impacto direto no desenvolvimento de plataformas imersivas e, consequentemente, sobre estratégias a usar no sound design.

O objetivo é “conduzir, intencionalmente e de uma forma subliminar, um espectador para uma determinada narrativa, num ambiente não linear e imersivo”, como propõe Gilberto Bernardes, professor no Departamento de Engenharia Informática e doutorado em Media Digitais pela FEUP.

Dos desafios colocados pela equipa de investigadores ressalta uma verdade clara: a importância da coerência entre modalidades sensoriais e a correspondência emocional, aspetos estes críticos na implementação de estratégias bem-sucedidas de sound design.



:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-09-24 às 11:36:20 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais