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Notícias

Inscrições em Ano Letivo 2021/2022

Inscrições em Ano Letivo de 10 a 20 de Setembro - PROLONGADO ATÉ 22 DE SETEMBRO


- LICENCIATURA EM ENGENHARIA DE MINAS E GEO-AMBIENTE
MESTRADOS INDEPENDENTES
PROGRAMAS DOUTORAIS
ESTUDOS AVANÇADOS

Este prazo não se aplica aos estudantes que transitam dos Mestrados Integrados para os novos Ciclos de Estudos (Novas Licenciatura e Novos Mestrados), que resultaram da adequação dos Mestrados Integrados. Brevemente serão divulgados os prazos e procedimento para a renovação da inscrição.

A inscrição em ano letivo é válida com a submissão do boletim de inscrição, ficando automaticamente com o estado a frequentar.

A inscrição nas turmas não substitui a inscrição nas unidades curriculares.

Prazos

As inscrições são via WEB e decorrerão de 10 a 20 de setembro de 2021 - PROLONGADO ATÉ 22 DE SETEMBRO.

Para qualquer dúvida/problema deverá preferencialmente enviar e-mail para acesso.ingresso@fe.up.pt indicando o n.º de estudante ou contactar os Serviços Académicos da FEUP.

As inscrições realizadas fora deste prazo estão sujeitas ao pagamento de um emolumento de prática de atos fora de prazo, de acordo com a Tabela de Emolumentos da UP:

- De 23 a 29 de setembro: 22,00¤
- De 30 de setembro a 7 de outubro: 55,00¤

O pagamento do emolumento relativo à prática de atos fora de prazo poderá ser efetuado através de referências multibanco, que podem ser geradas na sua conta corrente de estudante, ou na Tesouraria da FEUP. Após a regularização do emolumento, poderá aceder ao sistema e inscrever-se em unidades curriculares.

A alteração da inscrição em unidades curriculares (anulação e/ou inscrição) poderá ser efetuada dentro dos seguintes prazos:

- Alterações a unidades curriculares do 1º semestre, do 2º semestre e anuais: de 21 de setembro a 30 de outubro de 2021.
- Alterações a unidades curriculares do 2º semestre: de 21 de fevereiro a 23 de março de 2022.

Os estudantes de Programas Doutorais que se matricularam entre janeiro e junho deverão consultar o seguinte procedimento.

Informações importantes para a sua vida académica na FEUP

1. Os estudantes que realizem exames na época especial para conclusão do ciclo de estudos ou na época especial destinada a portadores de estatutos especiais dispõem de 10 dias úteis, contados a partir da data do lançamento da última classificação, para regularizarem/ajustarem a inscrição em unidades curriculares.

2. Os estudantes só poderão inscrever-se em unidades curriculares de um determinado ano curricular após a inscrição obrigatória a todas as unidades curriculares de anos curriculares anteriores.

3. Os estudantes que optem pelo regime:

- a tempo integral podem inscrever-se, na Universidade do Porto, no máximo a 75 ECTS num ano letivo, com um máximo de 42 ECTS por semestre (ver Regulamento "Número máximo de créditos a que cada estudante se pode inscrever em cada ano e semestre letivos").
No ano de conclusão, o limite anual pode ir até 81 créditos ECTS e o limite semestral pode ir até 48 créditos ECTS nos casos em que, com a aprovação nesse limite, os estudantes possam concluir o ciclo de estudos.
Na FEUP, os estudantes poderão ainda inscrever-se a unidades curriculares até ao limite de 81 ECTS em inscrição em mais de um ciclo de estudos/formação contínua (não podendo ultrapassar o limite de 75 ECTS no seu ciclo de estudos da FEUP, exceto se estiver em conclusão).

- a tempo parcial - as inscrições em regime de tempo parcial poderão verificar-se de acordo com o indicado na seguinte tabela:

Número de créditos ECTS de inscrição a tempo parcial
-Até 18 créditos ECTS
-Entre 19 e 37,5 créditos ECTS
-Entre 38 e 40,5 créditos ECTS *
-Inscrição exclusiva em componentes não curriculares - trabalho de investigação e de elaboração da dissertação, tese, estágio ou projeto e respetivos relatórios

* Apenas para os estudantes que, tendo cumprido todas as inscrições necessárias à duração do ciclo de estudos, o possam concluir no ano/semestre correspondente a estes limites, conforme aprovado em reunião do Conselho de Diretores de 6 de novembro de 2017.


Regulamento do Regime de Estudante a Tempo Parcial da Universidade do Porto


Regras para inscrição a tempo integral/parcial

Nota: Os créditos ECTS estabelecidos para a inscrição nas formações em línguas não são contabilizados para estes limites.

No caso das unidades curriculares relativas ao trabalho de investigação e de elaboração da dissertação, tese, estágio ou projeto e respetivos relatórios em que o número de ECTS é superior ao limite estipulado, este limite poderá ser ultrapassado, contando, no entanto, para efeitos de tempo mínimo para entrega de dissertação, tese, estágio ou projeto e respetivo relatório o correspondente a duas inscrições em tempo parcial por cada ano curricular.

Durante o período de inscrição (até 20 de setembro) e de alterações às inscrições do 1.º semestre, os estudantes podem efetuar a alteração do regime de tempo integral para o regime de tempo parcial, ou vice-versa, de acordo com a informação constante nesta notícia, no ponto 8 do Procedimento de Inscrição.
Os trabalhadores-estudantes poderão ainda requerer a mudança do regime de tempo integral para tempo parcial no início do segundo semestre.

Aos cursos de Estudos Avançados não é aplicável o Regulamento do Regime de Estudante a Tempo Parcial da Universidade do Porto.

4. Os estudantes de mestrados para se inscreverem à Dissertação, no inicío do ano letivo, terão que dispor de créditos ECTS suficientes para nesse ano letivo se inscreverem à totalidade das unidades curriculres que têm pendentes para concluir o ciclo de estudos.
Para poderem aceder aos exames finais da época especial de conclusão de ciclo de estudos, os estudantes além de terem que estar inscritos nas respetivas unidades curriculares, têm de cumprir as restantes condições estabelecidas.

5. Os estudantes de mobilidade OUT não poderão inscrever-se às unidades curriculares da FEUP indicadas no seu compromisso de reconhecimento académico, nem às unidades curriculares do semestre em que se encontram em mobilidade.
Note-se, no entanto, que se mantém igualmente nestes casos o limite de ECTS indicado no ponto 3. 

6. Poderá consultar nos seguintes links informação sobre:

- Matrículas/Inscrições

- Bolsas e Incentivos

- Necessidades Educativas Especiais

- Estatutos Especiais

- Certificação - Inclui informação sobre Declaração SUB23

- Creditação

 

Procedimento de Inscrição - Como efetuar a inscrição on-line

1. Para efetuar a inscrição via Web deverá validar-se no SIGARRA com o seu login e password.

2. De seguida, deverá aceder ao link "Acesso às inscrições" que se encontra no final desta notícia.

3. Após o acesso ao módulo de inscrições, deverá responder aos inquéritos que lhe são apresentados de forma automática. Só após ter respondido aos inquéritos é que pode efetuar a inscrição, devendo preencher os dados solicitados em cada etapa do formulário de inscrição.

4. Selecione o regime de frequência (integral/parcial) e o n.º de prestações do plano de pagamento de propinas.

5. Selecione as unidades curriculares pretendidas.
Caso esteja previsto no plano de estudos do seu ciclo de estudos/curso a inscrição em qualquer unidade curricular da Universidade do Porto, terá de selecionar na caixa de opções (lado direito do ecrã) o apontador "incluir unidade curricular", aparecendo todas as unidades curriculares da UP com vagas para inscrição. Depois de incluir a UC pretendida, terá de selecioná-la na proposta de inscrição e submeter para efetivar a inscrição. Se o Plano de Estudos contemplar a possibilidade de inscrição em mais de uma unidade curricular da Universidade do Porto, deverá repetir o procedimento.

6. No final irá aparecer o plano de pagamento de propinas que lhe é aplicável. Terá de aceder à sua conta corrente para efetuar o pagamento das propinas e do seguro escolar.

7. Após conclusão do processo, deverá imprimir o boletim de inscrição, em opções do lado direito da página.

8. Na proposta de inscrição é apresentado um apontador nas opções do lado direito da página intitulado "Alterar regime de inscrição", que permite a alteração do regime (não aplicável a Cursos de Estudos Avançados) durante o período em que decorrem as inscrições e as alterações às inscrições do 1.º semestre.
Após alteração do regime deverá verificar a sua conta corrente.

Pagamento de Propinas

Regulamento de Propinas da Universidade do Porto

Consultar valores para 2021/2022

Para mais informação sobre propinas consulte o Espaço Informativo do Estudante.

A primeira prestação de propinas e o seguro escolar terá de ser liquidada no ato/dia que efetuar a inscrição, preferencialmente através de referências multibanco que podem ser geradas através da sua conta corrente (ver "Procedimento para geração de Referências Multibanco"), ou na Tesouraria da FEUP.
Não é possível efetuar o pagamento de propinas por PayPal.

No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, deverá realizar uma transferência bancária, com as despesas por conta do ordenante, utilizando os dados do documento anexo.

Seguidamente, deverá enviar o comprovativo da transferência bancária para tesouraria@fe.up.pt, com os seguintes dados:
- nome do ordenante e nome do estudante, bem como indicação da finalidade do pagamento (propina, seguro escolar, etc.).

Caso pretenda uma Fatura em nome de uma empresa deverá enviar um e-mail para tesouraria@fe.up.pt.

No caso de ser candidato a bolsa de estudos no presente ano letivo, deverá no processo de inscrição selecionar a instituição a que se candidatou. Terá um prazo de 30 dias para apresentar o comprovativo de candidatura a bolsa (os candidatos a bolsa SASUP estão dispensados de apresentação deste comprovativo). Para tal, deverá aceder ao seu percurso académico e, nas opções do lado direito, selecionar "Comprovativo de pedido de bolsa de estudos" e fazer o upload do documento digitalizado.

Os estudantes abrangidos por Situações Especiais de Propinas terão de entregar nos Serviços Académicos os documentos previstos, até ao final do prazo de inscrições.

 
Procedimento para geração de Referências Multibanco

1. Clicar na imagem MB associada ao valor (prestação de propina ou seguro escolar) que pretende efetuar o pagamento.
2. Confirmar os dados apresentados e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada.
3. Clicando em "voltar à conta corrente" irá novamente encontrar a referência gerada.
4. Deverá repetir os passos anteriores para cada um dos valores a pagar (prestação de propina ou seguro escolar).
5. Caso pretenda realizar o pagamento da totalidade da propina ou mais do que uma prestação, deverá selecionar o número de prestações que pretende e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada.


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