Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
IEEE Authorship and Open Access Symposium
Você está em: Início > Notícias > Melhor tese de mestrado em inovação e empreendedorismo é da FEUP

Notícias

Melhor tese de mestrado em inovação e empreendedorismo é da FEUP

O desenho de modelos de negócio inovadores foi o tema central da investigação levada a cabo por João Campos no decorrer do mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico.

imagem

É na categoria de inovação e empreendedorismo que João Campos, antigo estudante da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), vê a sua investigação sobre inovação em modelos de negócio ser reconhecida a nível internacional.

Entregue na International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour 2022, decorrida no passado mês de junho em Aveiro, o prémio “Best MSc Thesis in Innovation & Entrepreneurship” distinguiu a tese desenvolvida pelo investigador no âmbito do seu mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico pela FEUP.

A investigação vencedora, elaborada pelo também antigo estudante da licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial da FEUP, retrata um estudo longitudinal, de 2010 a 2020, sobre o modo como se desenham modelos de negócio inovadores, analisando três empresas de renome de diferentes dimensões, setores de atividade e em distintos estágios de maturidade.

Logoplaste, Silampos e PPL foram as escolhidas para o estudo, que concluiu que a inovação começa na identificação de uma necessidade de mercado, seguindo-se a construção de uma arquitetura consistente baseada numa proposta de valor diferenciadora.

“A esperança média de vida dos negócios tem vindo a reduzir de forma acentuada graças à entrada de novos players com modelos inovadores. Procurei descobrir como se desenham esses mesmos modelos, uma vez que são eles que transformam as dinâmicas do mercado.”, avança o investigador, que conta já com dez anos de experiência profissional em engenharia industrial, melhoria contínua e gestão de operações.

O estudo premiado, que decorreu ao longo de dez anos, coincidiu com períodos de crise económica: em 2010 com as dívidas soberanas europeias e em 2020 com as restrições económicas impostas pela pandemia. Tal facto permitiu visualizar no tempo certos fatores e constatar que “para as empresas sobreviverem num mercado mais competitivo, terão que se tornar agentes de mudança, ao invés de simplesmente se adaptarem.”, como explica João Campos.

Com um prémio na bagagem e ferramentas de gestão, empreendedorismo e inovação adquiridas durante a sua formação académica na FEUP, o alumnus apresenta-se ao mercado com a sua empresa de consultoria em sustentabilidade, a HUMB Consulting, focada em ajudar as empresas a liderarem numa nova economia verde e circular, onde é determinante investir nos pilares social e ambiental do negócio para alavancar o retorno económico.

Organizada pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCA) da Universidade de Aveiro, a International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour 2022 reconheceu as melhores teses de mestrado e artigos nas áreas do marketing, tecnologia, inovação, empreendedorismo, comportamento do consumidor, estratégia, finanças e turismo.



:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-09-24 às 11:48:00 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais